4ª. Ministração na Casa de Paz

Escrito em 19/02/2024
Edimilson B.da Conceição

FAMÍLIA DE DEUS E OBEDIÊNCIA

Texto: Marcos 3.20-21; 31-35

“E foram para uma casa. E afluiu outra vez a multidão, de tal maneira que nem sequer podiam comer pão. E, quando os seus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si. (Marcos 3:20-21)

Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar. E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram, e estão lá fora.E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe.” (Marcos 3:31-35)

Introdução: Este texto é muito interessante, novamente o cenário é uma casa onde Jesus está, ainda no começo do seu ministério. Naquele momento, uma parte de seus parentes não acreditavam nele, achando-o louco, por sair pregando e fazendo discípulos. O que podemos aprender com este texto?

1) Conquistar a nossa família é um desafio que exige firmeza e perseverança – Marcos 3.20-21

No começo do seu ministério aos 30 anos nem mesmo a família de Jesus acreditava que Ele era o Messias (O enviado de Deus). Muitas vezes enfrentamos alguns problemas por abraçar a fé. O que devemos fazer em situação assim? Desistir? Tentar impor a nossa fé aos outros de qualquer maneira? Não! Devemos nos manter firmes, seguros em nossa aliança com Deus e cercados de pessoas que podem fortalecer a nossa fé. Este foi o segredo de Jesus. Quando os seus familiares não aceitavam o seu ministério Ele permaneceu fazendo a vontade do Pai. (João 7:3-5).

2) Para Jesus sua família são os que se envolvem com Ele – Marcos 3.31-34

Quando Jesus reage assim, sua intenção não era desprezar os seus familiares naturais (que ficaram do lado de fora esperando uma atenção formal), mas mostrar àqueles que priorizam relacionar-se com Ele, que esses são Sua verdadeira família. A Bíblia nos ensina que só nos tornamos filhos de Deus quando recebemos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas. (João 1:11-13)

Uma marca de família é relacionamento. Quem não se abre para relacionar-se profundamente com Deus e com os irmãos não está vivendo em família.

3) Uma característica inconfundível daqueles que fazem parte da família de Deus é a obediência – Marcos 3.3

Aqui temos uma importante afirmação de Jesus. Sua verdadeira família é composta por aqueles que fazem a vontade do Pai, ou seja, obedecem à Palavra de Deus. Muitas pessoas têm fé, dizem amar a Jesus, mas não se submetem a Ele. Segundo a Bíblia, esta fé é morta, não tem poder algum. Lucas 6.46; Tiago 2:17-19)

CONCLUSÃO: Fazer parte da família de Deus é um dos primeiros passos para abençoarmos nossas famílias. Ainda que no começo nossa fé seja rejeitada, se perseverarmos como fez Jesus, veremos os nossos entes queridos se achegando a Deus e sendo alcançados pela benção. Porém, a principal lição que aprendemos hoje é que a obediência é a marca que autentica a nossa fé e nos coloca na posição de filhos de Deus.

Compartilhamento:

  1. Você já ouviu um ditado que diz: “santo de casa não faz milagre”? O que você acha?
  2. Assim como Jesus ganhou a sua família, Deus também quer usar você para abençoar toda sua casa. Você está disposto a ser usado por Deus? Como isso pode acontecer?
  3. Sempre que Deus quer abençoar uma casa, ele escolhe uma pessoa da família para ser a porta. Quem hoje em sua família você acha que é a pessoa mais apropriada para ser essa porta de salvação para toda a casa?