Para edificar a igreja local, uma comunidade de muitos filhos semelhantes a Jesus na cidade, temos no padrão do Novo Testamento, a formação de uma Equipe de Ministérios: o serviço de todos os santos - a edificação do corpo de Cristo segundo os dons e habilidades do Espírito Santo.
TREINAMENTO DE TODOS OS SANTOS
Qual o propósito de Cristo ao formar uma Equipe de Ministérios de apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres? A resposta está em Efésios 4:12 “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos”. A palavra aperfeiçoar também pode ser traduzida como “treinar”. Assim a Equipe de Ministérios é levantada por Cristo para o treinamento dos santos, afim de que possam desempenhar o serviço do ministério da igreja.
Os crentes estão a cada domingo nos cultos, durante a semana nas células, reunidos como igreja para SEREM TREINADOS a desempenhar os serviços dos Ministérios. Não significa que alguns serão treinados para profetizar e outros serão treinados para evangelizar, mas TODOS serão treinados para realizar as cinco áreas de edificação da Igreja: oração (profetas), comunhão (pastores), edificação (mestres), evangelismo (evangelistas) e multiplicação (apóstolos). Na verdade são cinco aspectos de uma única missão: treinar todos os santos para aprenderem a IGREJAR.
MINISTÉRIO DA CÉLULA
Existe um serviço que todos os santos devem fazer e, para isto, devem ser treinados. A obra do ministério abrange todos os irmãos da célula, sem restrição. Médicos, professores, estudantes, pais, mães, filhos, advogados, empresários e profissionais liberais. Pois todos podem dedicar-se à vida da igreja a cada semana. O Ministério da Célula é edificar a Igreja como Corpo de Cristo e Família de Deus. Dentro da perspectiva das células, precisamos entender que só haverá Células sendo Multiplicadas ou Plantadas, se todos os irmãos daquela célula forem treinados para serem ENVIADOS.
TREINAMENTOS NAS CÉLULAS
Enquanto os Dons da Graça atuam dentro da estrutura da célula, ativando cada irmão para ser canal de Deus para edificar uns aos outros. Os Dons de Ministério atuam como treinadores no âmbito mais ABRANGENTE da SUPERVISÃO e TREINAMENTO de TODAS as células. Geralmente encontramos os Dons de Ministério em seu nível mais avançado, dentro da equipe de pastores e líderes da Igreja. A principal função desta equipe é treinar as células, segundo os ministérios de Cristo.
APÓSTOLOS – ENVIADOS
Só haverá células multiplicadas e igrejas locais plantadas, se as células forem treinados para serem enviadas, isto é, SEREM APOSTÓLICAS. Por isto o primeiro Dom que Cristo estabelece na edificação da Sua Igreja sãos os apóstolos, os treinadores dos enviados. A palavra apóstolo significa “enviado”. Nem todos são apóstolos treinadores, mas todos cristãos devem ser enviados. Deus chamou alguns para serem pastores, mas chamou outros para serem médicos, professores, vendedores e advogados. Cada um deve ser enviado de acordo com o seu chamado, para dar testemunho de Cristo entre aqueles a quem foi enviado. Igualmente todos foram ENVIADOS para se tornarem um Corpo em Cristo e Família de Deus na casa do anfitrião.
PROFETAS – PALAVRA E ESPÍRITO
Deus levanta profetas na igreja, homens fluentes no Espírito de sabedoria e revelação, verdadeiros “anjos da igreja” (Ap 2:3), que liberam a palavra que edifica, corrige e encoraja a célula. Todavia, o alvo final de Deus através desses homens é usá-los para que todos os crentes possam aprender a fluir no Espírito de revelação e sabedoria, a vontade de Deus é que todos profetizem! O Dom profético atua em todas as fases da célula, ativando o falar do Espírito e o ambiente da presença manifesta de Cristo através da oração, louvor e proclamação da Palavra. Células fracas nas manifestações do Espírito, são formais e mornas, precisam ser treinadas pelo ministério dos profetas.
EVANGELISTAS – EVANGELISMO
Jesus enviou todos para pregar o Evangelho a toda criatura. Esse é o momento quando ganhamos almas. Cristo separa evangelistas, homens dotados de um espírito de fé e ousadia. Os evangelistas são os que treinam nossas células para evangelizar por meio das casas de testemunho, casa de paz e casa de milagres.
PASTORES – COMUNHÃO
Cada crente precisa aprender a consolidar e a cuidar dos filhinhos espirituais na vida da igreja. Cristo separa alguns dentro da igreja para pastorear o rebanho que Deus comprou. São modelos a serem seguidos pelas células: no trato, cuidado, serviço, aconselhamento, visitas, instrução e amor pelos irmãos. Se você é discípulo de um pastor, você irá aprender a se relacionar com os mais novos na fé, repetindo e reproduzindo a conduta e ensino do pastor. Um coração e atitude de cuidado amoroso para com todo novo irmão que começa a estar entre nós. Os pastores ativam a comunhão, treinam as células para promoverem a proximidade e conexão de uns aos outros na vida das células.
MESTRES – ENSINO E EDIFICAÇÃO
Precisamos treinar a célula pelo ensino do evangelho do reino. Lançando os fundamentos da fé, princípios de maturidade no Espírito e propósito eterno de Deus. Cristo levanta mestres, na vida da igreja, para treinar as células na instrução de Cristo e dos apóstolos, através do ensino público (nos cultos e cursos) bem como de casa em casa. Os Mestres da Equipe Ministerial são aqueles que treinam as células no compartilhar da Palavra, na formação cristã básica (maturidade no Espírito) e na visão e prática da Igreja (treinamento de novos líderes e anfitriões). Células bem treinadas por profetas e mestres, são produtivas na fase da Edificação da célula.
Pr.Edimilson Bonifácio da Conceição e
Pra.Marta Daniel da Conceição
Presidente