O TRATO COM O VISITANTE NA CÉLULA
- COMO AGIR?
- Não mude a reunião por causa dele.
- Não seja apelativo, principalmente se houver apenas um visitante.
- Não se apresse em evangelizá-lo. Deixe que ele estabeleça amizades na célula.
- Não faça perguntas que o deixem embaraçado.
- Não pregue exclusivamente para ele.
- Todos devem ser apresentados ao visitante.
- Forneça a ele as letras das músicas, quando houver.
- Anote seu nome e telefone para uma visita durante a semana.
- Faça uma pequena explanação do que é uma célula ao visitante e pergunte a ele se quer receber oração dos membros.
- Convide-o para voltar na próxima semana.
- COMO AGIR DURANTE A SEMANA?
- O líder deve informar-se mais sobre o visitante com quem o trouxe.
- Dê ao visitante um cartão em nome da célula.
- A pessoa que trouxe o visitante deve continuar mantendo contato com ele, convidando-o para a próxima reunião.
- O líder ou alguém designado deve fazer uma ligação para ele, agradecendo a sua visita e convidando-o novamente para a próxima reunião.
- Ore todos os dias pelo visitante.
- VISITAS DE CONSOLIDAÇÃO
Uma célula que não visita efetivamente dificilmente se multiplicará. As células recebem a cada semana cartões com o nome de pessoas que se decidiram no domingo anterior e elas próprias também recebem visitantes a cada semana. Cada um desses visitantes do culto de celebração ou da reunião da célula devem ser visitados na semana seguinte. A visita não deve ser feita apenas pelo líder, mas todos os membros da célula devem ser envolvidos.
- Estabeleça um horário definido para fazer visitas - O melhor é termos em nossa agenda um tempo separado para fazer visitas. Precisamos vigiar esse tempo porque o inimigo tentará nos manter cheios de atividades nesse horário.
- Esteja limpo e bem arrumado - Não deixe que a sua aparência impeça as pessoas de virem a Cristo. Esteja limpo e bem arrumado. A aparência é fundamental no evangelismo.
- Leve consigo um Novo Testamento - Não use uma Bíblia de estudos de sete quilos. Isso pode intimidá-lo. Use uma Bíblia de bolso ou um Novo Testamento pequeno. Ou use o celular mesmo.
- Saia em duplas - Jesus enviou os seus discípulos de dois em dois. Nunca vá fazer uma visita sozinho. Além de evitar a aparência do mal, quando saímos em duplas, um estimula o outro.
- Deixe que apenas uma pessoa fale - É terrível quando duas pessoas tentam falar ao mesmo tempo. Deixe que apenas um fale e o outro deve concordar e interceder.
- Saia em fé e cheio do Espírito - Tenha uma atitude positiva. Creia que o Espírito já está operando na vida do novo convertido. O Espírito Santo vai inspirá-lo nas palavras que você deve falar. Por isso, não visite sem antes colocar a pessoa diante de Deus, em oração.
- Seja gentil - Não fique usando o tempo todo a linguagem religiosa. Cuidado para não dizer demais “glória a Deus” e “aleluia”. As pessoas se sentem intimidadas com isso. Seja sempre cortês e nunca discuta com as pessoas que estiver visitando.
- Seja um bom ouvinte - As pessoas sempre querem compartilhar alguma luta ou dúvida. Ouça bastante. Quando ouvimos, valorizamos as pessoas e as conquistamos. Além disso, ao ouvir, você capta informações a respeito das necessidades delas e assim pode aplicar melhor a mensagem do evangelho.
- Seja cauteloso para entrar na casa - Não precisamos necessariamente entrar na casa. Nós podemos ficar na garagem, na varanda ou até no portão. As pessoas às vezes se constrangem com a sua casa por estar desarrumada ou algo assim. Seja sensível a isso.
- Mantenha o objetivo da visita - Não se perca em discussões de doutrinas controversas ou opiniões. Não critique outras religiões ou igrejas. Não tente ter resposta para tudo, apenas se mantenha no ponto central do evangelho, que é a salvação em Cristo.
- Use uma mensagem simples - Use as quatro leis espirituais da Cruzada Estudantil. Elas são simples e fáceis de memorizar. Mas, se preferir, siga outros modelos. Uma progressão simples de versículos para salvação é encontrada em Romanos (3.23; 6.23; 5.8 e 10.13).
- Faça sempre um apelo no fim - Pergunte à pessoa se ela iria para o céu se morresse hoje. Convença-a a confessar a Cristo como Senhor e Salvador.
- Convide a pessoa para ir ao prédio de celebração e à célula - Quando ela for à igreja, sente-se ao seu lado durante o culto. Vá à frente com ela no momento do apelo. Convide-a para estar em sua célula.
- Dê algum material da igreja - Sempre fornecemos material para ser dado ao novo convertido. Use-o como um presente. Assim, as pessoas se sentirão valorizadas e se abrirão para voltar à célula.
- Mantenha contato - Envie uma mensagem durante a semana e ligue para ela no dia da reunião da célula. Não tenha receio de parecer insistente, lembre-se de que é a vida eterna dela que está em jogo.
Prs.Edimilson e Marta Conceição