Mais algumas características de uma célula forte:
É UMA CÉLULA PADRÃO
Como podemos afirmar que uma célula é forte se ela não está funcionando de acordo com a visão da igreja? Célula forte é aquela que está no padrão. Do mesmo jeito que, no culto temos um caminho, com abertura, louvor, oração, ministração, etc., toda célula também tem um caminho a ser percorrido, durante a reunião. Se não tiver a cara da visão, o mesmo ambiente de domingo, a mesma linguagem, então, não é uma célula padrão. Ai cabe ao discipulador, na sua visita, checar se a célula está realmente nos moldes, ou seja, se está de acordo com a visão.
O líder tem certa liberdade para ocasionalmente fazer uma reunião diferente, no entanto, isso não deve ser uma prática semanal. Sua célula está no padrão? Tem a cara da visão do seu pastor? Ela se parece com quem? Se ela parecer com você, então não é uma célula forte. Ela tem que parecer e ser como a sua igreja.
É verdade que nas células temos um roteiro diferente do culto, no entanto, a informalidade não pode tirar o padrão das células. O nosso caminho é: abertura, quebra-gelo, louvor, palavra, compartilhamento, apelo e oração, avisos e lanche. Em nosso manual, que é a apostila do CTL-c, você encontrará mais detalhes sobre o padrão de uma célula forte.
É UMA CÉLULA QUE TEM CONCORDÂNCIA
Não tem como ser uma célula forte, sem concordância (acordo, entendimento, harmonia, uniformidade). Jesus disse que uma casa dividida não subsiste (permanece, dura, sobrevive, continua, resiste, persevera, existe). (Mc 3:25)
Uma célula precisa existir, cumprindo o propósito de crescer e se multiplicar. Todos precisam concordar com este propósito. Não tem sentido algum os membros falarem, e fazerem tudo diferente. A discordância enfraquece, gera desânimo e um ambiente sem a Vida de Deus. Pensar normal é até normal, mas falar e fazer... todos tem que ser um! (Jo 17:21) Precisamos concordar mais e discordar menos, afinal a Obra é de Deus, não nossa!
Não há motivos para discordar, uma vez que o propósito maior da célula é Cristo, a salvação de pessoas e a multiplicação. Mais do que nossa opinião, Deus quer nossa CONCORDÂNCIA. As escrituras nos deixam claro que ela é algo poderoso. Jesus disse que, se concordássemos na terra acerca de qualquer coisa, isso nos seria feito por nosso Pai, que está nos céus. (Mt 18:19) A Igreja não pode parar para ouvir a opinião de cada membro. Estamos conectados no Corpo e seguimos a direção do Cabeça.
O nosso manual de células, a apostila do CTL-c, diz que toda célula deve se multiplicar. Quando isso não acontece, algo precisa ser feito. Muitas coisas podem ter ocorrido para tal célula não se multiplicar. Talvez fosse apenas a falta de concordância, que não foi vista pelo discipulador ou pelo pastor de rede (obreiro). Por isso, para participarmos de uma equipe de liderança, nós somos obrigados a concordar e a andar em aliança com a igreja. SEMPRE que uma pessoa nova for inserida na equipe de líderes, precisamos CHECAR se ela está consciente desta necessidade de estarmos num mesmo acordo, se ele está ciente do seu papel, e se concorda com nossa prática. Não podemos colocar na liderança pessoas que tem o espírito de discórdia (desentendimento, desavença, briga, rixa, atrito, discussão, confusão, contenda, falta de acordo, desacordo, divergência, divisão, discordância, oposição, guerra, conflito, luta, disputa).
É UMA CÉLULA QUE TEM COMUNHÃO
Eu preciso de você, você precisa de mim e nós precisamos de Cristo. Vida compartilhada é comunhão. Agora somos da família bendita. É nela que devemos pôr a nossa vida. Não andamos no conselho dos ímpios, não nos detemos no caminho dos pecadores e nem nos assentamos na roda dos escarnecedores. Andamos, nos detemos e nos assentamos com nossos irmãos em Cristo, principalmente com nossos irmãos da célula. Não dá pra imaginar uma célula forte sem esta característica. Uma boa amizade, um bom relacionamento familiar, um casamento sólido, são gerados por proximidade, convivência e diálogo. O mesmo princípio deve ser aplicado a célula. A comunhão ativa gera vida, nos protege, nos levanta, nos faz sentir úteis. Na comunhão descobrimos que não estamos sozinhos. Temos amigos e irmãos que são por nós.
Aproveitar juntos os feriados e finais de semana livres, para jogar bola, pingue pongue, tomar banho de piscina, passear de bicicleta, tomar um sorvete, fazer um churrasco, ou mesmo tomar um bom mate juntos, etc., etc. A consequência dessa comunhão, com um convívio mais próximo, faz com que cada membro se fortaleça e se comprometa com o crescimento da célula. E até mesmo os visitantes que forem atraídos para estes momentos de convívio, poderão ser alcançados para Jesus, vendo a nossa unidade e de como nos preocupamos uns com os outros. Células fortes amam ter comunhão com frequência. (Sl 133)
Cada vez mais, a comunhão tem diminuído. O PROBLEMA é que a falta desta prática gera distanciamento dos membros da célula. O diabo tem trabalhado para convencer as pessoas de que não precisam de comunhão. “Que não é prioridade”, “estão sem tempo”, “quando der”, caso sobre um tempinho, o melhor é dormir, estar com a família (carnal) e pensar um pouco em si.
É perceptível a ação do diabo. Por saber que pouco tempo lhe resta, ele está agindo no mundo e trabalhando para distanciar, isolar e enfraquecer os membros do Corpo de Cristo. Se ele impede a comunhão dos santos, será com certeza um grande problema. Por isso células fortes não abrem mão da comunhão. Mesmo em dias tão corridos, podemos planejar para vivermos de acordo com o que a Bíblia fala. Como nos foi ensinado, no mínimo uma vez por mês, é importante que os irmãos da célula estejam reunidos para comerem e se divertirem juntos, além da reunião da célula. Juntos é que somos fortes. (At 2:44)
É UMA CÉLULA QUE TÊM VISITANTES E QUE OS ENVIA AO ENCONTRO
Deus se alegra quando Seus filhos vão à reunião da célula. Mas o Senhor espera também pelos perdidos que precisam de se encontrar com Ele. A Célula Forte tem o propósito de evangelizar e, para isso, convida pessoas que não conhecem a Jesus e as envia aos Encontros da Igreja.
É UMA CÉLULA CHEIA DA PRESENÇA DE DEUS
Moisés sabia que, sem a Presença de Deus, ele não teria sucesso em nada. (Ex 33:15) De fato, é bom nos preocupar com tudo o que estamos fazendo, mas se faltar-nos a Presença de Deus, tudo será vão. Um ambiente onde tem Presença de Deus contagia e faz com que as pessoas voltem e estejam sempre na reunião da célula. Um compartilhamento cheio da vida de Deus, toca e muda as pessoas. (Ex 33:14)
A palavra “irá” é a conjugação da 3ª pessoa do singular, do futuro do presente, do modo indicativo, do verbo “ir”, que significa a ação de algo ou alguém mover-se de um local para outro. O Senhor Deus estava confirmando que Moisés não iria sozinho, pois Sua Presença se locomoveria juntamente com ele. Deus estava dizendo que iria andar com Moisés, que foi o maior líder do Velho Testamento. Com ele, Deus falava face a face. Ele viu a glória de Deus. Por ter a Presença, Moisés foi o que foi. Quem tem a Presença, tem a benção de Deus.
Você já deve ter ouvido falar da Arca da Aliança na Bíblia. Ela simbolizava a Presença de Deus. (2 Sm 6:11-12) A Arca foi parar na casa de Obede-Edom, porque estava sendo transportada para Jerusalém, de maneira errada por Davi. Em apenas três meses, a Presença de DEUS mudou para sempre a casa de Obede-Edom. Quem tem a Presença, tem tudo o que precisa! Quando as células fortes se reúnem nas casas dos anfitriões, elas estão representando a Presença de Deus.
UMA CÉLULA QUE SE IMPORTA UNS COM OS OUTROS
Quem ama, se importa e cuida. (Jo 21:17) Foi essa verdade que Jesus quis ensinar a Pedro. Ele queria que Pedro entendesse que o sentimento “amor”, sem atitude, não tem valor algum. Palavras sem demonstração, não significam coisa alguma. Essa verdade tem a ver com uma Célula Forte. Não devemos estimular as pessoas a dependerem de outras, até porque somente Deus pode tudo. No entanto, Deus nos usa para sermos benção na vida do outro. Somos uma família e não podemos deixar de nos importar, cuidando dos membros e consolidando os novos convertidos. É muito ruim, principalmente em uma igreja em células, não sermos lembrados, não sermos visitados e, quando passamos por dias difíceis, não ter ninguém que ore por nós. Uma boa palavra dita a nós, já nos levanta. Imagina uma demonstração de amor! Quem vai querer sair de uma célula ou de uma igreja que se importa consigo? Só é Célula Forte se a mesma se importa com os membros.
Veja só, em Goiania, uma líder de célula sofreu um acidente grave na cidade. Minutos depois, o líder e toda a célula chegaram até ela e permaneceram ali, até que tudo fosse resolvido pelas autoridades policiais. Ela se sentiu muito amada, cuidada e protegida. Mesmo depois do ocorrido, foi incrível e bonito de se ver o cuidado que tiveram com ela, testemunhou o seu pai. Uma Célula é Forte quando se importa e cuida bem dos membros.
SÃO CHEIAS DE ISAQUES
Existem dois tipos de pessoas que são geradas, “Ismaeis” e “Isaques”. Ismael foi o filho que Abraão teve com Hagar, a escrava de Sara, sua esposa. Foi o filho gerado na força do braço, se dando um jeitinho, sem a benção de Deus. O problema é que todo Ismael nunca fica em casa; ele sempre vai embora. Hagar aponta para a Velha Aliança, para o “fazer por merecer”, para a confiança própria. Toda vez que Abraão (líder da célula) tenta fazer a promessa se cumprir, usando a Hagar (Lei), Ismael é gerado. Células cheias de Ismaeis não são fortes; são apenas volumosas. Células Fortes são cheias de Isaques, filhos da promessa. Veja que tremendo! Abraão coabitou com Hagar e teve o Ismael; depois, Abraão coabitou com Sara e teve Isaque. Ele não deixou de coabitar, ou seja, ele não deixou de fazer nada. A grande diferença foi FAZER EM FÉ, logo, o filho da promessa nasceu. Uma célula feita em fé, um discípulo feito em fé, um culto feito em fé, um encontro feito em fé, um evento ponte feito em fé, uma visita feita em fé... sempre vão gerar Isaques e estes, sempre ficam em casa, por isso, ela fica cheia.
Isaque é a promessa de Deus pra nós. Ele vai nascer e permanecer na casa. Filhos permanecem na casa. Precisamos ter filhos que permanecem. Caso contrário, teremos um trabalho desperdiçado, energias perdidas desnecessariamente. Isaque não nos tira a força, a energia e nem desperdiçamos tempo gerando-os, pois são filhos da promessa. Mas como isso acontece? Quando é feito com fé na promessa. Aleluia! Profetizo que 15 Isaques, no mínimo, serão gerados na sua célula. Como Abraão e Sara se alegraram com o nascimento de Isaque, você como líder, se alegrará com os Isaques que serão gerados em sua célula. Ore por Isaques e não por Ismaeis. Células Fortes são cheias de Isaques.
TEM FAVOR DE DEUS
Ter o favor de Deus é algo muito importante, e células que tem o favor de Deus crescem. Os visitantes aparecem, se convertem, são consolidados e permanecem. Toda célula deve orar pelo favor de Deus. O trabalho é importante e tem que haver. No entanto, quando há muito trabalho sem resultados, talvez esteja faltando o favor.
Células Fortes são favorecidas e, por consequência, se multiplicam, cumprindo todo o propósito de Deus. Em nome de Jesus vamos ver a Casa cheia em 2024. Se as células se encherem, a Casa consequentemente se encherá todos os domingos também. Esse é o desejo do Pai, casa cheia. Multiplicação é sinal de crescimento, já a falta dela é sinal de estagnação. Creia que o favor de Deus está sobre você. Sua célula crescerá a cada mês. Todos acompanharão pelo Painel dos Salvos.
IMPEDIMENTO PARA A CASA SE ENCHER (Lc 14:15-24)
AS TRÊS DESCULPAS
1º A COMPRA DE UM CAMPO
Certo irmão comprou um sítio e ficou bastante feliz por estar vendo seu sonho se realizar. Antes dessa realização, ele dificilmente faltava aos cultos; agora, ele diz que precisa cuidar do sítio e por isso tem faltado a muitos cultos. Não há problema em querer ou em se comprar um sítio. O problema ocorre quando, ao comprar, ele se torna o nosso tesouro e onde colocamos todo o nosso coração no bendito campo. Jesus disse que, onde estiver o nosso tesouro, aí estará também o nosso coração.
Na parábola do joio e do trigo, Jesus disse que o campo representa o mundo. Mas nós, os nascidos de novo, não pertencemos mais a esse mundo e não devemos amá-lo. (1 Jo 2:15) Já Paulo em Rm 12:2, diz para não nos conformarmos com este século. Conformar é se tornar parecido, tomar a forma, é permitir que o sistema deste mundo encha o nosso coração e nos governe. Quem ama o mundo, não ama a Casa de Deus e nem deseja estar nEla, para enchê-la.
2º A COMPRA DE 5 JUNTAS DE BOIS
Isto aponta para a ocupação. Por não ter tempo, estar tão ocupado com a junta de bois, o convidado não quis ir para a festa. A Casa do Pai NÃO se encherá com pessoas que encheram seus corações com as ocupações desta vida. Pessoas assim chegam ao ponto de a Casa, o Pai e o banquete não fazerem parte dos seus planos, não serem prioridade.
O Salmo 128:2 diz que do trabalho das mãos o homem comerá. Nada mais legítimo do que isso. Mas, em Mateus 3:33, Jesus disse que o Reino de Deus e a sua justiça devem ser colocados em primeiro lugar. Não está escrito que devemos parar de trabalhar, de estudar, de buscar conhecimento profissional; está escrito para colocarmos o Reino em primeiro lugar. Ao acordar, antes de ir para o trabalho, tire uns minutos e ore a Deus, adore, leia as Escrituras. Se naquele dia, a noite, é o dia da reunião da célula, programe-se para estar presente. Se for domingo, não abra mão de estar no culto. Ao receber seu pagamento, devolva seu dízimo. Não deixe de ser um cooperador de Deus. Isso é colocar Deus em primeiro lugar, sem parar a sua vida.
Mate os seus bois. Assim aconteceu com Elizeu, ao ser chamado por Deus, através do profeta Elias. Ele estava trabalhando com sua junta de bois, mas, ao ouvir o chamado de Deus, matou-os e seguiu a sua vocação. Bois vivos podem ser desculpas, falta de perdão, dúvida, apegos às coisas.
3º O CASAMENTO
O terceiro convidado disse, ao ser chamado para a ceia, na casa do Pai: “Casei-me e, por isso, não posso ir”. De repente, ele também pode ter pensado: “tenho que dar atenção aos convidados”; “tenho que viajar em lua de mel”. Mesmo sendo uma boa desculpa, talvez a menos pior (se assim existe), a desculpa era: “tenho minha própria festa para cuidar”.
A Casa de Deus é, sem dúvida, mais importante do que a nossa. Jesus disse que quem não aborrecer pai, mãe e irmãos, não é digno dEle. Minha casa é abençoada, como a sua também é. Sabe por quê? Porque a nossa casa é um reflexo da Casa de Deus. Vivemos a Casa de Deus e, por isso, a nossa é cheia da Vida do Pai. Um ambiente gostoso, cheio de vida, alegria e paz. Ao valorizarmos a Casa do Pai, o banquete que é servido em todos os cultos, a Presença do Pai e a comunhão com os irmãos, trazemos tudo isso para os nossos lares.
Concluindo: CÉLULAS FORTES, são aquelas que NASCEM, CRESCEM E SE MULTIPLICAM, e sendo assim, de fato cumpriremos o nosso propósito!!!
Amém?