Neste capítulo, quero compartilhar um pouco da minha experiência como professor. Durante mais de quinze anos, tenho tido o privilégio de dar aulas em nossos cursos da igreja. Em nosso Seminário Bíblico especificamente, já há doze anos, tenho ministrado aulas. E nos últimos seis anos, como diretor da Escola Videira de Ministério em Goiânia, tive a oportunidade de acompanhar a atuação nas aulas de muitos professores.
Quero lhe dar algumas dicas importantes que podem enriquecer suas aulas. Talvez você já pratique muitas delas. Mas quero reforçar esses aspectos que ajudam professores a ser ainda mais eficientes na transmissão do conteúdo da Palavra de Deus. Lembre-se do que temos ensinado, primeiro aprendemos e depois ensinamos.
1. Ore por suas aulas
Oração é um sinal de dependência de Deus. Mas não ore porque Deus não vai abençoá-lo na aula, ore porque você crê que já é abençoado e Ele lhe trará ainda mais clareza e revelação da sua Palavra. Ore antes de preparar a aula, mas ore também para que a vida de Deus flua através de você para os alunos. Profetize, declare, libere palavras de fé da sua boca e você experimentará aulas poderosas, em nome de Jesus.
2. Gaste tempo estudando o conteúdo
Uma aula bem-sucedida é fruto de tempo investido estudando o conteúdo. Leia e releia o conteúdo da apostila ou livro que será ensinado. Repita essa leitura várias vezes. A repetição é chave para que você retenha o que está estudando. Já percebeu como a criança aprende? Ela repete a mesma palavra milhares de vezes. E tudo que ouve ela repete. Por isso, a dica é: leia várias vezes o conteúdo antes de ensiná-lo.
Outra dica é que você memorize os pontos principais da aula que você dará. Tenha em mente com clareza a sequência do ensino. Não precisa decorar tudo, porque certamente você terá um esboço à sua disposição. E quanto mais você der a mesma matéria, melhor será para fixar o conteúdo.
3. Faça seu próprio esboço
Sei que gostamos de esboços prontos. Pegar um esboço pronto já reduz o nosso trabalho e muito. Porém, a dica é: prepare o seu. A maneira como aprendemos algo é fazendo. Não espere aprender recebendo sempre tudo pronto. Claro que você deve ter como padrão daqueles que vieram antes. Todavia, ao preparar o seu esboço, você terá a chance de aprender a fazer e principalmente irá gravar ainda mais o conteúdo. Mas nunca se esqueça de que todo ensino precisa de três coisas importantes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
4. Faça um plano de aula
É muito importante também que você aprenda a fazer um plano de aula. O plano de aula basicamente tem quatro pontos: objetivos, conteúdo, metodologia e referências. Para cada aula, escreva quais são os objetivos a serem alcançados. Depois, escreva os tópicos dos assuntos a serem abordados. Com certeza, parar para pensar na aula irá trazer mais criatividade ao transmitir o conteúdo.
5. Leia livros que possam ampliar seu conhecimento para sua aula
Leia tudo que tiver ao seu alcance sobre o assunto, mas tenha sabedoria para discernir o que, de fato, é bíblico.
6. Tire suas dúvidas sobre a matéria com alguém mais experiente
Sempre haverá irmãos que já ministraram a matéria que você irá ministrar. Procure-os para sanar suas dúvidas. Tenha a humildade de pedir-lhes sugestões de como ministrar essa matéria. Mas também esteja preparado para ouvir, por exemplo, sobre a dificuldade que eles tiveram ao ministrar. Todavia, não encare isso como algo difícil, mas como um desafio de tornar o assunto claro e produtivo. Olhe as oportunidades de ensinar como uma chance de conhecer ainda mais aquele conteúdo.
7. Tenha domínio sobre o assunto da aula
É loucura ensinar o que você ainda não aprendeu. Quem sabe o que está falando passa segurança. O aluno percebe quando o professor sabe o que está falando como também quando ele não sabe e tenta “enrolar” a classe. Já ouvi que um professor, ao ser questionado a respeito do próprio assunto que ministrava, não tendo segurança do que ensinava, disse: “Não tenho tempo para aprofundar”. Não precisamos saber tudo sobre um assunto, mas pelo menos o que está como conteúdo proposto.
8. Use sua criatividade
Seja criativo. Você foi criado com a capacidade de pensar. Pare um pouco ao preparar a sua aula para se preocupar com a forma como seus alunos podem reter o conteúdo ministrado. Em determinada ocasião, Jesus usou uma simples moeda para ensinar os discípulos.
9. Cuidado com as palavras
Certa vez, ao chegar à sala de aula, um professor disse: “Não tive tempo de preparar a aula, mas vamos lá”. Como você acha que foi essa aula? Esse professor não precisava ter falado isso. Outra vez, um professor disse à turma: "Vocês são uma turma muito ruim". Essa turma se fechou completamente para esse professor. Cuidado com o que você fala, isso pode prejudicar o ensino. Quando os alunos se fecham para o professor, o aprendizado é totalmente prejudicado. Não seja desrespeitoso com os seus alunos.
10. Pense em exemplos bíblicos e ilustrações para sua aula
Ao ministrar uma aula podemos tirar exemplos da Bíblia para apoiar um princípio, um ensino. Mas a ilustração é também um exemplo que ajuda a clarear o que está sendo ensinado. Não está na Bíblia, mas ajuda na compreensão de um princípio ou ensinamento bíblico. Pode ser usada, mas não pode ser em todo o tempo. Ilustrações podem ser dadas através de histórias, vídeos, teatros, etc.
11. Comece e termine a aula no horário determinado
Seja pontual, isso faz uma grande diferença. Aproveite o tempo com os seus alunos. Professores que chegam atrasados passam uma imagem de falta de compromisso com a aula. Mas há também professores que não respeitam o horário de término da aula. Isso produz desconforto. O aluno acaba se fechando para receber quando já passou do horário.
12. Chame seus alunos pelo nome
Empenhe-se para aprender o nome dos seus alunos. Eles se sentem valorizados quando você, como professor, passa a chamá-los pelo nome.
13. Fale audivelmente para que todos possam ouvir e entender
Tenha percepção do tamanho da sala e fale de modo que todos possam ouvi-lo. Mas aqui vai uma dica: cuidado com a voz muito baixa e cuidado também com a voz muito alta. Procure um tom que todos possam ouvir naturalmente. Entretanto, oscilações no volume da voz são necessárias para que a aula não fique monótona.
14. Revise o conteúdo estudado anteriormente
Não sendo a primeira, comece a aula depois do conteúdo anterior revisado. Isso traz muito resultado. O aluno se conecta ao conteúdo novamente de maneira mais rápida e ele tem a oportunidade de fixar.
15. Desperte o interesse do aluno pela aula
Antes de alguém desejar aprender sobre bússola, ele precisa desejar conquistar o mar. Por isso, antes de iniciar qualquer conteúdo, mostre o quanto aprender sobre aquilo produzirá uma mudança na vida dos ouvintes. Jesus mesmo falou aos discípulos sobre as recompensas que teriam por servi-lo. Mas lembre-se de que esse conteúdo precisa queimar no seu coração primeiramente. Conquistar o mar e saber o valor da bússola já deve ser algo visível em sua vida e no seu falar.
16. Aplique o conteúdo na vida prática do aluno
É muito importante mostrar ao aluno como o ensino daquele conteúdo pode e deve ser usado em sua vida. Ensinamos a Bíblia, nossa fonte de sabedoria. Paulo deixou claro a Timóteo o valor das Escrituras na vida dele: 2Tm 3:16-17. Tudo que preciso saber está na Palavra de Deus. Através dela, podemos ser perfeitos e perfeitamente habilitados para toda boa obra. Veja o quanto isso é poderoso.
17. Faça perguntas aos seus alunos
Fazer perguntas lhe dará uma compreensão do aprendizado dos alunos. E, sabendo disso, você perceberá quais alunos precisam mais do seu apoio no aprendizado. Pergunte a todos que puder. Reserve talvez o início da aula para perguntar sobre o assunto ministrado na aula anterior. Isso também pode ser uma boa forma de estimular os alunos a se concentrarem mais na aula porque sabem que terão de responder em algum momento.
18. Responda às perguntas e dúvidas dos alunos
Procure responder às perguntas e dúvidas dos alunos. Sei que, às vezes, ficamos receosos de ensinar porque alguém pode nos fazer uma pergunta difícil. Mas não se preocupe, quando não souber responder, apenas tenha a humildade de dizer que não sabe e que vai pesquisar para trazer a resposta na próxima aula. Não queira dar uma resposta só porque fizeram uma pergunta. Mas também não corra delas. Entretanto, perguntas que vão demandar muito tempo para serem respondidas deixe para explicar ao aluno no intervalo, ou no fim da aula, ou mesmo por e-mail. Em relação a perguntas que não dizem respeito ao conteúdo ministrado, faça o mesmo. Apenas não despreze a pergunta do aluno.
19. Dê aula com paixão
Dar aula com paixão é dar aula com prazer, disposição e entusiasmo vibrante. Dá para perceber quem faz algo por paixão. Em qualquer área da vida, quem faz com paixão será bem-sucedido, quanto mais nós que ensinamos a Palavra de Deus. Os professores mais apaixonados são aqueles que sempre querem uma oportunidade de entrar na sala de aula e fazer diferença na vida dos alunos. São aqueles que pegam fogo diante de Deus e esse fogo contagia os alunos. Seja um professor que dá aulas com paixão. Sinta-se um grande privilegiado por ensinar a Palavra de Deus. Você está ensinando algo de maior valor nesta terra. Por isso, aplique-se ao ensino como nunca antes.
20. Chame a atenção de todos os alunos para o conteúdo
Esta será sempre nossa grande missão, levar os alunos a prestarem atenção na matéria. Por isso, não os deixe dispersos. Não os deixe dormir. Não deixe os alunos fazerem outra coisa senão prestar atenção na aula.
21. Nunca permita desrespeito em sala de aula
Há momentos em que alunos fazem brincadeiras desrespeitosas com seus próprios colegas. Você não pode aceitar. O desrespeito pode provocar um ambiente de intimidação na turma. E muito menos o desrespeito a você professor, isso é inaceitável. Quem não respeita aquele que ensina não vai aprender com ele. Preserve um ambiente de respeito em sala de aula. Mas você, como professor, também não pode desrespeitar os seus alunos. Você é um modelo para eles.
22. Não perca o foco da aula
Toda aula tem um objetivo a ser alcançado. Perder o foco fará com que conteúdos importantes sejam deixados de lado ou ministrados de maneira muito superficial. Por isso, detenha-se no assunto. Qualquer pergunta que esteja fora da matéria deixe para responder depois da aula. Outra dica quanto a isso é que as histórias da sua vida não são o foco principal da matéria. Infelizmente, há professores que se empolgam ao falar de si mesmos e esquecem de falar do assunto proposto. Os alunos precisam sair da aula com a sensação de que aprenderam algo da Palavra de Deus.
23. Cuide para que sua aula não se torne chata
Há três tipos de professores que levam a aula a se tornar chata. 1º é o professor que apenas lê a apostila. O professor tem de ser de uma qualidade muito excepcional para dar uma boa aula somente lendo. Portanto, não se arrisque ficando muito tempo lendo o material. O 2º tipo é aquele inseguro, que não consegue transmitir segurança ao ministrar o conteúdo. E o 3º é o que não possui didática que inspira. É aquele que não consegue prender a atenção dos alunos ao conteúdo ministrado.
24. Elogie e recompense o esforço de cada aluno
O aluno que é elogiado pela pergunta apropriada ou recompensado pela resposta certa se prenderá ainda mais no aprender. Recompense com palavras ou até mesmo com pontos aqueles que se esforçam para aprender. A participação na aula deve também ser valorizada. Deixe os alunos perceberem que você os está valorizando e você não terá dificuldades em ensiná-los.
25. Passe trabalhos de fixação do conteúdo
Os trabalhos, leituras, questionários, atividades são uma oportunidade de os alunos aprenderem mais sobre o assunto ministrado. Ao estudarem, por exemplo, sobre plantação de igrejas e terem uma atividade para cooperarem na plantação de uma igreja, será isso de grande valor. De preferência, passe trabalhos e atividades extraclasse. Normalmente, o número de aulas é pouco em relação à quantidade de conteúdo. Mesmo que não dê tempo de ter atividades em sala, os alunos devem fazer outro horário. Outra dica: nunca marque a entrega de leitura, questionários e prova para o mesmo dia. Como normalmente alguns alunos deixam tudo para a última hora, marque para dias diferentes. Uma simples atividade é capaz de fazer com que você conheça mais seus alunos e possam ajudá-los ainda mais.
26. Não perca o tempo da aula com assuntos polêmicos
Sempre há um aluno na sala que tem curiosidades sobre assuntos não relevantes. Peça-lhe para conversarem em outro momento. Mas há aqueles alunos que querem suscitar polêmicas em sala. A esses apenas diga que depois da aula podem conversar e dê continuidade ao assunto da matéria que está sendo ministrada. Seu tempo de aula é muito precioso para ser desperdiçado.
29. Deixe que, no fim da aula, os alunos possam compartilhar o que aprenderam
Separe o fim da sua aula para os alunos compartilharem o que aprenderam. Se isso se tornar uma prática na sua aula, então o aluno irá procurar reter algo para compartilhar depois. Isso é uma forma praticada por muitos professores. É também uma maneira de os próprios alunos perceberem o quanto absorveram o conteúdo naquela aula.
28. Tenha uma grande expectativa em Deus por dar aula
Nós teremos o que nós esperamos. Por isso, tenha uma santa expectativa de que dará aulas poderosas. Creia que, em cada aula, haverá ainda mais vida e graça sendo ministrada. Tenha fé de que haverá alunos desejosos por aprender. O Senhor é nosso Deus Emanuel. O Deus que é conosco em tudo que precisamos. Ele é conosco em nossas aulas. Apenas crie esse ambiente de fé e espere n’Ele em tudo que fizer.
29. Trabalhe para dar aulas como nunca antes
É claro que a nossa obra é feita no descanso, mas não significa ausência de trabalho. Paulo diz que trabalhou mais que os outros pela graça. Nunca se esqueça de que a fé sem obras é morta. Todavia, é porque creio que a aula será uma bênção que vou prepará-la. Porque eu creio que posso ensinar é que vou buscar aprender mais e mais. Há um preço para ensinar. Mas também quem se esmera em fazê-lo terá uma grande recompensa.
Amém?
QUESTIONÁRIO
- - Quais dos pontos que podem enriquecer sua aula, mais lhe marcou e porquê?
- - Escreva três pontos que você julga fundamentais sobre este material