3 - UM ROTEIRO DO QUE OBSERVAR NA HORA DA SUPERVISÃO
3.1. ANTES DO INÍCIO DA REUNIÃO - At 15:36
Há muitas coisas que podemos observar inicialmente no dia da supervisão. Tudo começa em nosso caminho até o local da reunião da célula. Veja que nesse ponto há fatores externos que não estão no controle do líder, mas que o Senhor pode mudá-los porque agora um filho dEle levantou-se para cuidar de uma célula naquele bairro. Depois, ao chegarmos, devemos observar o ambiente. Note que não estamos falando de casas suntuosas, estamos falando de um ambiente preparado com amor e cuidado para receber os irmãos. O local pode ser até de chão batido, mas ter sido preparado com mais amor do que numa bela mansão. Não temos nada contra mansões, mas volto a enfatizar, estamos falando do ambiente. Logo depois disso, devemos observar a chegada dos irmãos, para isso devemos chegar cedo para podermos compreender a dinâmica de cada célula e, caso seja necessário, ajudarmos o líder a melhorar nesses aspectos.
O que observar?
No caminho até a célula - At 9:3
- A célula acontece num lugar de fácil acesso?
- Há local para estacionar com facilidade?
- O local onde a célula reúne-se é considerado um bairro perigoso?
- Há iluminação na rua?
No ambiente - Cl 4:15
- A reunião da célula acontece na residência do líder ou de um anfitrião?
- O local da reunião já estava disponível para os membros pelo menos 20 minutos antes da reunião?
- O ambiente onde ocorre a reunião é espaçoso ou apertado para o número de membros da célula?
- Havia conforto térmico no local da reunião, isto é, ventila-dor, climatizador ou condicionador de ar?
- O local onde acontece a reunião estava limpo? (note que você pode ensinar ao líder de célula a pedir ajuda aos irmãos na limpeza e organização do local da reunião. Se há disponibilidade dos irmãos, já é uma forma de aproximar os corações. Acredite, há pessoas que se dispõem a ajudar.)
- O ambiente estava bem iluminado? (quando a iluminação não está adequada, poderá até gerar sonolência entre os membros da célula)
- Havia cadeiras para todos sentarem-se? (ou outros móveis como sofás e poltronas – mas, o importante é que todos estejam acomodados.)
- Havia água ou acesso fácil a água? (sugerir a compra de um garrafão ou barril plástico pode facilitar muito esse processo. Porém, em uma célula com poucos membros, servir em garrafas possa resolver.)
- O banheiro era de fácil acesso?
- O banheiro estava limpo?
- Havia sabonete e papel higiênico no banheiro suficiente para uma reunião regular da célula?
- Havia toalha no banheiro? Estava limpa?
- A porta do banheiro trancava com facilidade e estava em boas condições?
- Havia espaço para os KIDS (caso haja célula Kids no local)?
- O local reservado para a célula kids seguia o mesmo padrão do local preparado para receber os adultos, isto é, foi preparado com todo amor e cuidado para receber as nossas crianças?
Entre os irmãos - 1 Jo 4:7
- Havia um ambiente de alegria entre eles? » Havia respeito entre eles?
- Havia interesse pela vida uns dos outros?
- Alguém notou a ausência de um ou mais irmãos?
- Qual foi a postura do líder e dos irmãos em relação aos que estavam ausentes?
- Alguém chegou mais cedo ao local da reunião para fazer a consolidação de um novo convertido?
- Havia um claro ambiente de amor? » Havia cooperação entre eles?
- Havia líder ou líderes em treinamento?
- Eles ajudaram o líder e/ou anfitrião da célula para que a reunião ocorresse da melhor forma possível?
- Eles ajudaram a organizar a casa do anfitrião ao final da reunião?
- O anfitrião, seja ele o líder ou não, aceitou a ajuda dos irmãos para arrumar a casa ao final da reunião?
- Os irmãos levaram alimentos para a diaconia? » O diácono falou sobre a entrega dos alimentos?
- Há pessoas na célula que recebem cestas básicas?
- Algum irmão ou criança quebrou alguma coisa na casa do anfitrião? Como foi resolvido?
Na recepção das pessoas que vêm para a reunião da célula - Rm 12:10
- O líder estava no local da reunião com antecedência?
- Houve cuidado com a recepção dos irmãos que chegaram para a reunião? Um “Boa tarde” ou “Boa noite” cheio de alegria, por exemplo? (Observar se o líder designou alguém para receber os irmãos na porta ou se ele mesmo fez isso. Uma boa recepção faz a diferença e pode ser muito relevante para uma determinada vida naquela reunião.)
- Os irmãos foram todos pontuais? (Metade dos membros da célula foi pontual? Menos da metade dos membros da célula foi pontual? Não houve pontualidade dos membros da célula? Não houve pontualidade nem do líder e nem dos membros da célula?)
- Você notou irmãos, frequentadores assíduos e visitantes alegres por ser o dia da reunião da célula e terem sido recebidos com alegria?
- A reunião da célula começou no horário marcado?
3.2. NOS AVISOS - Mc 4:24
Temos muitas ações em nosso Ministério, e precisamos manter o corpo bem informado. Para isso, temos um pequeno momento de avisos em nossos cultos; temos o nosso aplicativo (https://ibivaires.meuappbr.com/) e o nosso site (https://ibivaires.com.br/), as nossas redes sociais, os grupos do Whatsapp, e, claro, como uma Igreja em células, TODAS as informações sobre o que acontece na Igreja local devem ser multiplicadas nas reuniões de nossas células. É muito importante que cada um dos membros saiba o que acontece na vida da Igreja. O tempo para os avisos é de 5 minutos.
O que observar?
- Houve o tempo de avisos da célula? (Caso o discipulador, observe o esquecimento desse momento, deve intervir para que os avisos possam ser repassados aos irmãos.)
- Os avisos foram repassados de forma clara à célula?
- Em caso de dúvida, houve esclarecimento?
- Você notou, se os irmãos conhecem os outros canais de informação do nosso Ministério: aplicativo, site e redes sociais (igreja, jovens, mulheres, worship, Escola Batista de Ministérios, etc)? Como discipulador, você verificou isso com o líder ou diretamente com alguns irmãos?
- Os irmãos interessaram-se pelos avisos ou ficaram distraídos?
- Quando o aviso envolveu uma atividade ou evento do Ministério (celebrações; ministério de servos durante as celebrações; cursos de: consolidação, Conexão Inteligente, CTL-c, de Casais, Criação de Filhos, Formação Pastoral; Culto de Mulheres e de Jovens; Encontros com Deus; etc.), o líder motivou os membros da célula a participarem?
- O tempo para os avisos foi respeitado?
3.3. NO QUEBRA-GELO - Cl 3:17 e 1 Co 8:9
O quebra-gelo não precisa ter uma conexão com a Palavra que será compartilhada e nem devemos tentar atribuir a ele qualquer peso espiritual. Ele deve ser dinâmico e simples, e ter como objetivo, ajudar a criar um clima informal e agradável para a reunião da célula. Quebra-gelos NÃO devem gerar fortes emoções no grupo e nem serem desafios culturais ou intelectuais. O tempo para o quebra-gelo é de 5 minutos. Quando a célula for muito grande (mais de 10 pessoas), podem ser feitos grupos menores com 6 a 8 pessoas conforme a necessidade.
O que observar?
- O quebra-gelo foi aplicado de forma rápida e dinâmica?
- O quebra-gelo era adequado à faixa etária do grupo? (Isso pode evitar alguns constrangimentos)
- Alguém foi obrigado a participar? (ninguém deve ser obrigado a participar)
- Os irmãos foram envolvidos e divertiram-se durante o quebra-gelo?
- O líder da célula delegou a aplicação do quebra-gelo a um outro irmão(ã)?
- Para ser observado antes ou depois da reunião da célula: O líder orientou o liderado quanto a forma de fazer o quebra-gelo, inclusive sugerindo qual deveria ter sido aplicado? (No início é importante ensinar, acompanhar e até indicar o quebra-gelo. A indicação por parte do líder serve, entre outras coisas, como um teste para o liderado. Ele recebeu bem a direção dada?)
- O tempo para o quebra-gelo foi respeitado? (lembre-se que são 5 minutos, mas se passar 1 minuto e o objetivo tiver sido atingido, não é problema)
3.4. NO LOUVOR - Jo 4:23-24
Há uma confusão na mente de algumas pessoas. Elas pensam que o momento do louvor é o momento de cantar, mas cantar e louvar não são sinônimos, pois nem tudo que se canta com a boca procede do coração e podemos louvar com outras formas de expressão como, por exemplo, a dança, a poesia, com declarações que fazemos ao nosso Deus, etc. O momento de louvor da célula não pode ser frio, seco, sem vida. Ao contrário, deve ser vivo, cheio de fé, intenso, com alegria e/ou quebrantamento, deve ser um momento em que nos lembramos que o Senhor é Deus. Esse Deus a quem louvamos e adoramos é o nosso Pai. Ele nos tornou Seus filhos por meio de Cristo e nos deu o Espírito Santo. Agora temos livre acesso à sala do trono, por isso louvamos de forma livre, como crianças diante do Pai, louvando a Ele, ao Filho e ao Espírito Santo. Aleluia!
O tempo para o momento do louvor é de 10 a 15 minutos.
ATENÇÃO: Sugerimos o uso do site de letras musicais www.letras.mus.br, ou o aplicativo que pode ser baixado em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.studiosol.player.letras.
O que observar?
- As músicas utilizadas foram as ministradas no culto de domingo?
- Se as canções utilizadas no momento do louvor NÃO foram às do último culto, pelo menos eram canções do repertório da Igreja? Eram conhecidas? Seguiram um padrão semelhante?
- As letras das músicas foram disponibilizadas ou foi utilizado um app como o LETRAS nos celulares?
- Quem conduziu o momento de louvor o fez de forma direta, isto é, orientou como as pessoas deveriam se comportar (por exemplo: “Aplaudam ao Senhor porque Ele é bom.”; “Levantem suas mãos e declarem...”, etc)?
- Ou quem conduziu o louvor usou a forma indireta (dirigindo-se a Deus, por exemplo: “Senhor, eu te aplaudo porque Tu és digno de...”; “Tu és a minha alegria e satisfação, Senhor.”, etc)?
- Havia uma caixa de som para executar as músicas?
- Havia alguém que tocasse e cantasse na célula para conduzir a adoração?
- O líder e os irmãos adoraram com intensidade? O líder ministrou aos irmãos durante as canções, motivando-os a louvarem com intensidade e liberando vida segundo a Palavra de Deus?
- O líder conduziu os irmãos a manifestarem os dons durante o tempo de adoração?
- Houve a manifestação de dons durante o louvor? (línguas, profecia, cura, etc)
- Alguém foi batizado no Espírito Santo?
- O ambiente de adoração foi contagiante?
- O tempo de louvor foi respeitado (10 a 15 minutos)?