4ª Um pacto de amor

Escrito em 19/02/2024
Edimilson B.da Conceição

  • PASTORAL-QUEBRA-GELO: Cada membro da célula fala o seu nome e uma qualidade com a primeira letra do seu nome. Ex: o primeiro diz Pedro-perseverante. O 2º diz Lucia-linda e assim por diante. O ultimo terá que dizer o nome de todos e as qualidades.?”
  • PROFÉTICO-LOUVOR: Todo ser que respira, louve ao Senhor! Vamos Louvá-lo!? (Não esqueça das cópias).

I João 3.16

Talvez você nunca tenha atentado para isso, mas o preço para ser genuinamente Igreja é dar a vida pelos irmãos, pois só demonstramos que conhecemos o amor quando nos dispomos a dar a nossa vida pelos nossos irmãos. Fazer parte da igreja de Jesus Cristo, é entrar em aliança com os irmãos. É ter a sua alma unida a deles.

Até porque o nosso crescimento espiritual depende de três coisas: compromisso, relacionamentos e disciplina. Sem compromisso e sem alianças não podemos edificar verdadeiramente a Igreja. Sem compromisso mútuo, a célula não pode existir. E mostramos nosso compromisso com Deus, quando temos compromisso com os nossos irmãos. O mundo precisa ver este compromisso de amor entre nós (João 13:35). Vamos ser uma equipe de aliança? Uma equipe comprometida uns com os outros? Todos estão dispostos hoje a tomar a decisão de amar os irmãos incondicionalmente? Se sim, então façamos juntos essa confissão: (repetir juntos)

 

O PACTO DA LEALDADE (Cl 3.12-14)

“Eu escolho amar, edificar e aceitar cada um dos meus irmãos e irmãs, não importa o que digam ou façam. Eu escolho amá-los do jeito que eles são. Nada do que fizeram ou fizerem no futuro vai me impedir de amá-los. Posso não concordar com suas ações, mas irei amá-los e fazer tudo para suportá-los, lhes dando suporte, pela graça de Deus que habita em mim.”

O PACTO DA HONESTIDADE (Ef 4.25-32)

“Eu me comprometo a não esconder como me sinto a respeito dos irmãos, mas vou procurar, no tempo de Deus, conversar francamente e diretamente com eles de modo amoroso e perdoador para que eles não fiquem desanimados e para que as nossas dificuldades mútuas não se transformem em amargura. Eu me comprometo a falar a verdade em amor (Ef 4:15). Vou procurar expressar minha honestidade de maneira sincera, mas com mansidão e gentileza, sempre procurando viver em paz com cada irmão.”

O PACTO DA TRANSPARÊNCIA (1Jo 1:6-7)

“Prometo me empenhar para me tornar uma pessoa mais aberta, abrindo minhas lutas, minhas alegrias e minhas dores para a minha célula e o meu grupo de discipulado. Reconheço que não posso caminhar sozinho e que não vou conseguir nada sem a ajuda de irmãos. Eu preciso dos meus irmãos. E quero sempre deixar claro a todos eles o quanto aprecio a sua amizade e apoio. Rejeito toda vida dupla e todo pecado oculto. Eu decido andar na luz com meus irmãos”.

O PACTO DA ORAÇÃO (2Ts 1:11-12)

“Eu faço um trato de orar por cada membro da minha célula e do meu grupo de discipulado. Creio que meu amor e tolerância vão crescer na medida em que oro por eles. Eu sou companheiro de jugo dos meus irmãos, por isso decido ajudá-los a levar seus fardos em oração. Eu faço o pacto de lutar as suas guerras em oração e ser para eles retaguarda contra o inimigo”.

O PACTO DA SENSIBILIDADE (Pv 18:24)

“Eu me comprometo a fazer tudo que estiver ao meu alcance para ouvi-lo, conhecê-lo e compreendê-lo. Prometo ser sensível a você e aos seus problemas e também esforçar-me para livra-lo do desânimo e do isolamento Eu me comprometo a lutar nas guerras em que você passar”.

O PACTO DA DISPONIBILIDADE (At 2:44-47)

“Na hora da crise, eu estou aqui se precisarem de mim. E em conjunto com meus irmãos e de acordo com as orientações da liderança da Igreja Batista da Paz, me disponho para ajudar a suprir as necessidades que tivermos em nossa equipe. Não quero fugir no dia da luta, mas quero estar ao lado de vocês.”

O PACTO DA CONFIANÇA (Pv 10:19 e 12:23)

“Prometo manter em segredo tudo o que for compartilhado dentro de nosso grupo de discipulado, de modo a termos uma atmosfera de confiança e transparência. Eu entendo que devo me submeter ao meu  líder de célula e que ele se submete ao seu supervisor que presta contas ao pastor que, por sua vez, vai prestar contas ao Pastor maior - Jesus Cristo, o Senhor! Contudo, sei que estou liberado para compartilhar o que for necessário com o pastor da Igreja.”

O PACTO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS (Ez 3:16-21 e Mt 18:12)

“Eu faço o pacto de estudar os materiais de treinamento dos quais a igreja na casa se utiliza para o crescimento e treinamento dos discípulos. Dou a vocês o direito de me questionarem, confrontarem e desafiarem em amor, quando estiver falhando em algum aspecto na minha vida com Deus, família, devocional, crescimento espiritual em geral ou algo semelhante. Confio que vocês buscarão ser guiados pelo Espírito Santo quando o fizerem. Recuso-me a ficar melindrado e a ter uma reação carnal. Eu declaro que preciso da sua correção e repreensão para crescer, até alcançar a estatura espiritual de Cristo.

O PACTO DA ASSIDUIDADE (Hb 10:25)

“Eu reconheço a importância da reunião com os irmãos na célula e com toda a igreja. Sou edificado quando estou com meus irmãos. Não entristecerei o Espírito, nem impedirei o Seu trabalho na vida dos meus irmãos pela minha ausência. Diante disso, somente com a permissão dEle, em oração, vou considerar minha ausência uma possibilidade, isto é, um caso de emergência. Sendo assim, estando impossibilitado de comparecer vou comunicar meu líder de célula, para que todos os membros do grupo saibam porque estou ausente e orem por mim”.

O PACTO DA CONQUISTA (Mt 28:19-20)

“Eu faço hoje o pacto da conquista da nossa geração. Declaro que me empenharei em oração, contribuindo e liderando para que o reino de Deus avance em nossa cidade. Da mesma forma que me sacrifico pelos meus irmãos, faço o compromisso de jejuar e buscar por todos os meios a multiplicação da minha célula. Vou dar o máximo para trazer visitantes e também consolidá-los depois de convertidos. Não vou me preservar e nem criticar meus líderes por causa da visão da conquista e da multiplicação”.

Precisamos lembrar que estes pactos estão todos baseados em nosso caráter e no empenho de nossa palavra. Precisamos, agora, demonstrar lealdade aos irmãos como parceiros de aliança. Deus nos está chamando à lealdade. Vamos colocar lealdade em nosso vocabulário. Vamos demonstrar integridade diante dos nossos irmãos! Que as pessoas percebam que não zombamos uns dos outros publicamente, nem expomos os defeitos de nossos irmãos para os outros. Nós cobrimos a nudez do nosso irmão, nós nos colocamos ao seu lado, identificando-nos com ele. Podemos confrontá-lo em casa, mas lutamos a favor dele lá fora. Não o expomos diante do mundo e do inimigo. Amém?

COMPARTILHAMENTO COM TODOS JUNTOS

  • Celebrar uma ceia de unidade e cantar a música "eu sei que foi pago um alto preço" (Asaph Borba), e depois de mãos dadas em circulo, façam o momento de oração conforme instrução a seguir! Para esta música, <CLIQUE AQUI>.