02-O Batismo nas Águas

Escrito em 02/03/2021
Edimilson B.da Conceição

O batismo nas águas não é um ritual religioso e sim uma experiência espiritual. Sem ele, você não entrará na plenitude da bênção de Deus e seu crescimento espiritual será comprometido. Para que você compreenda o poder do batismo nas águas, desejo esclarecer duas perguntas básicas:

1) Qual o real significado do batismo?

2) O que o batismo fará por você?

1º - QUAL O REAL SIGNIFICADO DO BATISMO NAS ÁGUAS?

Jesus disse: “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado”. Marcos 16.16  Nesse versículo Jesus enfatiza o crer por duas vezes: “quem crer” e “não crer”. Ao crer no Senhor Jesus você não será condenado. Tal condenação refere-se ao inferno eterno, onde serão lançados o diabo e seus demônios e, infelizmente, todos aqueles que não creram em Jesus. Se basta crer, para não ser condenado, porque é necessário se batizar nas águas? O batismo nas águas salva você desse mundo perverso e da opressão do diabo.

PASSAGEM PELO MAR VERMELHO.

O exemplo bíblico, que mais lhe ajudará a entender o real significado do batismo nas águas, está na passagem do Mar Vermelho pelo povo de Israel. “Tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés.” I Coríntios 10.2 

Nesse texto, o mar citado é o Mar Vermelho, que o povo de Israel cruzou. Este mar é uma figura de batismo nas águas. O povo de Deus – Israel – foi escravizado no Egito por 430 anos. Deus enviou um homem chamado Moisés para anunciar a libertação. Após nove pragas liberadas sobre a terra do Egito, a décima foi definitiva para a libertação do povo.

No que consistia a décima praga? Deus mandou cada família matar um cordeiro e aplicar o sangue do mesmo no batente superior e lateral da porta de sua casa (formando uma figura da cruz) para que a família fosse salva da morte.

A praga consistia em um anjo da morte passando à meia-noite por toda a terra do Egito e matando o primogênito de cada família. Todavia, se ele visse o sangue na entrada da casa não poderia ferir ninguém, aquela família estaria salva e o sangue inocente do cordeiro os livraria da morte. Tudo isto é uma figura da cruz de Cristo. Jesus é o cordeiro de Deus e seu sangue foi aplicado sobre nós e nossa casa, no exato momento em que cremos n’Ele.

Por crermos, somos livres da condenação eterna, como disse Jesus; “quem crer, não será condenado”. Valorize e reverencie o precioso sangue de Cristo, pois foi o preço pago por Deus pela nossa salvação eterna. Repita: “Obrigado Deus pelo sangue de Jesus”.

Continuando com a ilustração bíblica. O Egito é uma figura do mundo e Faraó seu governador uma figura de Satanás que atua como o “deus deste século”. O apóstolo Paulo afirmou: “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus”. (2 Co 4:4) Satanás é um “deus deste século”, assim como Faraó era do Egito.

Agora, imagine comigo, se um israelita passasse o sangue do cordeiro na porta de sua casa, porém, por algum apego a casa ou prazeres daquele mundo, decidisse continuar morando no Egito, o que aconteceria? Mesmo salvo da morte, ele permaneceria debaixo do governo opressor de Faraó, ele e sua família, mesmo salvos, em certa proporção, sofreriam opressões malignas. A única maneira de ser completamente salvo, livre, é sair definitivamente do Egito. Foi exatamente isto o que aconteceu com o povo de Israel, quando cruzou o Mar Vermelho. Foi através destas águas que todo o exército de Faraó pereceu e o povo entrou em um novo tempo em sua história. O cruzar o Mar Vermelho tem o sentido espiritual do batismo nas águas.

O apóstolo João disse: “sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está debaixo do poder do Maligno”. I João 5:19 – versão NTLH  O mundo todo está debaixo do poder do Maligno, todo o sistema social, econômico, político e educacional estão debaixo de influência do diabo. O mundo é seu inimigo, ele é contrário aos valores de Deus. Logo, precisamos ser livres dele e, isto ocorre, quando nos batizamos nas águas em nome do Pai, Filho e Espírito Santo.

2º O BATISMO É UMA IDENTIFICAÇÃO COM CRISTO.

Em romanos 6:3 está escrito: “Ou, porventura, ignorais que todos nós fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?

E, ainda em Colossenses 2:12 diz: “Tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos”.

O batismo nas águas tem um enorme significado espiritual, ele envolve uma identificação, no espírito, com a morte e a ressurreição de Cristo. Quando Jesus morreu na cruz, você morreu com Ele. Quando Jesus ressuscitou da morte, você ressuscitou com Ele.

Estas duas experiências lhe conferem uma nova vida com Cristo. Deus te insere tanto na morte quanto na ressurreição de Cristo. Seu velho homem morre e ressuscita em um novo homem com natureza divina. Agora, liberto do império das trevas, da condenação eterna e do medo da morte, você tem a vida eterna (a vida de Jesus) habitando em você e assim, se torna filho amado de Deus.

Em Romanos 6:4 está escrito: “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos em novidade de vida.

Tal novidade de vida tem origem na recriação do seu espírito, é o novo nascimento, é a regeneração espiritual, o maior milagre de Deus em sua vida, para um novo estilo de vida. Não deixe de se batizar. Sua caminhada espiritual depende totalmente desta experiência.

VOCÊ DECIDIU PELO BATISMO?

(     ) Sim    ou    (     ) Não?

Obs.: Se sua resposta foi SIM, a data do seu batismo será: __/__/____ (pergunte para o seu anjo da guarda), já solicite a ele a “Ficha de Membro” para ser preenchida o quanto antes e, se for menor de idade, a “Ficha de Autorização dos Responsáveis”.

MEMORIZANDO – na vida do novo convertido

  • Instrução: - responda numa folha em branco e entregue pro teu anjo da guarda.

1. Qual é a única maneira de não sermos condenados?

2. Qual foi o preço que Deus pagou pelas nossas vidas?

3. Qual o significado espiritual do batismo nas águas?

4. Comente sobre a sua decisão no final desta lição.