Descobrindo seus Dons Ministeriais

O propósito deste artigo

Esclarecer a importância do papel de cada membro no corpo de Cristo:

  • Ajudar cada irmão a descobrir seu chamado e seus dons espirituais/ministeriais, e
  • Ensinar como usá-los no contexto da Igreja Local.

VOCÊ É IMPORTANTE NO CORPO DE CRISTO

A nossa Igreja Local conta com você. Você é uma parte importante do corpo de Cristo. Nunca deixe o maligno lhe enganar dizendo que você não vale nada e não serve para nada. Você tem uma parcela de contribuição a dar que é muito significativa para o Reino. Ao dar essa contribuição pessoal, você realiza os sonhos e o propósito de Deus para a Sua Igreja, o que fará uma grande diferença em nossa geração.

CADA UM FAZENDO A SUA PARTE

Se um integrante da igreja falhar em cumprir a sua parte, ou deixar de usar os seus dons, o corpo todo é prejudicado. Você foi chamado para servir e não apenas para congregar, pois não existe o dom de congregar. A melhor maneira de a igreja funcionar bem como um corpo, é colocar as pessoas certas nos lugares certos. E procurar alocar cada membro da comunidade de acordo com o seu chamado ministerial (paixão ou encargo), e dons ministeriais. Sempre temos que ter em vista: servir uns aos outros, o desempenho dos santos, e o crescimento da igreja. É um fato que o integrante da igreja cresce e frutifica mais no serviço para Deus quando serve e atua nas áreas relacionadas com seus dons e chamado ministerial.

DESCOBRINDO SEU CHAMADO

Deus nos criou distintos e diferentes e, colocou dentro de cada pessoa um interesse e um desejo por uma determinada tarefa ou atividade. Isto é o que definimos como chamado ou encargo ministerial. O chamado é dado por Deus para cada discípulo, a fim de definir onde devemos servir no corpo. O chamado já está dentro de você. Você só precisa descobrir qual é seu chamado, normalmente se trata daquilo por que você mais se interessa e para que é naturalmente atraído. Aquilo sobre o que você poderia ficar conversando até tarde da noite.

Em geral seu chamado está voltado a ajudar algum grupo de pessoas como crianças, casais, jovens, universitários, prisioneiros, etc., ou está relacionado com atividades e experiências que trazem a você um sentimento de realização pessoal e de utilidade. À medida que você vai servindo o corpo e o tempo vai passando, fica cada vez mais definido e claro dentro de você, e evidente para os outros que estão a sua volta, qual é o seu chamado. Precisamos identificar qual é o nosso chamado (paixão/encargo), pois mesmo que uma pessoa seja um bom seguidor de Jesus, mas atuando no lugar errado, vai produzir resultados insatisfatórios.

DESCOBRINDO SEU DOM

Tal como recebemos um chamado e devemos descobrir qual é, assim também recebemos dons do Senhor e precisamos descobrir quais são eles. Nossos dons estão intimamente ligados ao nosso chamado. Vamos entender neste ponto o que é um dom.

  • Dons são capacitações ou habilidades especiais distribuídas pelo Espírito Santo a cada discípulo de Jesus de acordo com a soberania e graça de Deus, visando a um propósito proveitoso no corpo de Cristo, que é a Igreja (I Coríntios 12:7).

Todos os dons são dados soberanamente por Deus como Lhe apraz, diz a Palavra. Mas a Bíblia também nos encoraja a pedir e buscar os dons (I Coríntios 12:11,18 e 31). Todo seguidor de Jesus recebe pelo menos um dom espiritual/ministerial e tem pelo menos uma função para desempenhar no corpo (Mateus 25:15). Cremos que todo discípulo é um ministro e, portanto, tem um ministério - (I Pedro 4:10). O seu dom é normalmente identificado pela facilidade com que você realiza algumas atividades e pelos resultados e frutos das suas realizações. Comece, por exemplo, procurando saber dos resultados das suas orações pelos doentes. Observe sobre a facilidade e prazer com que você realiza determinadas atividades.

OS DONS SÃO DIVERSOS

Deus selecionou cuidadosamente o dom e o lugar de serviço no Seu Corpo que você vai serví-Lo. Foi Ele quem preparou você, não é nossa escolha. Os dons são dados por desígnio de Deus, e é isso que nos torna especiais e únicos. Nossa diferença em relação a outros irmãos é o propósito de Deus. Por isso, ninguém é mais importante que o outro, porque tem um dom diferente. Todos os dons são necessários e importantes. Não ha diferença de valor e importância entre quem tem o dom de curar e o que tem o dom de ensinar. Os dons são diversos, mas são dados pelo mesmo Espírito e tem sempre a mesma finalidade: servir e edificar a igreja para a glória de Deus. Vamos ver alguns dons mencionados na Bíblia.

A) I Coríntios 12:8-10 - Palavra de sabedoria / Palavra de conhecimento / Fé / Dons de curar / Operações de milagres / Profecia / Discernimento de Espíritos / Variedades de línguas / Interpretação de línguas.

B) I Coríntios 12:28 - Apóstolos / Profetas / Mestres / Operadores de milagres / Dons de Curar / Socorro / Governo / Variedades de línguas.

C) Romanos 12:6-8 - Profecia / Ministério / Ensino / Exortação / Contribuição / Liderança / Misericórdia.

D) Efésios 4:11 - Apóstolos / Profetas/ Evangelistas / Pastores / Mestres.

E) I Pedro 4:9-10 - Hospitalidade.

POR QUE RECEBEMOS OS DONS

Deus nos dá os dons visando a um fim proveitoso, ou seja, os dons espirituais/ministeriais têm somente a seguinte finalidade: Glorificar a Deus, servindo melhor o Corpo de Cristo no chamado que recebemos. Não visando nosso benefício próprio, nem para nossa projeção pessoal, e nem para nossa glória. A razão de ser dos dons é o serviço. Por isso não se recuse a servir na área que Deus lhe capacitou.

CONCLUSÃO

Você venceu uma etapa muito importante na sua caminhada com Jesus. Parabéns! Isto é só o começo. Se você ainda não começou a servir na vida da Igreja Local, a nossa Família Batista da Paz, deve começar o mais rápido possível. Há também nossos cursos na Escola Bíblica, o qual você está convidado a começar. Não pare de crescer! Nosso alvo é: A estatura de varão perfeito, até “ser Cristo formado em nós.” Deus te abençoe poderosamente!