CF-O que é uma Célula Forte - I

Escrito em 07/03/2024
Edimilson B.da Conceição

Quando falamos em célula forte, estamos nos referindo àquelas que nascem, crescem e cumprem o propósitoA célula que não cumpre o propósito é apenas um ponto de pregação que não tem foco. Todo líder ao assumir uma célula, deve ter seu coração fervendo pelo crescimento e multiplicação. Quem não tem este coração não deveria liderar.

As células existem para diversos propósitos, mas o principal é a multiplicação. Nenhum líder deveria assumir uma célula, sem que antes demonstre total paixão pelo propósito final, a multiplicação da sua célula. Por isso, nossas células precisam ser fortes, pois somente as que forem fortes irão prevalecer.

Vimos durante a pandemia, que, por mais que tentassem fechar “a igreja”, não puderam nos impedir de nos reunir nas casas, ou seja, não conseguiram fechar as nossas células. Isso é uma advertência de que, talvez no futuro, a única igreja que permaneça aberta, seja a igreja em células. Por isso, mais ainda, elas precisam ser FORTES.

O grande trabalho da liderança de uma igreja e células, é levar todas elas a trilharem os estágios de comunhão, evangelismo, edificação e multiplicação. Não pense que isto está no automático. Talvez seja este o problema. Elas devem ser acompanhadas de perto, (trabalho e responsabilidade do discipulador) pois células fracas não cumprem o propósito. Células fracas, igrejas fracas; células fortes, igrejas fortes.

Cremos que, através de células fortes, faremos muito mais do que temos feito. Deus tem nos desafiado a avançar com mais força, mais dinamismo, mais unção, mais poder e com novas estratégias. A célula forte é uma das estratégias pelas quais faremos proezas nesta cidade e região. Com células fortes, veremos um grande exército sendo levantado, organizado e capacitado para saquear vidas do inferno e transportá-las para o Reino de Deus. Vamos dez características de uma célula forte.

  1. É UMA CÉLULA ORGANIZADA E ESTRUTURADA CONFORME A VISÃO DA IGREJA

Ser membro de uma célula organizada é muito bom. Ser organizado é ter cada coisa em seu devido lugar, ou seja, é definir propósitos e atribuições. As empresas que mais crescem são as altamente organizadas, os profissionais mais reconhecidos são os mais organizados, as igrejas que crescem são as mais organizadas. Quem cresce é organizado. Ninguém pode receber de Deus sem se organizar. Você se lembra quando Jesus fez o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes? (Mc 6:34-42)

A bíblia diz que TODOS comeram e se fartaram. Era uma grande multidão, uma massa de aproximadamente dez mil pessoas. Como uma multidão tão grande pode ser alimentada tão facilmente? A resposta está no próprio texto bíblico. No verso 39 Jesus da uma ordem para que todos se assentassem em grupos de cem e de cinquenta. Aqui está o segredo de tudo: organização. Sem organização, centenas de pessoas ficariam sem comer. Grupos - células - organizados receberam o maná de Deus. Aqueles que não entraram nos grupos – células - organizados ficaram sem receber do milagre do céu.

Organizada, assim é uma Célula Forte. Nosso alvo é organizar cada vez mais nossas células. Organizar o ambiente, organizar cada reunião, organizar alvos para os encontros, organizar alvos de batismo, organizar o tempo, organizar as comunhões.

Quando falamos de uma célula organizada, falamos de uma célula que está pronta para receber alimento, para enfrentar desafios, ou seja, pronta para crescer. Organizar é se preparar para crescer. Essa é a primeira característica de uma Célula Porte.

2. É UMA CÉLULA EM QUE OS MEMBROS TÊM E DESENVOLVEM NO MÍNIMO UMA RESPONSABILIDADE

A característica mais poderosa de uma célula forte é quando todos os membros tem e desenvolvem, no mínimo, uma responsabilidade (ou encargo) dentro da célula. Dê responsabilidades para alguém e ele crescerá. Este é um dos alvos do líder, levar todos os membros a funcionarem, assumindo responsabilidades dentro da célula. Estamos destacando a palavra responsabilidades, para chamar a sua atenção, pois isso pode mudar a célula da noite para o dia.

Ter, no mínimo uma responsabilidade dentro da célula, gera crescimento pessoal e crescimento da própria célula. Ao acontecer isso, o propósito é alcançado muito mais rápido. A grande maioria das pessoas sentem-se mais alegres quando podem ser úteis em algo na célula.

A nossa base bíblica não é “fazer para ser”, a base é “porque somos, nós fazemos”. (Mt 7:24) Ouvimos no culto e praticamos na célula. Ninguém tem menos de um talento. O problema é que a maioria enterra-o, deixando de multiplicá-lo. Não somos salvos por meio das obras. Muito menos, somos abençoados porque fazemos algo pra Deus.

Após a salvação, que é unicamente pela fé, devemos andar no entendimento de que fomos criados para as boas obras. (Ef 2:8-10, 2 Co 6:1) O cooperador é aquele que soma força, trabalha junto, para o propósito se cumprir. É assim que vemos quando uma célula é realmente forte: quando os membros estão em ação, em movimento, cada um cooperando em unidade com o propósito da multiplicação.

Nossa visão é “conectar”, onde cada membro é um sacerdote. E uma vez que temos esta clareza, ficar parado, enfraquece a célula. As vezes podemos encontrar células com 5 pessoas, que são fortes, porque TODOS os membros estão em pleno funcionamento; mas ao mesmo tempo podemos encontrar células com 10 ou 12 pessoas, que são totalmente células fracas, pois os membros praticamente não se envolvem, não se comprometem.

Esta é uma das estratégias do inimigo para impedir a obra de Deus de avançar, que é tentar nos inutilizar. Para isso, ele usa muitas artimanhas, como tentar nos confundir sobre nossa responsabilidade dentro das células.

Uma célula será forte quando TODOS os membros assumirem suas responsabilidades. Imagine o quanto cresceremos quando todos os membros se comprometerem com o crescimento da célula, desenvolvendo, no mínimo, uma atribuição. Quando falo sobre compromisso, me refiro a um nível de comprometimento prático. Veja algumas vantagens desse comprometimento:

  1. Assiduidade nas reuniões da célula;
  2. Crescimento e novas experiências de cada membro;
  3. Unidade da célula com o propósito de multiplicação.

Ao nos comprometermos, seremos de fato uma igreja de ministros cheios do Espirito Santo. Somente cresceremos quando nos dispusermos a fazer o que não fazíamos antes.

  1. É UMA CÉLULA EM QUE OS MEMBROS ORAM E JEJUAM PELO CRESCIMENTO DA MESMA

A oração e o jejum são fatores primordiais para o crescimento de uma célula. O membro com verdadeiro encargo se dispõe a orar e jejuar pelo crescimento de sua célula. Por exemplo, eu Pr.Edimilson, por amar minha família, quando estou orando, menciono cada membro dela diante de Deus. Oro por minha esposa e por meus filhos. Ninguém precisa me falar da importância de orar por eles. Se realmente eu os amo e quero ver o melhor de DEUS para eles, então me disponho a orar todos os dias. Veja algumas dicas de oração que podem ser desenvolvidas:

a. Escreva os nomes dos membros da célula em um pedaço de papel e carregue-o sempre contigo. Sempre que puder, ore por eles.

b. Faça uma cadeia de oração, na qual cada um ora durante uma hora e liga para o próximo da lista, passando a vez.

c. Faça uma caminhada de oração com toda a célula no bairro onde a célula acontece. (caminhada profética) Isso quebrará barreiras espirituais.

  1. É UMA CÉLULA EM QUE OS MEMBROS ESTÃO JUNTOS ALÉM DA REUNIÃO DA CÉLULA

O Pr.Adean, supervisor da Vinha Bahia, relata de sua experiência como líder de célula: Lembro-me do tempo em que eu Iiderava uma célula. Houve muitos momentos maravilhosos em que aproveitávamos juntos os feriados e os sábados à tarde. Tínhamos alegria de estar juntos. Íamos a chácaras para nos divertir, jogar bola, tomar banho de piscina, fazer churrasco, jogar pingue-pongue, etc. A consequência dessa comunhão era que cada membro se comprometia com o crescimento da célula. Muitos visitantes se convertiam participando das comunhões, eles ficavam admirados com nossa unidade, e de como nos preocupávamos uns com os outros. Para termos células fortes, precisarmos de momentos de comunhão com frequência.

  1. E UMA CÉLULA QUE PARTICIPA DOS CULTOS E EVENTOS DA IGREJA

No livro de Atos 2:46, vemos que os membros da Igreja Primitiva “diariamente perseveravam unânimes no templo”, ou seja, a Igreja participava unânime dos cultos. Uma célula é forte quando os membros frequentam os cultos da igreja. Infelizmente, porém, uma grande parte não frequenta ainda. Mesmo que isso possa acontecer, não é normal as pessoas não desejarem estar nos cultos. Algo tem que ser avaliado e algo tem que ser feito. Essa é uma prática de quem está em Cristo. Seguimos os passos de Jesus, dos apóstolos e da Igreja Primitiva. (Hb 10:25)

Vivemos um tempo em que muitas vozes e movimentos se levantam contra a Igreja. O número de crentes desigrejados aumenta assustadoramente pelo mundo, mas sabemos que isto já estava previsto nas Escrituras, pois Jesus já havia dito em Mt 24:12, que “por aumentar a iniquidade (maldade), o amor de muitos esfriaria. A participação dos irmãos nos cultos é extremamente importante e deve fazer parte da vida de todos aqueles que nasceram de novo e agora fazem parte da família bendita do Senhor. (Is 61:9)

O culto nos dá uma injeção de fé, de ânimo, de esperança e alegria. Nele, somos fortalecidos pela Palavra que é liberada, pois ela é o alimento que precisamos para continuar a caminhada (palavra profética para a nossa semana), até chegarmos ao destino final. (I Re 19:6-8) Neste texto vemos Elias fugindo de Jezabel e, em certo momento, diz o texto bíblico que ele se sentiu fraco e desanimando. Foi quando um anjo apareceu e lhe deu comida. Suas forças foram restabelecidas e, então, ele caminhou por mais quarenta dias e quarenta noites.

Indo ao culto de domingo para pregar ou ser ministrado por outro pregador, recebemos de Deus mais uma porção da Sua Graça e Favor. Somos uma igreja de duas asas, onde uma das asas é o culto de celebração e a outra a reunião da célula. Ninguém voa com apenas uma asa. O fato de alguns frequentarem apenas a célula e não terem disposição para frequentarem o culto, é algo que coloca o novo nascimento como um ponto questionável. Afinal, discípulo é um seguidor de Jesus, e se o próprio Cristo, os apóstolos e os membros da Igreja Primitiva frequentavam cultos, por que alguém que se diz nascido de novo não frequenta? Por isso consideramos que uma célula realmente é forte, quando os membros todos frequentam os cultos de celebração. Resumindo, este é o caminho de uma Célula Forte:

  1. Ela se reúne semanalmente em uma casa. Neste dia, os irmãos ministram na vida uns dos outros, recebem oração uns dos outros, recebem cobertura, se reúnem para colocar seus dons em pratica.
  2. Em uma Célula Forte todos os membros participam dos cultos da igreja, não faltam a toa ou por qualquer coisa, pois todos tem um alto grau de comprometimento com a vida da igreja - chamados de cultos de celebrarão. É a ocasião em que nós nos reunimos no prédio da igreja para celebrar os frutos recebidos nas reuniões das células.
  3. É no culto que temos o privilégio de semear em terra boa para colhermos frutos de prosperidade e de entregar nossos dízimos ao Senhor.

6. É UMA CÉLULA QUE TEM LÍDERES EM TREINAMENTO

Jesus por várias vezes nos evangelhos – chamou à parte três homens para estar com Ele. Pedro, Tiago e João tiveram experiências com Jesus que os outros não tiveram. Eles viram Jesus se transfigurar no monte, viram Elias e Moises conversando com Jesus, Jesus os chamou a parte para orar, Jesus os chamou também para orar com a filha de Jairo e eles a viram ser ressuscitada. Sem dúvida, eles foram os mais bem treinados por Jesus e tiveram ministérios frutíferos. A Célula Forte também precisa ter o Pedro, o Tiago e o João. São eles que terão experiências profundas com Deus, que verão coisas que outros não viram, que farão coisas que outros não podem fazer. Tais experiências são só para os apaixonados por Jesus, dispostos a fazer história no reino de Deus. Em sua célula já há o Pedro, o Tiago e o João?

  1. É UMA CÉLULA EM QUE TODOS OS MEMBROS CURSAM OU JÁ CURSARAM O CONEXÃO E O CTL-c

(2 Pe 3:18, Os 4:6, Ml 2:7, Hb 2:14, Pv 24:5, Pv 22:12 e Pv 3:13)

Fazer o Conexão e o CTL-c é crescer na graça e no conhecimento de DEUS, é se fortalecer no conhecimento de Deus para não perecermos. E adquirir conhecimento para darmos instrução aos perdidos. Não é fazer um sacrifício para estar nas aulas apenas, mas sim conhecer a Deus em Sua essência. Estar no Conexão e no CTL-c é o caminho para liderar uma célula e para encher a Terra do amor de Deus. É se tornar forte em Deus, é ter o privilégio de ser conservado por causa do conhecimento de Deus. E ser feliz por conhecer a Deus e os Seus propósitos.

A Célula Forte tem conhecimento da visão de Deus e parte desse Conhecimento é adquirida no Conexão e no CTL-c. O vencedor passa por esses dois cursos. E você é? Já passou?

  1. É UMA CÉLULA EM QUE TODOS OS MEMBROS SÃO DIZIMISTAS

          Um dos grandes sinais de uma conversão genuína é um coração generoso e fiel. Temos o exemplo de Zaqueu, quando se converteu. A primeira coisa que ele disse a Jesus foi que iria dar a metade de seus bens. Isso é um sinal de alguém que recebeu um coração parecido com o de Deus. A vida cristã é pela fé, inclusive devolver o dízimo. Não damos o dízimo para sermos abençoados, damos porque já somos abençoados.

Liderar bem uma célula é ensinar aos membros que todo filho amado tem prazer em ser fiel no dízimo. (I Jo 4:17) Este texto nos mostra que devemos ser semelhantes a Jesus neste mundo. E Ele era dizimista, então, todo filho amado também tem prazer em ser neste mundo, nesta vida. Nosso encargo também esta pela despensa da Casa do Pai, a Igreja. Numa célula forte, os membros são todos dizimistas.

Um líder jamais deve querer saber o valor do dízimo dos membros, mas ele precisa saber se cada um é dizimista. Faz parte do seu trabalho de edificar uma célula de membros vencedores, onde cada membro é um dizimista fiel.

  1. É UMA CÉLULA QUE CONSOLIDA O NOVO CONVERTIDO E NA QUAL CADA MEMBRO É UM ANJO DA GUARDA

Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas. (Jo 21.17)

Quem ama apascenta. Foi essa verdade que Jesus quis ensinar a Pedro. Ele queria que Pedro entendesse que o sentimento “amor” sem atitude não tem valor algum. Palavras sem demonstração não significam coisa alguma. Essa verdade tem a ver com uma Célula Forte. Como podemos dizer que amamos a Jesus se os novos convertidos não são cuidados? Como podemos dizer que amamos a Jesus e a Sua obra se não temos disposição para ministrar as lições do Curso de Consolidação para os que precisam se firmar em Deus. Jesus quis dizer a Pedro: “Vou lhe dar muitos filhos. Se você me ama, cuidara de todos eles”. Pedro respondeu sim. E exatamente isso o que o Senhor Jesus precisa ouvir de você, um grande sim. Diga sim para cuidar dos novos que chegarem a sua célula. Você ama de Verdade o Senhor Jesus? Demonstre isso consolidando, sendo um anjo da guarda em sua célula. Lute para não perder ninguém.

  1. É UMA CÉLULA QUE SE MULTIPLICA

Multiplicar é a estratégia de Deus para povoar a terra com os Seus filhos. Na medida em que cada célula se multiplica estamos dizendo que o SENHOR É DEUS. “Por que multiplicar?”, alguns perguntam.

  1. Multiplicar é uma ordem de DEUS. Células fortes cumprem essa ordem. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a. (Gn 1:28)
  2. Devemos multiplicar porque essa é a Vontade de DEUS. Células fortes cumprem a vontade de Deus. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. (1 Tm 2:45)
  3. Devemos multiplicar porque temos a benção de Deus. Células forte são abençoadas. Abençoou Deus a Noé e a Seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra. (Gn 9.1)

CONCLUSÃO

Como todos sabem, nosso encargo é “Conectar e Restaurar Gerações, Construíndo um Futuro”. Mas nossa VISÃO como Igreja NÃO são as células, nossa VISÃO como Igreja é o SACERDÓCIO universal de cada crente, onde cada crente é um ministro, trabalhador, servo, de modo que há AÇÕES em nossa terra que SOMENTE irão acontecer, se CADA crente estiver ATIVADO, OUVINDO Deus em seu espírito, isto é, VIVENDO como MINISTRO de Deus na terra.

Ai sim, a conseqüência natural, CONQUISTAREMOS esta geração para Cristo ATRAVÉS das células que se multiplicarão. Este sim é o LUGAR da célula em nossa visão, ela é o MEIO, A ESTRATÉGIA que dá OPORTUNIDADE de CADA crente ser um MINISTRO, manifestando assim a VIDA de filho de Deus, no contexto onde está inserido.

E aí simplesmente ACONTECE, sem esforço humano nenhum, ATOS 29 sendo escrito por pessoas IMPROVÁVEIS que se movem em nossa região, em suas CÉLULAS, seus bairros, seus LOCAIS DE TRABALHO, suas famílias e cidades, o REINO de Deus vai sendo manifesto em nossa região, estado, país e mundo agora.

Literalmente, com CÉLULAS FORTES, isto é, que NASCEM, CRESCEM E SE MULTIPLICAM, cumpriremos o nosso propósito!!!

 Amém?