02 - Nossas Declarações

Escrito em 27/05/2022
Edimilson B.da Conceição


01 - Nossa Visão - como nos vemos no futuro, amanhã!

“Nosso encargo é conectar e restaurar gerações, construindo um futuro”. Este é o nosso “slogan”, a nossa declaração de propósito. A primeira parte dele diz que nosso encargo é conectar e restaurar gerações.

  • O que é conectar gerações? É ligar, alcançar, unir, juntar, prender, atar, amarrar, agregar, vincular, ajuntar, relacionar, associar, atrair, ganhar pessoas de todas as idades, queremos abraçar os pais, as mães, os tios, os mais velhos, os mais jovens, os avós, as crianças, em outras palavras, pessoas de todas as gerações. Desde a grande Geração (os nascidos antes de 1928), a geração Silenciosa (de 1928 a 1945), a Baby Boom (de 1946 a 1964), a geração X (de 1965 a 1980), a Y (1981 a 1996), a Z (de 1997 a 2010) e a Alfa (apartir de 2010).

Isso mesmo, queremos ser uma igreja de CONEXÕES, não queremos deixar ninguém de fora, pois são preciosos pra Deus, custaram o sangue inocente de Jesus.

  • E o restaurar gerações? É restabelecer os princípios e valores de Deus, trazer curar, recuperar, restabelecer, restituir, reedificar, reconstruir, reparar, recompor, revigorar, renovar, reanimar, reforçar a base estrutural das nossas famílias. Tocando a vida de cada uma destas pessoas de tal maneira, que as mesmas se tornem referências no ambiente onde estão inseridas no dia a dia, se tornando numa influência positiva hoje.
  • Construindo um futuro? Sim, isso mesmo, apartir de pessoas saudáveis, famílias restauradas vamos gerar um futuro baseado em valores eternos, onde as crianças e jovens de hoje, serão os pais, mães, os avós, empreendedores, médicos, professores, líderes do amanhã. Pois o futuro não se constrói no amanhã, mas inicia-se hoje, na base, no DNA, na excência do ser.

02 - Nossa Missão - aquilo que fazemos diariamente até que o futuro desejado chegue!

  • Conectar (mobilizar) (semeador/recrutador): tudo que é feito pra alcançar, atrair pessoas, ganhar/influenciar o máximo de pessoas para Jesus - movimentos, eventos pontes, células, convites, visitas, encontros, etc.
  • Edificar (cuidador/conector/profundo/revelador): o cuidado, a restauração, o apascentar - consolidar na Palavra da verdade cada um dos alcançados, edifica-los levando-os a maturidade
  • Desenvolver (professor/mestre/instrutor): o apontar um caminho, desenvolver a pessoa - treiná-las para a obra do ministério
  • Projetar (enviado/construtor): o dar as instruções e lançá-la no campo - enviar como sal e luz do mundo (prás casas, empresas, negócios, pros bairros, cidades, pro mundo,...)

03 - Nossos Valores - como cremos

Em síntese em nossa Igreja valorizamos:

  1. COMPROMISSO - buscamos sempre cumprir o que prometemos. Nm 30:2
  2. SUBMISSÃO - respeitamos e nos submetemos às autoridades delegadas. Hb 13:17
  3. CORDIALIDADE - tratamos todos com amor e respeito na maneira de falar e agir. Rm 12:10
  4. ORGANIZAÇÃO - servimos com organização e limpeza. Jr 48:10
  5. DECÊNCIA - nos apresentamos (vestimos) de maneira decente visando o bom testemunho para com os de fora e de dentro. 1 Co 14:40, Ec 9:8, 1 Ts 5:22, 1 Tm 2:9
  6. UNIDADE - trabalhamos em equipe ajudando uns aos outros. Jo 17:21
  7. RESULTADOS - buscamos sempre os melhores reultados para Glória de Deus. 1 Co 15:58
  8. PONTUALIDADE - obedecemos os horários estabelecidos com tolerância mínima de atraso. Ef 5:15-16
  9. TEMOR - fazemos tudo com temor a Deus. Sl 111:10, Cl 3:23-24
  10. HONRA  - caminhamos no princípio da honra e repelimos qualquer sinal de deslealdade. Rm 13:7.
  11. GRAÇA - dependemos exclusivamente do Senhor, nada é fruto do nosso mérito. 1 Co 15:10
  12. FIDELIDADE - somos fiéis a Palavra de Deus em tudo, inclusive nos dízimos e ofertas. Pv 3:9

04 - Nossa Estrutura de liderança – como nos organizamos

Todo organismo tem uma estrutura que sustenta e oferece suporte para suas articulações e realizações de suas tarefas. Como igreja local, temos uma estrutura administrativa (diretoria), pastoral (presbitério) e nos movemos em duas asas, a celular e a ministerial.

A asa celular (núcleos/células) é uma maneira de sermos expressivos e eficientes dentro da visão que Deus nos deu. Possuem um grande potencial para expandir o reino de Deus: agilidade (crescem de forma rápida), sutileza (são igrejas sem placas na porta) e eficácia (alcançam famílias inteiras para Jesus). Além disso, sua estrutura é muito simples e nos permite também plantar igrejas com maior rapidez. Através das células os crentes funcionam como um grande exército que, usando os seus dons, conquistarão a nossa geração para o Senhor.

Já a asa ministerial é a plataforma para treinar as pessoas através do serviço prático. Aqui a ênfase é o serviço, o servir tanto na vida da igreja quanto na sociedade, praticando a vivencia nos dons, e consequentemente ficando mais maduras. Pois enquanto cada pessoa serve com os seus dons e aptidões, ela também esta se desenvolvendo. Boa parte dos ministérios atuam fora da igreja, trazendo pessoas para dentro, conectando a igreja com a sociedade e a sociedade com a igreja.

1. No que tange à liderança, nos organizamos assim:

  • O Pastor, é o homem ungido pôr Deus para apascentar e dirigir o rebanho. A igreja tem um pastor de governo e tantos pastores auxiliares quantos se fizerem necessários.
  • Obreiro, é o pastor em teste (2 anos).
  • Discipulador, é o líder de célula que já multiplicou mais de 3 vezes e agora lidera um grupo de líderes – supervisiona um grupo de células.
  • Supervisor, é o discipulador em teste (ainda não gerou 3 novos líderes de célula).
  • Líder de célula, é alguém que se converteu, foi ao encontro, foi batizado, foi treinado na Escola Batista, tornou-se um líder em treinamento, e agora, depois da multiplicação da célula, tornou-se líder e tem a sua própria célula.
  • Líder em treinamento é o discípulo do líder de célula, auxiliar, e futuro líder por ocasião da multiplicação da célula.
  • Anfitrião é a pessoa que recebe os irmãos em sua casa com amor, disposição e paciência, para o bom funcionamento da célula.

Temos ainda os lideres ministerias, de departamentos e de setores.

2. Quanto a reunião: Quem compõe a reunião da igreja?

  • O VISITANTE - Tais pessoas não fazem realmente parte da Igreja. O visitante é aquele que vai a uma ou duas reuniões, porque é convidado por um dos membros da igreja. Mas ainda não tem o compromisso da assiduidade, vem quando lhe da na cabeça, exporádicamente.
  • O FREQUENTADOR ASSÍDUO - São pessoas que ainda não se batizaram, mas que freqüentam nossas reuniões regularmente. Estes, possivelmente, ainda não nasceram de novo. Mas eles gostam do nosso ambiente, gostam da Palavra ministrada, mas ainda não se decidiram de fato por entregar suas vidas a Jesus.
  • O MEMBRO - Consideramos membros a pessoa que foi batizada nas águas por imersão. Foi recebida em uma reunião de ceia, por batismo ou testemunho, assinou o termo de compromisso diante da congregação, aliançando-se assim com o Ministério Batista da Paz.

05 – Nosso compromisso – aliança, pacto de membresia

Estar em uma igreja local é entrar em aliança com os irmãos. É ter a sua alma unida a deles. Quem não possui aliança com ninguém, não ama ninguém. A maioria entende a igreja local apenas como um lugar onde se participa de cultos. Não existe um senso de pertencimento ao grupo, não percebem que a igreja local é uma aliança firmada com outros irmãos.

Quando você vive em aliança com outro irmão do seu nível de ministério e maturidade, não é preciso carregar os pesos sozinho. Vocês compartilham os pesos e problemas, pois melhor é serem dois do que um. Se um cair, o outro o levantará. Se um passar frio, o outro o esquentará (Eclesiastes 4.9-12).

Mas o que é uma aliança? Uma aliança é uma promessa por meio da qual nos comprometemos uns com os outros, de forma que a obrigação de uma parte não depende da fidelidade da outra (Salmos 76.11, Ezequiel 20.44, 36.22, Oséias 2.19, 3.1-2 Timóteo 2.13).

Esse compromisso é mostrado no "Pacto de Membresia" (abaixo) que todo membro assina, por ocasião da Celebração da Santa Ceia, quando então ele é recebido na comunhão da Família Batista da Paz

O PACTO DE MEMBRESIA

Aliança

Já recebi a Cristo como meu Senhor e Salvador, fui batizado nas águas e aceito pela Assembléia Geral da Igreja, tornei-me membro da mesma. Na qualidade de membro, estou de acordo com a visão e o propósito, sua estratégia e estrutura, e sinto-me liderado pelo Espírito Santo a unir-me à família da Igreja. Fazendo isto, eu comprometo-me com Deus e com os outros membros a fazer o seguinte:

1º. Eu vou proteger a unidade da minha Igreja

  • … agindo com amor para com os outros membros (Romanos 14.19, 1 Pedro 1.22)
  • … recusando-me a fazer fofocas (Efésios 4.29)
  • … seguindo os meus líderes (Hebreus 13.17)

2º. Eu vou compartilhar as responsabilidades da minha Igreja

  • … orando por seu crescimento (1 Ts 1.1-2)
  • … convidando os sem-igreja a frequentá-la (Lucas 14.23)
  • … dando calorosamente boas-vindas aos visitantes (Romanos 15.7)

3º. Eu servirei no ministério da minha Igreja

  • … descobrindo meus dons e talentos (1 Pedro 4.10)
  • … sendo equipado pelos meus pastores e líderes para servir (Efésios 4.11-12)
  • … desenvolvendo um coração de servo/discípulo (Filipenses 2.4-7)

4º. Eu vou apoiar o testemunho da minha Igreja

  • … frequentando fielmente (Hebreus 10.25)
  • … vivendo uma vida cristã (Filipenses 1.27)
  • … devolvendo o dízimo fiélmente e ofertando regularmente (1 Coríntios 16.2, Levitico 27.30, Malaquias 3:10)

5º. Eu vou cuidar de mim mesmo

  • … viver em constante avaliação de meu coração, motivações e opiniões
  • … buscar uma vida pura, onde exerço os dons e os frutos do espírito
  • … falar o que eu mesmo gostaria de ouvir
  • … fazer pela Igreja e pelos irmãos o que eu gostaria que fizessem comigo
  • … evitar assuntos polêmicos e paralelos que não promovem a fé, o amor e a amizade
  • … pensar sempre o melhor das pessoas, principalmente nos momentos de crise

06 - Nossas Doutrinas - o que nós cremos!

1. SOBRE DEUS - Deus é o criador e Soberano do universo. Em sua triunidade, o eterno Deus se revela como Pai, Filho e Espírito Santo, pessoas distintas mas sem divisão em sua essência. Gênesis 1:1,26,27; 3:22; Salmos 90:2; Mateus 28:19; I Pedro 1:2; II Coríntios 13:14

2. SOBRE JESUS CRISTO - Jesus Cristo é o Filho de Deus. Ele é co-igual ao Pai. Jesus viveu uma vida humana sem pecado e se ofereceu a Si mesmo, morrendo na cruz, como sacrifício perfeito pelos pecados de todos os povos. Ele ressuscitou dos mortos, depois de três dias, para demonstrar o seu poder sobre o pecado e a morte. Ele subiu à glória do céu e voltará à terra para reinar como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Mateus 1:22,23; Isaías 9:6; João 1:1-5; 14:10-30; Hebreus 4:14,15; I Coríntios 15: 3,4; I Timóteo 6:14,15; Tito 2:13

3. SOBRE O ESPÍRITO SANTO – O Espírito Santo é co-igual ao Pai e ao Filho. Ele está presente no mundo para despertar a consciência dos homens para a necessidade de Jesus Cristo. Ele também passa a habitar em cada cristão a partir da conversão. Ele dá poder para o viver cristão, entendimento das verdades espirituais e direção para as escolhas do que é certo. Dá a todos os crentes os dons espirituais. Como cristãos procuramos viver sob Seu controle. II Coríntios 3:17; João 16:7-13: 14:1-17; Atos 1:8; I Coríntios2:12; 3:16; Efésios 1.13; 5:18; Gálatas5:25

4. SOBRE A BÍBLIA - A Bíblia é a palavra de Deus para nós. Foi escrita por homens, sob a orientação sobrenatural do Espírito Santo. É a fonte suprema da verdade para a fé e a prática dos cristãos. Porque é inspirada por Deus, a Bíblia é a verdade sem qualquer sombra de erro. II Timóteo 1:13; 3:16; II Pedro 1:2-21; Salmos 119:105,160; Provérbios 30:5

5. SOBRE OS SERES HUMANOS - As pessoas foram feitas à imagem espiritual de Deus, para serem semelhantes a Ele em caráter. São a coroa da criação de Deus. Embora todas as pessoas possuam um tremendo potencial para o bem, todos nós somos marcados por uma atitude de desobediência. Isto se chama pecado. Esta atitude não nos deixa desfrutar do amor de Deus, causando muitos problemas para a vida. Gênesis 1:27; Salmos 8:3-6; Isaías 53:6: Romanos 3:23; Isaías 59:1-2

6. SOBRE A SALVAÇÃO - A salvação é uma dádiva graciosa de Deus para nós. Mas nós precisamos aceitá-la. Nunca poderemos nos livrar do pecado através de boas obras ou melhora de comportamento. Só confiando em Jesus Cristo como oferta de Deus para o perdão, a pessoa é salva da condenação dos pecados. Quando deixamos nossa vida desregrada e nos voltamos para Jesus através da fé, somos salvos. A vida eterna começa no momento em que recebemos Jesus, pela fé, em nossa vida. Romanos 6:23; Efésios 2:8-9; Jo 14:6; 1:12; Tito 3:5; Gálatas 3:26; Romanos 5:1

7. SOBRE A SEGURANÇA ETERNA - Porque Deus nos dá a vida eterna em Cristo Jesus, o verdadeiro crente está seguro da salvação para a eternidade. Se você foi genuinamente salvo, você não pode perder a salvação. A salvação é mantida pela graça e pelo poder de Deus e não pelo esforço próprio do cristão. João 10:29; II Timóteo 1:12; Hebreus 7:25; 10:20-24; I Pedro 1:3-5

8. SOBRE A ETERNIDADE - As pessoas foram criadas para viverem para sempre. Podemos viver eternamente separados de Deus por não crermos na obra consumada, ou eternamente com Deus através da fé na obra consumada. Estar eternamente separados de Deus é inferno. Estar eternamente em união com Deus é vida eterna.  Céu e inferno são realidades da existência eterna. João 3:16; 14:17; Romanos 6:23; 8:17-18; Apocalipse 20:15; I Coríntios 2:7-9.

07 - Nossa Declaração de Fé - sobre o que nós cremos!

  1. Na inspiração verbal e plena de todo o cânon aceito das escrituras como originalmente dado. As Escrituras são infalíveis, inerrantes e autoridade final para todas as questões de fé e conduta (II Timóteo 3:16, I Coríntios 2:13)
  2. No Deus eterno que a si mesmo se revelou como único Deus existente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo, distinguíveis, mas indivisíveis (Mateus 28:19, II Coríntios 13:14)
  3. Na criação, teste e queda do homem como relatado em Gênesis; sua total depravação espiritual e incapacidade de alcançar a justiça divina (Romanos 5:12 e 18).
  4. No Senhor Jesus Cristo, o Salvador de todo homem, concebido do Espírito Santo, nascido da virgem Maria, verdadeiro Deus e verdadeiro homem (Lucas 1:26-35, João 1:14-18, Isaias 7:14 e 9:6).
  5. Que Cristo morreu por nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, e apareceu pessoalmente a seus discípulos (I Coríntios 15:1-4, Romanos 4:25)
  6. Na ascensão física do Senhor Jesus aos céus, sua exaltação e em sua segunda vinda pessoal, literal e em corpo para a sua Igreja (João 14:2-3 e I Tessalonicenses 4:13-18).
  7. Na salvação dos pecadores pela graça de Deus, através do arrependimento e da fé na perfeita e suficiente obra da cruz do Calvário, pela qual nós obtemos a remissão dos pecados (Efésios 2:8-9, Hebreus 9:12 e 22 e Romanos 5:11)
  8. Na necessidade do batismo nas águas por imersão no nome do Deus triúno: Pai, Filho e Espírito Santo para cumprir o mandamento do Senhor Jesus Cristo (Mateus 28:19, Atos 2:34-36, 19:1-6)
  9. No batismo no Espírito Santo como uma experiência real e subseqüente à salvação, com a evidência bíblica do falar em outras línguas como o Espírito nos concede (Atos 2:1-4, 8:14-17, 10:44-46, Gálatas 3:14-15)
  10. Na operação dos dons do Espírito Santo como enumerados em I Coríntios 12-14 como manifestado na igreja primitiva.
  11. Em uma vida cheia do Espírito, uma vida de separação do mundo em perfeita santidade no temor de Deus, como expressão da verdadeira fé cristã (Efésios 5:18, II Coríntios 6:14, 7:1)
  12. Na cura do corpo pelo poder de Deus, ou cura divina em seus variados aspectos como praticada na igreja primitiva (Atos 4:30, Romanos 8:11, I Coríntios 12:9, Tiago 5:14)
  13. Na mesa do Senhor para os crentes, comumente chamada de celebração da ceia ou comunhão do Senhor (I Coríntios 11:28-32, Mateus 26:26-28)
  14. Na realidade e personalidade do Diabo e no julgamento eterno do lago de fogo preparado para o Diabo e seus anjos (Mateus 25:41, Apocalipse 20:14-15)
  15. Na vida eterna dos crentes e na punição eterna para os incrédulos (João 5:24, 3:16, Marcos 9:43-48, II Tessalonicenses 1:9, Apocalipse 20:10-15)
  16. Que há uma igreja universal, composta de crentes genuínos, igreja esta composta de muitas igrejas locais. Estas igrejas estão debaixo da liderança do Senhor Jesus Cristo exercendo governo autônomo debaixo dEle, administrando todas as atividades locais bem como a propagação do evangelho. (Atos 15:22, com Mateus 16:18 e 18:15-20)

08 - Nosso Estilo de Vida - nosso jeito de viver!

1. A BÍBLIA É NOSSA FONTE DE AUTORIDADE (II Timóteo 3:16) - Desde que a Palavra de Deus é a única autoridade verdadeira e segura, nós aceitamos a Bíblia como nosso manual de vida. Nossa primeira questão quando enfrentamos as decisões é "o que a Bíblia diz a respeito?" Fazemos diariamente a leitura da Bíblia, estudo bíblico e memorização da Bíblia. A Bíblia é a nossa base.

3. O SACERDÓCIO DE CADA CRENTE (Apocalipse 1:6) - A Bíblia ensina que o crente é chamado para servir por tempo integral como cristão, a despeito de sua vocação. Praticamos a verdade de que cada crente é um ministro e os encorajamos a se posicionarem como tal. Todos os crentes tem acesso direto a Deus através da oração, leitura bíblica e a direção do Espírito (Romanos 14:8).

4. O DIZIMO (Levíticos 27:30) - Aqui em nossa IBP, nós devolvemos o dízimo como reconhecimento de que o Senhor é o verdadeiro dono de tudo, e o que recebi, recebi dEle, e para o sustento da igreja, como Deus determinou (Malaquias 3:10). Reconhecemos que dar 10 por cento daquilo que Deus nos dá, incluindo nosso salário é o padrão bíblico do dar.

5. BATISMO (Colossenses 2:12) - Em nossa IBP praticamos o batismo por imersão na água, sempre em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. É o símbolo de nossa morte para o mundo e da nossa ressurreição para Deus.

6. A VIDA DIRIGIDA PELO ESPÍRITO (João 15:5) - Nós cremos que a única forma possível de vivermos como cristãos é através do poder de Deus em nós. Assim nós buscamos praticar a dependência diária do Espírito Santo que nos torna capazes de fazer o que é correto.(Filipenses 2:13;  Efésios 5:18)

7. O FALAR AOS OUTROS SOBRE JESUS (I Pedro 3:15) - É responsabilidade de todo o cristão compartilhar as Boas Novas com aqueles que Deus nos põe em contato. Praticamos o evangelismo pessoal e convidamos amigos para a igreja.

09 - Os Benefícios - de ser membro da Família Batista da Paz!

O cumprimento do propósito da igreja é uma responsabilidade de cada crente; e esta responsabilidade nos concede benefícios espirituais, emocionais e de relacionamentos. Sendo assim, a igreja oferece benefícios que não podem ser achados em nenhum outro lugar do mundo.

  1. Adoração: ajuda a se concentrar em Deus. Ela prepara a pessoa espiritual e emocionalmente para a semana que está se iniciando.
  2. Comunhão: ajuda você a enfrentar os problemas, por meio do apoio e encorajamento de outros crentes.
  3. Discipulado: ajuda você a fortalecer sua fé, com o aprendizado da Palavra de Deus e a possibilidade de aplicar os princípios bíblicos ao seu estilo de vida.
  4. Serviço: ajuda você a descobrir e desenvolver talentos e usá-los para servir a outros.
  5. Evangelismo: ajuda você a cumprir sua missão de alcançar os seus amigos e a sua família para Cristo.

 Deus vai fazer a obra, e você nunca mais será o mesmo.  Amém?