2ª. Ministração na Casa de Paz

Escrito em 19/02/2024
Edimilson B.da Conceição

LUGAR DE CONVERSÃO

Texto-chave: Lucas 19:1-10

INTRODUÇÃO - A partir de hoje vamos começar a estudar na Bíblia o que acontece quando Jesus entra numa casa. Nossa primeira história é a de Zaqueu, um cobrador de impostos que havia enriquecido às custas da desonestidade e que, por isso mesmo, não era bem visto pelo seu povo. Entretanto, Zaqueu teve a oportunidade de conhecer Jesus ao levá-Io para sua casa. O que aconteceu como consequência desse encontro foi o que chamamos de conversão. Vamos procurar tirar as principais lições dessa história para que, ao final desta reunião, Jesus possa alegrar-se mais uma vez, dizendo: "Hoje veio salvação a esta casa!"

1. ZAQUEU TINHA UM DESEJO INTENSO DE CONHECER JESUS, POR ISSO ELE VENCEU TODOS OS OBSTÁCULOS - Lucas 19:1-4

 Muitas pessoas esperam que o Senhor as abençoe, mas não estão dispostas a pagar um preço para isso. Zaqueu não. Ele tinha muitos empecilhos para chegar até Jesus: seus limites naturais (era de pequena estatura), a barreira da multidão e o próprio rótulo que as pessoas lhe davam como consequência de sua vida desonesta eram argumentos para que ele não tivesse um encontro com Cristo. Mas Zaqueu estava decidido e por isso venceu todos os problemas, inclusive expondo-se ao ridículo de subir numa árvore. Foi certamente essa postura que chamou a atenção de Jesus para a vida dele. Nós também precisamos demonstrar o quanto queremos o Senhor. Uma maneira de fazê-Io será assumirmos o compromisso de estar aqui juntos por cinco semanas a partir de hoje, buscando sua presença.

 2. JESUS, QUE CONHECIA ZAQUEU, REVELOU O DESEJO DE ENTRAR EM SUA CASA - Lucas 19:5

Que surpreendente o fato de Jesus, sem nunca ter visto Zaqueu, chamá-Io pelo nome diante de uma multidão e dizer que queria ficar em sua casa! Porque Ele fez isso? Em primeiro lugar, porque conhece o nosso coração e nos vê além dos nossos rótulos. Em segundo lugar, porque Jesus percebeu atitude em Zaqueu, uma vez que ele estava em cima de uma árvore para vê-Io. Isso nos ensina que pessoas passivas não chamam a atenção do Senhor. Precisamos manifestar nossa fé! Em terceiro lugar, o desejo do Senhor é mudar, não apenas nossas vidas, mas nossas famílias. Por isso Ele propõe entrar em nossas casas.

3. ZAQUEU DEMONSTROU PRONTIDÃO E ALEGRIA EM RECEBER JESUS, A DESPEITO DO QUE OS OUTROS PENSAVAM - Lucas 19:6-7

Muita gente fica insegura em receber Jesus e assumir a fé. Pensam no que os outros vão dizer, apegam-se à sua agenda e a seu conforto e fecham a porta para o Senhor. Zaqueu, porém, ao ouvir a proposta de Jesus de ficar em sua casa, apressou-se e o recebeu cheio de alegria. Embora as pessoas o reprovassem, ele viu naquela oportunidade a chance de sua vida e não pensou duas vezes. Ele era um "filho da paz" e estava disposto a fazer de sua casa uma "casa de paz"

4. O IMPACTO DA PRESENÇA DE JESUS TEM QUE MUDAR AS NOSSAS VIDAS - Lucas 19:8

 A presença santa de Jesus deve nos constranger ao arrependimento. Ele entra em nossa vida e em nossa casa, não para deixar as coisas como estão, mas para provocar uma conversão, uma mudança de direção. Infelizmente, muitas pessoas receberam Jesus em suas casa, mas não decidiram mudar de vida. Até então, César, o imperador romano, era seu senhor e o levava a pecar. Agora ele estava se convertendo a Cristo e sua decisão de tornar-se um abençoador de vidas (não mais um usurpador) e de restituir àqueles a quem havia prejudicado demonstra que ele passou a ser um novo homem

 5. A SALVAÇÃO É O MAIOR MILAGRE QUE PODE ACONTECER - Lucas 19:9-10

Muitas vezes buscamos a Deus por causa de enfermidades, problemas familiares, financeiros, enfim, para que ele supra nossas necessidades. Entretanto, a obra mais importante do Senhor na vida de um homem é a salvação, pois daí se abre a porta para todas as outras bênçãos. Foi por isso que Jesus se alegrou tanto. Ele veio salvar quem está perdido!

CONCLUSÃO: Zaqueu teve a vida mudada ao receber Jesus em sua casa. Ele não titubeou em relação à sua fé. Cada um de nós precisa manifestar a mesma atitude de não apenas levar Jesus para nossos lares, mas assumi-Io como Senhor das nossas vidas, arrependendo-nos dos nossos pecados e recebendo a salvação.