04-A graça de Cristo

Escrito em 02/03/2021
Edimilson B.da Conceição

O que é a graça de Cristo? Imagine você sentado em uma mesa com toda sorte de alimentos conhecidos no mundo, inteiramente para você e, eu ainda, tudo totalmente de graça! basta se servir.

Trata-se de uma imagem simples do que é a graça de Jesus. Cada alimento representa uma benção conquistada por Jesus e disponível para você. A única exigência é que você pegue e coma, esta exigência é agir pela fé.

Mais fascinante ainda é que Jesus não só preparou esta mesa, como ele é o próprio alimento. Toda a refeição deveria ser um lugar de desfrute. Assim, é através da intimidade com Cristo que você come os alimentos.

Esta mesa é completa, farta, abrangente com todos os nutrientes espirituais e naturais necessários para manter-se na vitória de Cristo sobre o pecado, sobre as enfermidades físicas e emocionais, sobre a pobreza, sobre o mundo e livre de toda maldição familiar. Promovendo alegria, paz, fé, amor e esperança em você.

Na língua portuguesa, algo de graça significa sem preço, gratuito e sem merecimento. Jesus pagou todo o preço por você, todas as bênçãos de Deus estão disponíveis totalmente de graça. Talvez você pergunte: Mas qual é a minha participação nisso tudo? Boa pergunta! Sua única participação é crer.

Querer que tudo foi realizado por Jesus e ao confessar que crê, você se alimenta. Muitos pensam que precisam fazer alguma coisa, mas a Bíblia ensina que você precisa apenas crer com o coração e confessar com a boca e, tudo se manifestará. Seu maior inimigo não é o diabo, mas a ignorância sobre o que é a graça de Jesus. Imagine que você tem uma herança, mas a desconhece, de que me adianta? A ignorância sobre a graça de Jesus fará com que você lute por algo que já é seu. A ignorância impede sua fé e alimenta a sua incredulidade e, esta, o conduzirá a derrota.

Sabendo disso, o diabo, o adversário, promover a situações totalmente contrárias ao que a bíblia afirma. Você será desafiado e entre verdade e fato. Fato e o que você sente e vê, verdade é o que a Bíblia diz. Por exemplo: Jesus habita em você, esta é uma verdade. Porém, muitas vezes, você sentirá que não. Pensará que ele te abandonou por causa dos acontecimentos que o diabo gerará ao seu redor, contra você. A Batalha é unicamente da Fé. Faça uma decisão de extrema qualidade, agora: eu crerei em toda a verdade escrita na Bíblia, amém.

Você foi completamente Perdoado de todos os seus pecados

Saber e crer que você foi Perdoado de todos os pecados passados presentes e Futuros trará uma tremenda ousadia para sua fé. O medo, a culpa e a condenação serão derrotadas em seus pensamentos e não conseguiram paralisar seu avanço.

Imagino que você esteja pensando: mas eu ainda cometo pecados. Sim, É verdade, Deus sabe disto, mas, mesmo assim, Ele não lhe atribui mais culpa, ele não julga mais o seu pecado, porque Ele já atribuiu a Jesus e o culpou na cruz, Foi por isso, que Jesus teve que morrer daquela maneira.

Pastor, quer dizer que os pecados que ainda cometerei jamais foram perdoados? Sim. Já foram. Foi na Cruz, mais de 2.000 anos atrás, que Jesus perdoou todos os seus pecados. Pense comigo, Isto vai te ajudar: quando Jesus foi crucificado, todos os seus pecados eram futuros! amém? Um perdão foi concedido lá atrás...glórias a Deus!

Jesus foi o teu substituto na cruz tudo o que se referia a sua vida pecaminosa foi colocado sobre ele. Veja esse texto e complete com as palavras entre parênteses. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele mesmo foi traspassado pelas nossas___________ e moído pelas nossas_________; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas_________ fomos sarados. (transgressões, iniquidades, pisaduras) Isaias 53:4-5.

Ele tomou sobre si, Ele levou, Ele concluiu a obra da salvação. Ele mesmo levou, sobre se, todas as nossas culpas, pecados, transgressões, iniquidades e enfermidades.

Você sabia que, até na lei do Brasil, não se pode condenar ocupado duas vezes pelo mesmo crime? Uma vez que alguém pagou uma dívida, não pode se cobrá-la novamente. Trata-se de uma lei Divina também. Por isso, Deus não pode culpar mais você de seus pecados, porque Ele já culpou a Jesus, seu filho amado. Jesus não tinha pecado, ele assumiu os seus. Ele não tinha enfermidade, ele assumiu as suas. Ele não tinha maldições, ele assumiu as suas. Ele levou tudo na cruz.

Mesmo agora, quando você comete pecados, o culpado já não foi julgado e você é declarado inocente. Isto é incrível, é a graça de Jesus.

Quando Jesus se tornou homem Como nós, vestindo a “nossa humanidade” ele estava assumindo o lugar da criatura. Desta maneira, Ele pode nos representar e substituir diante de Deus.

Porque pela__________ sois salvos, mediante a_________; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. (graça, fé) Efésios 2:8-9.

Perceba, neste texto, que você foi salvo pela graça, mediante a fé. Sua salvação é a porta de entrada para um novo estilo de vida, ou uma nova forma de se relacionar com Deus. Assim, todas as realidades conquistadas por Jesus para você, são obtidas unicamente pela graça, mediante a fé. Graça é o que Ele fez, fé é o que você crê.

Se você precisa de paz, ela é obtida pela graça, mediante a fé. Se precisa de cura para seu corpo é pela graça, mediante a fé. Se precisa de dinheiro é pela graça, mediante a fé. Tudo, absolutamente tudo, é: PELA GRAÇA MEDIANTE A FÉ. Você entendeu?

O texto ainda diz: “não é por obras”. Obras é tudo aquilo que você faz. Por exemplo, se você precisa de cura física e, para obtê-la, pensa que precisa praticar alguma boa ação, isto é “obra” e a salvação de Cristo, na cruz, não pode operar em você. Agindo assim, você substitui a obra de Cristo pela sua obra. E, você não pode obter nada de Deus senão for: PELA GRAÇA, MEDIANTE A FÉ. Você entendeu mesmo? Outra maneira de dizer isto é: “obra é mérito humano, enquanto graça e mérito de Cristo”. se você substituir o “mérito de Cristo” pelo “seu mérito” não obterá o milagre de Deus. A única obra aceita por Deus é obra de Cristo. Só Ele é digno de todo o mérito.

As obras humanas são contrárias à fé. No mundo somos ensinados a conquistar, agir e obter o “mérito” para termos as coisas. Mas no reino de Cristo, o mérito é de Cristo e nunca pode ser nosso. Isto é estranho para o pensamento comum, não é? Porém, é nisto que está o segredo para você receber o favor de Deus. Sua única “obra” é Crer que Jesus fez tudo por você e agora, de graça é seu.

A graça também é sinônimo de “favor e imerecido”. Imerecido é aquilo que você “não merece”. Se tentar merecer, então não é graça.

Desista do pensamento: “o que preciso fazer para merecer a benção de Deus?”. Você e eu nunca merecemos nada. Tudo é de graça, pela graça de Jesus. Apenas creia de todo o coração. Porque Deus fez assim? Porque ele sabia que não conseguiríamos cumprir sua justiça, então Jesus veio e a cumpriu para nós. É fruto de seu amor.

O favor de Deus vem sobre aquele que sabe que não merece. Marque aquilo que você compreendeu

( ) Não preciso saber sobre as verdades da Bíblia;

( ) Jesus realizou tudo por mim, basta crer e, assim, receberei;

( ) preciso fazer obras de caridade para obter o favor de Deus.

VIVENDO NA NOVA ALIANÇA

A Bíblia tem dois testamentos: o velho e o novo. Também são chamados de alianças: a velha e a nova.

Na velha aliança, a lei de Deus foi entregue aos homens e, a partir deste momento, o relacionamento entre o homem e Deus era através desta lei. A essência da lei era: se o homem obedecesse, então receberia a benção de Deus, teria o seu favor. Por outro lado, se o homem desobedecesse receberia a maldição. Muito fácil de entender, você não acha? Vamos tomar as leis de trânsito, como exemplo. Numa rodovia que não existe nenhum limite de velocidade, você poderia correr à vontade. Uma vez que a lei estabelece um limite de velocidade você está restrito a ela. Se a ultrapassar será punido. Assim funciona com a lei de Deus: obediência traz bênçãos, desobediência traz maldição.

O exemplo bíblico, em Romanos 4:4-5, de dois trabalhadores, é impressionante: Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como______, e sim como dívida. Mas, ao que não trabalha, porém, crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como Justiça. (favor)

Vamos compreender melhor o texto. Existem dois trabalhadores. Um trabalhou todos os dias e cumpriu suas metas, logo, ele tem mérito de receber o salário. Tal salário, não é favor é dívida, certo? Agora, o segundo trabalhador não trabalhou e, mesmo assim, recebeu o salário. A Bíblia afirma que este recebeu favor. Por mais impressionante e absurdo que isto seja para o nosso pensamento, é a verdade da Graça de Jesus Cristo.

Qual a única condição para este trabalhador (que não trabalhou) receber o salário (não merecido, por sinal)? Foi crer naquele que justifica a ele, o ímpio - do texto bíblico. Crer é ter fé. Deus é justificador. Nós somos os trabalhadores, podemos obter o salário por mérito ou pelo favor de Deus. De qual maneira você prefere receber? Você pode me dizer: “pastor, isto não parece ser justo?

Não entendo”. Que bom que perguntou.

À primeira vista, parece mesmo. Como Deus pode justificar e favorecer o ímpio? Afinal ele é ímpio! A chave para isto é saber que Jesus trabalhou por você. Você e eu, somos o tal ímpio que Ele justificou, porque cremos que Jesus trabalhou em nosso lugar. Hoje o salário foi liberado, basta sacá-lo pela fé.

Certa vez, Perguntaram para Jesus: “Que faremos para realizar as obras de Deus”? E Jesus, respondeu: “A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado”. Isto está escrito em João 6.28-29. A única obra de Deus é: Creia em Jesus. Se você quer fazer algo, quer realizar alguma obra, a obra é: “Creia que Jesus fez tudo por você”. Fantástico! Incomparável! Isto é a graça de Jesus.

 

CONCLUSÃO MEMORIZANDO – 5ª semana

  • Instrução: - responda às perguntas e anote suas dúvidas numa folha em branco. Depois converse com o seu anjo da guarda, deixando com ele suas respostas.

1. É verdade que Jesus realizou tudo por mim e agora eu obtenho tudo pela graça mediante a fé?

( ) Sim ( ) Não

2. Se eu não tenho mais os pecados diante de Deus, Então posso ficar à vontade?

( ) Sim ( ) Não

3. A ignorância é o meu maior inimigo?

( ) Sim ( ) Não

4. O favor de Deus é obtido unicamente pela fé na obra consumada de Jesus?

( ) Sim ( ) Não

5. O que eu vejo e sinto é um fato. Porém, vou Crer na verdade da palavra de Deus?

( ) SIM ( ) Não

6. Minha vitória já foi conquistada por Jesus. Agora basta crer e confessar que ela se manifestará?

( ) SIM ( ) Não

7. Eu fui justificado por Deus, mesmo não tendo feito nada para merecer?

( ) SIM ( ) Não

8. Em cristo eu já Venci todas as coisas?

( ) SIM ( ) Não

9. Conforme aprendido aqui nesta lição, através do que você pode alimentar-se das coisas do céu?

10. Qual é o seu maior inimigo?

11. De quantos pecados você foi perdoado na cruz a 2.000 anos atrás?

12. Qual é a única obra que Deus aceita?