CA-Encargos da uma célula forte

Escrito em 07/03/2024
Edimilson B.da Conceição

“O ponto mais importante do Conexão Forte é que cada membro deve ter e desenvolver, no mínimo, uma responsabilidade.” Na maioria das células os membros estão soltos, sem responsabilidades e sem encargo. O texto de Êxodo 32:25 nos mostra que o líder Arão deixou "à solta" o povo, enquanto Moisés estava em cima do monte Sinai na presença de Deus. "Vendo Moisés que o povo estava desenfreado, pois Arão o deixara à solta para vergonha no meio dos seus inimigos".

"Deixar à solta" é deixar só. Deixar sem saber o que fazer, para onde ir e como ir. Não podemos cair no mesmo erro de Arão. Se a nossa célula ficar solta vamos enfraquecer e, se não for feito algo, logo essa célula pode desaparecer. Não vamos dar o gostinho para o diabo rir e zombar do que é de Deus e dos talentos que foram colocados em nossas mãos para cuidarmos, negociarmos e multiplicarmos.

Por mais que uma célula tenha três líderes (líder, anfitrião e o em treinamento), a maioria dos irmãos ainda continua sem se envolver, em algo prático na célula. Precisamos entender que o corpo só é pleno, se TODOS os membros funcionarem. Para sermos uma Célula Forte, todos os membros precisam estar ativos e funcionando. Trabalhando JUNTOS, para o único propósito se cumprir.

O Projeto Conexão Forte dá oportunidade para TODOS desenvolverem seus dons e crescerem na vida cristã. Pois na medida em que nos sentimos úteis em algo, nossa postura muda imediatamente, por passarmos a ter o senso de que fazemos parte de algo, no qual o Senhor Jesus está sendo exaltado.

São cinco áreas de atuação, dentro da célula, que vamos chamar de encargos ministeriais. Onde o foco de cada um é se replicar, gerar outra pessoa com o mesmo encargo, visando a multiplicação desta célula, de modo que cada um deles vai buscar levantar o seu líder em treinamento. Assim, quando a célula multiplicar, um vai para a nova casa e o outro fica.

PRIMEIRO ENCARGO: O ENVIADO (o construtor, o líder)

É ele que se move debaixo da unção apostólica dentro da célula é o visionário do grupo. É o cabeça da equipe, o que mais serve, ele ajuda a organizar as idéias, a planejar os eventos dentro do grupo, direciona para onde ir, é o ativador de pessoas, ele é um treinador. Em outras palavras, é um Paulo dentro da célula: (1 Co 15:10) Pela graça de Deus sou o que sou... O seu papel também é garantir que os outros 4 ministérios vão se desenvolver dentro da equipe. Em síntese, os enviados fornecem visão, objetivos, suporte e feedback (prestação de contas).

Algumas responsabilidades

  • Manter atualizado o cadastro dos membros e frequentadores assíduos no aplicativo Grex. O objetivo desse controle é sabermos quantos membros e frequentadores assíduos há na vida da igreja. É importante lembrar que uma célula se multiplica quando atinge o alvo de quinze membros. Na medida que chegamos perto deste número, saberemos que a multiplicação se aproxima.
  • Preencher semanalmente o Grex com as informações da reunião. Por meio dos dados desse relatório, avaliamos o crescimento ou o porquê do decrescimento da célula. É imprescindível que ele seja preenchido no final da reunião da célula.
  • E no final do mês, preencher o relatório mensal da célula, fechando assim o mês no aplicativo.
  • Faz cobertura com fotos das reuniões e eventos na célula, ou delega para alguém na equipe o fazer.
  • Declarar a PALAVRA PROFÉTICA e o PEDIDO ESPECIAL compartilhado no grupo da Liderança no whatszap. (pode ser feito também pelo lider profético, qualquer um dos dois pode fazer)
  • Levantar outro líder apostólico (em treinamento) na equipe.

SEGUNDO ENCARGO: ADORAÇÃO (profundo, revelador)

Este se move debaixo da unção profética na equipe. Ele personifica o anseio pela presença e fluir do Espírito no ambienteincluindo louvor, adoração, oração, o compartilhamento da palavra e intercessão. Em outras palavras, prezam pela intimidade com Deus, o fluir da vida de Deus e a manifestação dos dons. Percebem a ação de Deus na vida das pessoas e assim podem encorajá-las e consolá-las.

Algumas responsabilidades

  • É aquele que que se encarrega do louvor e adoração em cada reunião.
  • Organiza junto com o líder as vigílias na vida do grupo.
  • Também aquele que compartilha a palavra, pois é uma voz profética dentro da célula.
  • Declarar a PALAVRA PROFÉTICA e o PEDIDO ESPECIAL compartilhado no grupo da Liderança no whatszap. (se não for feita pelo líder apostólico, qualquer um dos dois pode fazer)
  • Levantar outro líder profético (em treinamento) na célula.

TERCEIRO ENCARGO: O SEMEADOR (recrutador)

Este é o evangelista da célula. É aquele que se incomoda com falta de novos visitantes e novos frequentadores no grupo. Quer vê-lo feliz? Traga um visitante novo para reunião! É o ofício através do qual Jesus dá o crescimento da igreja. Uma Célula Forte tem muitos visitantes e esses precisam ser assistidos e visitados pelos membros da célula. É muito importante que aqueles que nos visitam recebam antes da próxima reunião uma visita de algum membro da célula em sua casa. Essas visitas têm o objetivo de cativar e firmar os visitantes, para que estejam na reunião da próxima semana.

Algumas responsabilidades

  • É a pessoa das estratégias para alcançar novas pessoas, levar a célula para fora das 4 paredes e das ações para atrair os de fora.
  • Organiza a relação dos visitantes na célula e monitora as visitas e contatos por parte da equipe com cada um destes potenciais novos frequentadores da célula.
  • Organiza, com o líder, os eventos-ponte.
  • Promove na célula mensalmente a festa para os aniversariantes.
  • Levantar outro líder evangelista (em treinamento).

QUARTO ENCARGO: O ANFITRIÃO (o cuidador, conector, recepcionista)

Este se move debaixo da unção pastoral. É ele que recebe os irmãos na sua casa com disposição e amor. É ele que pensa em uma forma criativa para recepcionar os membros e visitantes que vierem à reunião, buscando uma forma de marcar o coração dos membros e visitantes, pois é muito bom ser recebido em um lugar e ouvir: -"Seja bem-vindo! Estávamos esperando por você!"; "Que bom que você chegou! Estávamos ansiosos pela sua presença!"; e "Muito bom vê-lo novamente!" Esta pessoa é como Áquila de Rm 16.3-5.

Ele cria estratégias para receber os membros e os visitantes, em todas as reuniões da célula. Fazendo isso, sem dúvida alguma, o ambiente da célula já começa para cima e com alegria. Até pode parecer não ter importância uma boa recepção, mas acredite, isso faz toda a diferença, mesmo sendo em uma casa, onde a célula se reúne.

Ele também pensa em como deixar à vista de todos o mural com as informações da célula. Há um ditado que diz que a primeira impressão é a que fica. O alvo é deixar logo de frente na entrada da célula, para causar uma boa impressão. Quanto mais visível, melhor!

Algumas responsabilidades

  • Precisamos nos importar com todos os membros da célula. Por isso a cada reunião, o cuidador da equipe vai relacionar todos os membros que faltaram para fazer contato com eles ligando ou enviando uma mensagem. (exceto para aquele que avisou da sua ausência) Ao receber uma ligação, o membro faltoso sentirá que realmente faz falta e que é importante para a célula. O contato deve ocorrer até o dia seguinte à reunião da célula.
  • Organizar a “Sacola do Amor” - lembrar a equipe e marcar o dia da entrega do kilo na célula, para que então, no primeiro domingo do mês – na ceia, seja entregue a Frutos.
  • Contar a oferta da célula e informar o valor ao líder que estará contabilizando o mesmo no Grex, valor este que deverá ser entregue num envelope identificando a célula, pelo próprio anfitrião impreterivelmente na próxima celebração.
  • Organiza com o líder, os eventos de comunhão.
  • Faz a escala do lanche da célula.
  • Levantar outro líder pastoral (em treinamento) na equipe.

QUINTO ENCARGO: O TREINADOR (instrutor)

Este aqui se move debaixo da unção de mestreÉ aquele que zela pelo crescimento e maturidade de cada membro da equipe e o seu avanço no caminho do vencedor, para que ninguém fique para trás, fragilizando a maturidade e unidade de pensamento dentro do grupo. É um Ananias dentro da célula. (At 9:12,17,18) Ananias foi usado por Deus para abrir os olhos de Paulo e, em seguida, no seu batismo. Na história de Paulo, Ananias foi fundamental. Alguém precisa ser instrumento, na vida dos novos membros, nos seus primeiros passos na vida cristã. Não basta apenas ganhar; é preciso consolidar. Consolidado o novo convertido, agora ele vai precisar de acompanhamento para se matricular nos cursos da igreja. Há membros que estão nas células e que ainda não fizeram os nossos cursos. Outros tantos começaram e, por alguma circunstância, abandonaram as aulas. Um dos encargos do Projeto Conexão Forte é melhorar o número de novos alunos e acompanhá-los até a formatura. Ele faz isto pois tem facilidade para estudarentender e ensinar.

Algumas responsabilidades

  • Estar atento na equipe quem ainda não foi consolidado e ainda não fez o Conexão.
  • Acompanhar os irmãos, durante os cursos, motivando-os e orando por eles, nas reuniões da célula para que não desistam, mas completem a carreira.
  • Monitorar as faltas as aulas para que não haja desistências.
  • Levantar outro líder mestre (em treinamento).

Então, uma célula NÃO SERÁ FORTE se os membros não tiverem NO MÍNIMO UMA responsabilidade (encargo) dentro da equipe. Em Marcos 16:15, Jesus disse-lhes: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura". Sem dúvida alguma, a Palavra do Senhor é muito clara e direta para todos aqueles que nasceram de novo. Jesus disse “Ide”. Isso é imperativo, ou seja, é uma ordem a todos nós que verdadeiramente O amamos.

Não é preciso uma grande revelação para saber o que fazer na obra de Deus ou a quem devemos ir e pregar a Palavra. Jesus disse com todas as letras: “a toda criatura”, o que nos mostra que todos nós temos a responsabilidade de anunciar o evangelho. A célula é a oportunidade para cumprimos a ordem do Ide de Jesus. Um membro ativo está sempre em desenvolvimento. Não basta estar no Corpo de Cristo, é preciso ESTAR CONECTADO E PRONTO PARA SER ÚTIL ao desenvolvimento e crescimento desse Corpo.

Uma das estratégias do inimigo para impedir a obra de Deus é tentar nos inutilizar. Para isso, ele usa muitas artimanhas, como tentar nos confundir sobre nossa responsabilidade dentro das células. Tem irmãos que para ele, não precisam fazer nada na célula. Pois entende que para isso há os líderes, ou seja, ele já faz muito em frequentar uma reunião.

Normalmente, o líder da célula assume a maior responsabilidade, enquanto a maioria dos membros comparecem na reunião para receberem de Deus por meio do líder. Não há nada de errado nisso, contudo, ao avaliar o “Ide” de Jesus, entendemos que ele e para todos.

Uma célula será forte quando TODOS os membros assumirem suas responsabilidadesImagine o quanto cresceremos quando todos os membros se comprometerem com o crescimento da célula, desenvolvendo, no mínimo, uma atribuição. Quando falo sobre compromisso, me refiro a um nível de comprometimento prático. Veja algumas vantagens desse comprometimento:

  1. Assiduidade nas reuniões da célula;
  2. Crescimento e novas experiências de cada membro;
  3. Unidade da célula com o propósito de multiplicação.

Ao nos comprometermos, seremos de fato uma igreja de ministros cheios do Espirito SantoSomente cresceremos quando nos dispusermos a fazer o que não fazíamos antes.

E é este o grande objetivo do Projeto Conexão Forte, DESAFIAR mais pessoas a SE ENVOLVEREM no crescimento da célula, a desenvolverem novas responsabilidades nas quais - se todos se dispuserem - veremos algo que ainda não vimos e faremos algo que ainda não fizemos. Sim! Estamos convocando um novo e grande exército para conquistarmos esta cidade. Você quer se alistar? Se Você quer se alistar no exército de Deus, basta você se dispor a estar em uma das equipes que compõem uma célula forte, servindo com pelo menos um encargo (UM TALENTO) no coração. Se você é esta pessoa, chame urgentemente o teu líder, e como Isaías, declare em alto e bom som: “Eis-me aqui, conta comigo!” Amém?