Dicas para ter sucesso com as Casas de Paz

Escrito em 19/02/2024
Edimilson B.da Conceição

O sucesso da Casa de Paz começa no planejamento e termina na consolidação de cada pessoa alcançada. Se você observar cada dica aqui apresentada, não só abrirá sua Casa de Paz, como transformará esta casa em uma célula frutífera que lhe dará certamente muitos discípulos:

  1. Faça uma lista de pessoas que você vai procurar para propor que abram suas casas a fim de que suas famílias sejam abençoadas com paz. Ore por elas junto com sua célula e faça contato o mais rápido possível. Seja ousado. As pessoas estão carentes de Deus, até mesmo aquelas que não demonstram isso.
  2. Quando for fazer a primeira reunião na casa de alguém que se abriu, afirme que o propósito ali é orar por milagres e estabelecer os princípios de Deus. Unja as portas da casa e explique que aquilo é um sinal de consagração daquele ambiente a Cristo.
  3. É muito importante que os “semeadores da paz” não se contentem em evangelizar apenas uma pessoa. Na primeira reunião mesmo, aproveitando que o tema é a história de Cornélio, incentive o anfitrião a convidar para a semana seguinte seus amigos e familiares. Mas não deixe por conta dele. Pegue o telefone de algumas pessoas do seu relacionamento mais próximo e ligue durante a semana, falando em nome dele e fazendo o convite. Também, pergunte quem são os vizinhos que ele conhece e saia após a primeira reunião com ele para bater à porta dessas pessoas e convidá-las para a semana seguinte. Aos que aceitarem o convite, telefone durante a semana para lembrar e passe em suas casas antes da próxima reunião.
  4. Prepare-se para cada reunião, orando e estudando bastante a palavra que será ministrada. É importante que a ministração esteja dentro de você e não apenas no papel. Um pregador que apenas lê o que está escrito não conquista crédito com seus ouvintes. Portanto, dedique-se a estudar antes de cada encontro.

Chegou a hora de ir

“Foi me dado toda a autoridade no céu e na terra. Ide, pois, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo;” Lc 10:17

Chegou o tempo de ir! Esse será um tempo de intenso trabalho e muita alegria. A partir deste tempo, o objetivo de cada equipe é encontrar pessoas que estejam dispostas a abrir suas casas pra receber Jesus.

A primeira reunião na “Casa de Paz” é fundamental. O tema que será ministrado é baseado na experiência de Cornélio, que antes de receber Pedro e o evangelho em sua casa, convidou seus amigos e familiares para serem abençoados também. Assim, o propósito do primeiro dia é convencer aquele “filho da paz” que abriu a porta de seu lar a envolver seus parentes, amigos e vizinhos. Aliás, após compartilhar a palavra e ungir aquela casa como um ato profético de que a partir daí ela é um território de Jesus, o líder mensageiro deverá encorajar o anfitrião a sair com ele a fim de convidar para a semana seguinte os vizinhos mais próximos, especialmente aqueles que mantém algum nível de relacionamento com o dono da casa. Esta pessoa também deve ser incentivada a, durante a semana chamar outros do seu círculo de relacionamentos para a próxima ministração.

Outro grande objetivo a partir da segunda reunião “Casa de Paz” é convencer aquela família a acompanhar o líder a um dos cultos da igreja nos dias que se seguirem.  Assim essas pessoas receberão oração direta dos pastores tendo contato com um ambiente ungido e estimulante da igreja e o próprio rebanho pode ter uma noção dos resultados de seu esforço de evangelismo, pois a cada semana muitas pessoas novas estarão nos cultos consagrando seus lares a Cristo.   

Depois da reunião de implantação da “Casa de Paz”, nas próximas quatro semanas um processo de evangelismo e consolidação se desenvolverá naquele lar através de uma reunião semanal. É muito importante que tudo isso seja regado com muita oração, que os ceifeiros se preparem para cada encontro estudando bem as ministrações, que transmitam a palavra com convicção e entusiasmo e que separem sempre um tempo para orar pelas necessidades daqueles que estão aliançados na “Casa de Paz”, curando os enfermos e decretando os milagres que eles precisam.

A reunião na Casa de Paz deve ser intensa e objetiva como uma reunião de célula, durando não mais que uma hora.  O ideal é envolver toda a célula de onde saiu o mensageiro e a rede de discipulado em jejum e oração, nessa missão evangelística que durará 35 dias.

Durante o tempo desse esforço evangelístico, não nos preocuparemos com alguns princípios da visão em células ou a necessidade dos que estiverem a frente da “Casa de Paz”, fazerem ou estarem fazendo o Curso Conexão Inteligente, etc. No término do processo teremos uma noção clara de quantas “Casa de Paz” se tornarão uma célula, daí os mensageiros responsáveis por essa “casa de paz”, mediante o crivo do seu líder e do discipulador da equipe, poderão ter sua liderança confirmada para darem continuidade ao processo de "Comunhão", agora não mais como Casa de Paz, mas sim como uma nova célula, que é um dos grande objetivos do projeto. Certamente o Senhor vai nos abençoar muito nesse tempo de evangelismo e colheita.

Este será um tempo tremendo para nós! Tudo deve ser feito com muita oração, paixão e motivação, e o que deve nos mobilizar é a compaixão pelas vidas que serão alcançadas e o desejo de oferecer a Jesus uma grande colheita. Se você for fiel, ao final deste tempo terá muitos testemunhos para contar!

Orientações gerais para os líderes mensageiros

Abaixo, segue um resumo de como vamos nos mobilizar.

  1. Perfil das pessoas a serem procuradas - O mensageiro deve procurar pessoas que ainda não servem a Cristo, crentes afastados da igreja local e propor que abram suas casas para uma reunião semanal, por cinco semanas.
  2. O mensageiro deve ser uma pessoa já comprometida com uma célula, por pelo menos um mês. O envio deve ser feito sob orientação do líder e do discipulador com a aprovação do Pastor da rede.
  3. Durante o período da CASA DE PAZ, a célula que enviou algum mensageiro, continuará se reunindo normalmente como antes o fazia.
  4. No dia de enviar o novo líder mensageiro, o líder da célula junto com a célula estarão ungindo o enviado e liberando autoridade para pregar a palavra e operar milagres. Isto deve acontecer no máximo uma semana antes da primeira ministração de consagração da nova Casa de Paz.
  5. Durante o período de execução do projeto Casa de Paz, toda a rede de discipulado da célula que enviou o líder mensageiro, estará JEJUANDO PARA QUEBRAR AS RESISTÊNCIAS MALIGNAS, LIBERANDO MILAGRES E SALVAÇÃO SOBRE AS VIDAS QUE FOREM ALCANÇADAS. O jejum que recomendamos durante estes dias é o Jejum de Daniel. Todos membros batizados devem participar, com exceção de quem tiver restrição de saúde ou outro motivo sério.
  6. Sugestãoassistir as cinco video-aulas do treinamento "09 - Como Iniciar Uma Célula do Zero", disponibilizadas no Centro de Eventos Batista da Paz - é só marcar com o secretário Derli o dia e horário, que ele disponibilizará a sala de vídeo ou na seção VideoTec PLAY em nosso aplicativo.

A SEGUIR

as 5 ministrações para esta fase, observe atentamente cada instrução, lembretes e observações para o lider!