O Semeador

Escrito em 21/12/2022
Edimilson B.da Conceição


TRAÇOS GERAIS – Você é um proclamador (recrutador) tem uma orientação evangelística baseada no dom do Evangelista encontrado em Efésios 4:11; e foi “programado” por Deus para pensar e agir evangelisticamente. Você é uma pessoa que está profundamente preocupada com os que estão lá fora; aqueles que não tem o benefício do Reino, causa, negócios ou grupo a que você pertence. Outros nomes que podem descrever essa orientação são evangelista, mensageiro, embaixador, promotor e vendedor. Você vê pessoas não alcançadas como desgastados e perdidos, como ovelhas sem pastor. Você têm uma paixão evangelística e sente compaixão pelos perdidos e quebrados, e sente a urgência de Deus em compartilhar a mensagem de Jesus e o amor de Deus de maneira prática com o mundo.

Você é uma pessoa apaixonada que ama alcançar o não alcançado com a mensagem de Jesus. Você é um encorajador que desafia as pessoas a sair do comum e fazer mudanças positivas no que acreditam e comportamentos. Você é um influenciador, que é perturbado pelas escolhas negativas daqueles ao seu redor, mas você não está contente em deixar as pessoas como você os encontrou. Você não tem medo de confrontar as pessoas, desafiá-las, e é implacável em sua tentativa de fazê-las pensar de forma diferente e abraçar um propósito maior na vida. Você é um pensador de possibilidades que ama o som das boas novas, mas às vezes recorre a compartilhar más notícias para fornecer um contraste convincente.

A orientação evangelística expressa-se de diferentes maneiras em pessoas diferentes, mas aqueles com esse design tendem a ser persuasivos e confiantes defensores do coração de Deus para todas as pessoas. Você é capaz de expressar corajosamente o amor de Jesus aos perdidos e também em ajudar outros crentes a fazerem o mesmo. Você também está muito aberto a coisas sobrenaturais e está disposto a correr riscos para ver Deus mover em locais públicos. Em amizades você é muitas vezes a pessoa encorajadora que é a animação da festa.

Você se sente realizado e satisfeito quando está declarando e demonstrando o amor de Deus àqueles que estão fora da igreja ou quando está recrutando outros para uma causa, crença ou produto. Seu foco é para fora e não para dentro.

Você vê o objetivo de impactar aqueles fora da fé como o mais importante e tem uma mentalidade que diz, “por favor, aceite isso!” Você foi feito para alcançar outros. Vá em frente!

ÊNFASE - A convicção do amor e da misericórdia de Deus por todos indistintamente, incluindo o profundo anseio de que “ninguém pereça, mas que todos cheguem” ao conhecimento da verdade (1 Tm 2:4). Compartilham o evangelho na base do um a um, em grupos pequenos, nas ruas, nos negócios, através da mídia, em conferências e até em estádios. Também é encargo do recrutador que cada cristão seja um evangelista e saiba como compartilhar sua fé, ou seja, alcançar o perdido e equipar a Igreja para fazer isso também.

NA CÉLULA/IGREJA - Se incomoda pela falta de novos visitantes e novos frequentadores. 

NA SOCIEDADE - Aquele que comunica, é o influenciador, o contador de histórias. São os youtubers, publicitários, jornalistas, aqueles que possuem habilidades de envolver as pessoas numa missão. Eles estão trabalhando do lado de fora, buscando. Evangelistas fazem perguntas do tipo: O que esta acontecendo no mundo? Quais são as nossas demandas? O que os jovens estão buscando? Quais as maiores dores dos cristãos?

QUALIDADES - Amigável, curioso, conversador, extrovertido, amigável, energético e entusiástico.

SINAIS DO OFÍCIO EVANGELÍSTICO - Ganhar almas, falar de Jesus a tempo e fora de tempo, ir mais longe, alcançar mais vidas, se importar com todos, conversar, fazer amigos, semear a semente do evangelho como se seu saco de sementes fosse infinito, jogando semente pra todo lado, até na pedra e no espinheiro. Vai quê!? O Evangelista fala de Jesus toda hora, pra todo mundo, na fila do banco, no comércio, na escola, parou do lado dele, ouviu de Jesus!

RESUMO - Levar o evangelho, comunicar as boas novas do Reino, incluir, abraçar, receber, estabelecer uma cultura de inclusão. É o ofício através do qual Jesus dá o crescimento da igreja.