Uma célula SOMENTE será forte quando o seu líder for um LÍDER FORTE. Neste mês, vamos compartilhar características de um "líder forte". Este líder e alguém que não desiste, não negocia, não abre mão do cumprimento integral do propósito de Deus para sua vida. Independentemente das circunstâncias que esteja vivendo, ele sempre dirá: “Eu quero é Deus, Eu quero servi-lO, pois, para isso, eu nasci, para isso eu vivo”! E, com certeza, este líder ouvirá da parte de Deus: “Servo bom e fiel...". Então, vamos a elas, em primeiro lugar ...
OCUPADO, MAS NÃO APEGADO - (Juízes 6:11-12)
Isto é, Deus chama os ocupados, mas não apegados. Deus chama os ocupados, mas não apegados. Todo aquele que for apegado a este mundo e às coisas nele existe, não podem ser um instrumento nas mãos de Deus. Liderar é servir, ter disposição para sacrificar tempo. Às vezes, até um lazer com a família. Outras vezes, sacrificar o próprio descanso para estar na célula e para realizar o papel de um bom líder.
Não espere se desocupar, isto é, ficar sem fazer nada, ocioso, para ser uma bênção nãos mãos de Deus. O fato de alguém ser desocupado na vida, pode mostrar que ele não tem sonhos, é preguiçoso, que depende de outros. Já, quando Deus chama pessoas que estão ocupadas e elas se dispõem, mostram que têm o coração nEle, confiam nEle e dependem dEle.
Gideâo estava trabalhando, quando foi chamado; Elizeu estava trabalhando com as juntas de bois de seu pai; Moisés estava apascentando o rebanho do seu sogro; Davi estava cuidando das ovelhas de Jessé; alguns discípulos estavam na empresa de pesca que tinham; Lucas era médico; Mateus estava na coletoria; o próprio Paulo estava perseguindo a Igreja.
Todos eles deram a resposta certa, talvez, no melhor tempo financeiro. Deus usa os ocupados e não os apegados. A maioria não será de tempo integral. Terão seus bons empregos e bons salários. Mas lembre-se! Deus quer te usar na sua ocupação, onde você trabalha, onde estuda. Deus quer usar a sua oferta generosa e o seu dízimo para abençoar a Obra. Jamais pense que você não será um líder frutífero, trabalhando e vivendo os seus sonhos. Pelo contrário! Se você for ocupado, mas não apegado, Ele te usará muito! Só não feche o coração para Ele, para a liderança na Sua Casa.
DISPONÍVEL - (Jonas 1:1-3)
A palavra que Jonas recebeu de Deus foi, “dispõe-te”, ou seja, levante-se, fique de pé, esteja pronto e disponível. Ser e estar disponível, sem dúvida alguma, é uma característica de um líder forte. É o que nos torna frutíferos. O tamanho da nossa disposição é o tamanho daquilo que Deus fará através de nós. Certa vez um líder disse que não ficaria muito tempo com a célula porque para ele era algo passageiro. Deus não precisa de voluntários. Estes têm disposição limitada, ou seja, vão só até determinado ponto e, a partir disso, eles param. Deus não está interessado no tanto que sabemos, se estamos preparados ou não. Ele começa a nos usar, a partir do momento que encontra em nós um coração que se dispõe a ouvir Sua voz.
Ele nos chama, trabalha em nós e nos capacita a fazer a sua obra. Apesar de uma célula ter no máximo 15 pessoas, ela precisa de um líder disponível. Estar disponível é estar pronto para fazer o que Deus quer. Isso era o que Deus queria de Jonas.
Frequentemente vemos pessoas manifestando suas contrariedades, por terem que fazer o que precisa ser feito, conforme fazemos, no nosso estilo de igreja. Precisamos abrir mão de nossas preferências, do nosso jeito e estarmos dispostos a fazer como deve ser feito. Assim, o que fizermos, certamente produzirá muito fruto.
A nossa disposição é para orar, jejuar, ler a Bíblia, fazer os cursos, participar do discipulado, visitar e ter disposição para fazer o que for preciso para o avanço da célula. Nossa disposição é para servir e ser o que Deus quiser que sejamos. Células Fortes são as que têm líderes disponíveis. Mesmo sendo ou estando ocupados, mas nunca os apegados (ao mundo), como já explicado no tópico anterior. Somos, de fato, apegados a Jesus e à Sua vontade. Isso é o que importa.
ALIANÇA - (1 Samuel 18:1-5)
A palavra "aliança” aparece na Bíblia mais de trezentas vezes. Isso mostra a grande importância e o peso que ela tem para nós. Significa um acordo, um compromisso sagrado que não pode ser quebrado. Sua base é o amor. Jônatas e Davi quando fizeram, havia amor entre eles.
O nosso Deus é um Deus de Aliança e Ele fez uma de amor para salvar toda a humanidade. Por toda a Bíblia, você encontrará inúmeras alianças que Deus fez com o homem. Tudo o que Ele faz é por meio dela e todas se apresentam através de sinais. Isso é visto em Gênesis, por exemplo, quando Deus faz uma aliança com Abraão (Gn 15). Vemos também a que Deus fez com Noé, o sinal foi de um arco-íris (Gn 9).
Também houve sinais na aliança de Jônatas com Davi, Jônatas deu para Davi sua capa, sua armadura, sua espada, seu arco e seu cinto. A capa nos fala de vestimenta. Um cobrindo e guardando o outro. Toda aliança tem que ter a proteção mútua.
Vimos isso no episódio onde Noé se embriaga com vinho e Cão, um dos seus filhos, viu a sua nudez e a expôs aos outros dois irmãos. Cem e Jafé, por sua vez, tomam uma capa, entram de costas e cobrem a nudez de Noé seu pai. Aliança fala de cobrir e nâo de expor. Se você é alguém que cobre as falhas da sua igreja, do seu pastor, do seu discipulador, você é alguém de aliança.
A armadura nos fala de proteção e justiça. Toda aliança tem que ter a proteção mútua. A armadura protegia os órgãos vitais dos soldados, e o principal, o coração. É o coração que mantém o corpo vivo e ativo. Toda aliança tem que ser viva. Algo palpável, de tal maneira, que todos percebam.
A espada aponta para a palavra, em dois sentidos. A nossa palavra empenhada e o outro sentido é a Palavra de Deus. Se você é alguém de palavra, que cumpre o que prometeu, você é alguém de aliança. Jesus aparece em Apocalipse com uma Espada afiada na sua boca. Essa espada aponta para a Palavra de Deus. Ter a Palavra de Deus na nossa boca é ter a arma que vence o diabo.
O arco nos fala de poder. Toda aliança é encorajadora e poderosa. O arco também aponta para o Espírito Santo e é dEle que recebemos poder para fazer a vontade de Deus. Sem poder, nenhum líder pode ser forte. Em toda aliança que é feita, tem que haver poder.
O cinto nos fala da verdade. A verdade é Cristo. NEle não há mentira, portanto, quem é de aliança, é verdadeiro. O cinto é o que prendia toda a armadura de um soldado e é uma das peças mais importantes. Se não há verdade, não pode ser chamada de aliança.
Um líder forte é alguém de aliança. É alguém leal ao propósito. É alguém que suporta qualquer coisa, por causa da aliança. Como já dissemos, toda aliança é firmada no amor. Portanto, onde não há amor, não haverá aliança. O líder forte é aquele que verdadeiramente ama a sua célula, ama a sua igreja, ama o seu pastor e, acima de tudo, ama a Jesus e por Ele, é capaz de morrer, se necessário for.
Quem entende e vive em aliança, sempre fica do lado certo. Vemos algo muito interessante na vida de Jônatas. Ele esteve ao lado de Davi, não de Saul. Mesmo Saul sendo seu pai, este não tinha mais o Espírito de Deus e demônios o atormentavam. Jônatas reconheceu a autoridade espiritual que repousava sobre Davi e se aliançou com ele. Às vezes, percebemos que líderes, discipuladores, pastores de rede, ficam do lado dos membros, e não de seu pastor. Isso é algo triste. Quem deveria influenciar, é influenciado. Se algo foi decidido em reunião, viva e pratique com encargo e amor. Fique do lado de quem está com Jesus. Se foi definido que será feito tal coisa, não deixe que seus membros o convençam do contrário. Seja uma pessoa de aliança.
ALGUÉM QUE SABE O QUE PRECISA SER FEITO E FAZ - (João 5:17)
“Pode ser feito. Deve ser feito. Será feito!” Um líder forte é aquele que sabe o que precisa ser feito e faz. Jesus tinha esse entendimento, Ele sabia o que precisava ser feito e não descansou enquanto não fez o que precisava. Existem dois tipos de líderes: aqueles que fazem o que pedimos e os que não fazem.
Líderes fortes simplesmente fazem! Liderança produz movimentos que geram bons resultados. Em João 15:16, Jesus nos escolhe, nos manda ir e dar fruto. Portanto, todo escolhido tem que ter a clareza da escolha e do propósito. O próprio Jesus tinha essa clareza da sua missão. Podemos ver a confirmação disso em Marcos 1:38-39: ‘Jesus, porém, lhes disse: Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de que eu pregue também ali, pois para isso é que eu vim. Então, foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas deles e expelindo os demônios”.
Não é tão difícil saber se alguém teve entendimento do propósito. E só ver se ele está indo. Quem sabe o que precisa ser feito, vai e faz. Você está indo? Falamos tanto que queremos um avivamento na igreja e na célula, mas, para isso acontecer, é preciso se movimentar. Movimentos produzem avivamentos, e avivamentos também produzem movimentos.
Ezequiel 37 mostra que o avivamento no vale de ossos secos aconteceu porque o profeta se levantou para profetizar sobre o vale. Se uma visita deve ser feita, faça! Se chegou o momento das novas turmas dos cursos, se levante e mobilize os irmãos que ainda não fizeram! Líderes fortes são aqueles que NÃO ESPERAM ser COBRADOS. Eles estão sempre com as suas responsabilidades em dia.
SÃO RESILIENTES – (Filipenses 4:10-13)
Ser resiliente é permanecer onde situações são mudadas; ter capacidade de adaptar-se a mudanças; ser firme, em dias de pressão. Paulo era assim. O texto diz que ele sabia viver em toda e qualquer situação. Assim é o líder forte. No entanto, não quero passar para você a imagem de um líder de aço, um super líder, um líder que não tem falhas. Mas a imagem de alguém que decidiu permanecer em Deus, liderando, mesmo diante das intempéries normais da vida e do cotidiano.
TODO LÍDER PASSARÁ por dias onde dará vontade de parar de liderar, por vários motivos. Nesse tempo é a hora de mostrar resiliência, diante da resistência. O resiliente é aquele que tem uma confissão de fé, em sua boca. Paulo disse “tudo posso naquele que me fortalece". Ele disse “tudo”! Ele estava se referindo à integralidade, à completude, à totalidade; não apenas a algumas coisas.
NÃO RETROCEDE - (Hebreus 10:38)
Foi Jesus quem disse: “Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus". (Lc 9:62) Retrocessos acontecem porque as pessoas olham para trás. O Reino de Deus é para os vencedores, e estes olham para frente; olham para o alvo que diante deles está.
Olhar para trás tem vários sentidos. O primeiro é tempo passado. Muitas pessoas, ao olharem para trás, se desanimam porque o passado para elas foi de derrota e frustração. O segundo, é que olhar para trás demonstra o desejo de voltar a fazer o que se fazia antes. Em João 21, temos o exemplo de Pedro e dos demais discípulos. Pedro disse que iria pescar, e os outros discípulos disseram que também iriam com ele. Antes de Jesus chamá-los, eles eram pescadores. Eles tinham uma empresa de pesca e, por três anos, ficaram com Jesus. A Bíblia fala que, após a morte de Jesus, eles passaram a ser perseguidos e por isso ficaram trancafiados em casa. Num dado momento, passou na cabeça deles o desejo de voltar a serem pescadores novamente e esquecerem-se de tudo o que aprenderam e viveram com Jesus. Vencedores não retrocedem. Se não podem voar; correm. Se não podem correr; andam. E, se não podem andar; arrastam-se. Mas NUNCA retrocedem!
Retroceder é quando não temos o devido cuidado, e perdemos tudo quanto já foi feito. “Tomem cuidado com vocês mesmos para que não percam o trabalho que já fizemos, mas recebam a recompensa completa”. (2 João 1:8)
TEM OBRAS FEITAS PELA GRAÇA – (Efésios 2:10)
Para sermos salvos precisamos apenas crer e confessar Jesus como nosso único e suficiente Salvador, mas para reinarmos com Ele, como vencedores, precisamos ter obras. Em João 4:34, Jesus disse aos discípulos: “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra”.
Em Marcos 16:15, Jesus dá uma ordem para os seus discípulos: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Os discípulos hoje, somos nós.
Em João 15:16, veja o que Jesus disse outra vez aos seus discípulos: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”.
Em Romanos 10:13-15, Paulo diz: “Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como,porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!”
Em 1 Corintios 3:9, Paulo também diz que somos cooperadores de Deus: “Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós”.
Por fim, veja o que Paulo fala em sua primeira carta aos Corintios: “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tomou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo”. (1 Coríntios 15:10) Fomos chamados, convocados e separados para realizar, onde estivermos, puramente pela Graça, a obra de Deus, que é a edificação da sua Igreja. A obra que é feita debaixo da revelação que somos apenas instrumentos nas mãos de Deus. Ele é quem FAZ TUDO através de nós. Somos apenas a sarça incendiada pelo fogo do Espírito.
Os filhos espirituais que edificamos na Palavra; aqueles que cuidamos, treinamos e enviamos; as células que multiplicamos; a Palavra que pregamos aos nossos amigos e familiares... Tudo isso será contado diante de Deus, como sendo a nossa obra, que tivemos o privilégio de termos sido instrumentos em Suas mãos. É muita graça! Ele faz tudo através de nós e, no final, ainda nos coroa como vencedores!
ALGUÉM QUE DESEJA PROFUNDAMENTE SER USADO POR DEUS
Na Lei, quando o homem via a Deus, ele dizia “ai de mim”. Foi o caso de Isaias. A Lei sempre mostrará o pecado do homem. Na Nova Aliança (na Graça), quando o homem vê a Deus, ele tem uma sensação de esperança, de alegria e de paz.
Por vezes, na Nova Aliança, vemos pessoas que, ao serem encontradas por Jesus, tiveram um desejo automático de serem instrumentos em Suas mãos. A Nova Aliança mostra que, em TUDO, Deus/Cristo é o centro. Por exemplo: nós só O amamos, porque Ele nos amou primeiro; somos ricos, porque Ele se fez pobre. Foi exatamente isso que nos levou a termos um grande encargo e paixão pelo nosso chamado, porque foi Ele quem nos chamou. Penso que, desejo, todos temos. Mas se não tivermos um desejo profundo, não seremos aqueles que farão diferença, em nossa geração.
Temos um exemplo que retrata alguém que tem um desejo profundo: “Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa. Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra. Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados”. (Marcos 2:1-5)
Olha que coisa interessante! Quatro homens tentaram entrar com o paralítico em uma reunião, onde Jesus estava pregando. A multidão estava impedindo-os de chegarem até Jesus. Minha pergunta é: eles voltaram para casa e desistiram do propósito? Obviamente a resposta é não! Eles não desistiram! Aquele que tem um desejo profundo, não abre mão por nada, até que receba. Quando se tem apenas um desejo, é visível a diferença, pois muitos desistem e voltam pra casa.
O texto também mostra uma grande atitude de fé que eles tinham. Eles fizeram algo extravagante! Subiram com o paralítico na cobertura da casa, fizeram um buraco no telhado e desceram-no onde Jesus estava. Se isso não for atitude de gente que tem desejos profundos, eu não sei explicar essa cena.
Nada pode segurar alguém que tem um desejo profundo. Todos serão honrados por Jesus. Diz o texto que Jesus viu a fé (o desejo profundo) deles. Chamamos este tipo de fé, de “fé atitude”, a que se move em direção ao propósito.
Líderes que têm desejos profundos para serem usados nas Mãos de Deus, são fortes. Deus não está à procura de homens e mulheres que acham que sabem muito, pessoas que acham que seus dons naturais são o suficiente para romper. Deus procura apenas por homens e mulheres, cujos corações desejam profundamente serem usados por Ele. Quem tem desejos profundos está sempre na Presença de Deus e FAZ DE TUDO para levar a célula ao crescimento e à multiplicação.
ALGUÉM QUE PERSEGUE O PROPÓSITO E DEIXA LEGADO - (Marcos 14:3-9)
Em lugar nenhum, na Bíblia, você verá Jesus falando o que Ele falou para essa mulher. Parece que ela não fez nada de extraordinário. No entanto, Jesus disse que, no mundo todo, seria contado o que ela fez. O que é isso? Isso é legado. Ela deixou legado. Ela fez história.
Qualquer pessoa que investir tudo em Jesus, não deixará de ser honrado por Ele. Deus não está à procura de gente grande, no sentido de se achar que pode. Seu coração é atraído por pessoas improváveis e têm visão que Jesus é tudo, e por Ele são capazes de dar tudo. Jesus disse: ela fez o que pôde”. Deixe-me te perguntar: você está fazendo o que você pode? Lembre-se que estou falando com líderes, pessoas que já nasceram de novo e agora sabem que foram chamadas para fazerem a Obra de Deus.
Para reinar com Jesus, temos que ter obras. Obras estas, feitas com ouro, prata e pedras preciosas. Isso nos fala que tudo o que fazemos é pelo Espírito e pela Graça. Sim, debaixo do Sangue e do Poder do Espírito, podemos fazer história onde estamos. Você, como líder, pode fazer história; pode fazer a diferença! Perca a sua reputação, suba no telhado e faça, na sua célula, o que você nunca fez! LÍDERES FORTES ENCHEM A CÉLULA; células fortes enchem a Casa do Pai. Amém?