Você se considera uma pessoa generosa? Esta pergunta vamos deixar pra você responder pra si mesmo, ok?
Mas por outro lado, o que significa generosidade? Talvez você tenha definições do tipo “é dar o que você tem a outras pessoas que precisam”, ou “colocar as necessidades dos outros antes daquelas de si mesmo” ou “compartilhar o que se tem” ou “ajudar” ou “a virtude de ajudar sem esperar nada em troca”, coisas assim.
A verdade é que a generosidade vai muito, muito mais além do que essas definições. Na verdade, em síntese, generosidade é a virtude de quem compartilha por bondade.
Ao generoso a bênção é garantida
A razão porque a generosidade é a chave para se viver uma vida abençoada é que as Escrituras nos ensinam que há uma generosidade maior garantindo a bênção. Você pode viver uma vida abençoada. A generosidade de Deus vai lhe garantir isso!
A promessa de Deus em provérbios, é muito clara: “A alma generosa prosperará!” Mas, essa promessa foi reafirmada pelo Senhor.
Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lc. 6:38.
Seja generoso a respeito de todas as coisas e não apenas a respeito de dinheiro. Seja generoso no julgamento, e você receberá generosidade quando for julgado. Se você é generoso para servir, então será generoso a quem servirem-no. Seja generoso para perdoar, confiar, respeitar, honrar e não pense apenas no dinheiro, mas tudo precisa chegar ao dinheiro. A verdadeira generosidade se revela no dar.
Ninguém pode viver feliz se está debaixo de maldição. Se você, intencionalmente, tem se colocado debaixo de maldição, não adianta orar para abençoá-lo. Nós nos colocamos debaixo da maldição quando não entregamos o dízimo. Você pode pedir oração o quanto quiser, mas não há como abençoá-lo se você decidiu viver debaixo da maldição que acompanha a avareza. Nossa falta de generosidade fecha as portas do céu, porque Deus não pode abençoar o que ele amaldiçoou.
Se você quer viver uma vida abençoada, você deve aprender a viver uma vida generosa! A glória de ser abençoado é se tornar uma bênção. Quando vivemos com gente generosa, nós somos também abençoados. O generoso quando passam pelo deserto, faz dele um manancial, um jardim do céu.
Mas o generoso também estabelece um padrão, ele mostra com sua atitude, como gostaria de ser tratado. Mais cedo ou mais tarde, vai chegar a sua vez de ser generoso com ele também. Alguém assim, nos prende com amor e nos leva a avançar pelo desejo de retribuí-lo, ou seja, nos força amorosamente à generosidade.
O generoso dá além do que o outro espera, surpreende, toca o coração com a sua oferta. O generoso sempre nos constrange, amorosamente. Quando ele percebe nossa necessidade, se apressa em suprir o que está ao alcance dele. Ou então, se ele não pode suprir, arruma meios de ajudar. Um amigo generoso nos prende, nos laça. Como é bom ter amigos generosos!
Você quer ser abençoado? Seja generoso. A sua oferta é o retrato instantâneo do seu coração. Fomos criados parecidos com Deus e uma das marcas do Pai é a generosidade. Essa marca precisa ser visível na sua vida.
A Bíblia diz que a mais bem-aventurada coisa, é dar do que receber. Deus espera que sejamos pessoas que contribuem, porque são generosas, porque se parecem com o Pai. A vontade de Deus é que Seus filhos se pareçam com Ele, porque dar faz parte da Sua natureza. Devemos simplesmente ser generosos. O novo nascimento gera esse tipo de gente, que possui, mas não é possuída pelo que tem.
A generosidade é o nível mais elevado de vida, porque generosidade transcende e está acima da justiça. Justiça é dar a cada um, o que lhe é de direito. Mas, generosidade é a atitude de abrir mão da posse de algo por se alegrar em repartir, em não reter. A generosidade é dar sem olhar para quem se está dando, sem olhar se a pessoa merece ou não, é uma atitude de completa liberdade.
O generoso mostra que não é escravo do dinheiro, é o único que demonstra, claramente, que Mamon não é o Deus da vida dele. O generoso demonstra liberdade e desprendimento.
Qual porcentagem de sua renda você consagra a ofertas que se possam chamar de generosas? É possível dar sem amar, mas é impossível amar sem dar. O caminho da bênção é a generosidade.