O Cuidador

Escrito em 21/12/2022
Edimilson B.da Conceição


TRAÇOS GERAIS – Você é um protetor (conector) e tem uma orientação pastoral baseada no dom do pastor encontrado em Efésios 4:11; e foi “programado” por Deus para pensar e agir como um pastor. Você conecta pessoas e grupos; ama pessoas e é estimulado e energizado pelo tempo gasto em conversação e comunidade. Você está continuamente reunindo as pessoas, aconselhando os quebrados e cultivando comunidade onde quer que esteja.

Você é altamente relacional e tende a colocar as pessoas acima de tarefas e resultados. Você gosta de promover encontros menores e eventos maiores em que as pessoas aprendem a se expressar e servir uns aos outros de formas significativas. Seu valor intrínseco para outras pessoas comunica compaixão, lealdade e estima que enriquece a vida daqueles com quem você passa tempo.

As pessoas com a orientação pastoral tendem a ser líderes carinhosos, orientadores de apoio, e cultivam comunidades consistentes. A maioria das pessoas com este design são eficazes em uma grande variedade de atividades que conectam pessoas umas às outras com unidade e propósito.

Você está mais satisfeito e realizado quando, vê as pessoas sobre sua influência crescendo pessoalmente, recebendo cura, crescendo em sua fé e ministrando uns aos outros. Tem desejo de ver as pessoas que você é responsável, se relacionarem de forma saudável. Se concentra na transformação interna, em vez de aparências externas. Os conectores se importam se as pessoas estão sendo cuidadas, compreendidas, ouvidas e aceitas.

Você vê a qualidade da comunidade como mais importante e tem a mentalidade que diz: “apenas amem uns aos outros!” Você foi feito para construir relacionamentos. Vá em frente!

ÊNFASE - São aqueles que cuidam das vidas que os evangelistas trazem para a vida da igreja. São responsáveis por administrar as igrejas e ajudar as pessoas com suas necessidades espirituais. Pastores não são necessariamente responsáveis por pastorear eles mesmos cada pessoa, mas liberar a dinâmica do cuidado pastoral na comunidade para que cada membro cuide um do outro. Por isso, vemos tantas passagens na Bíblia com a expressão “uns aos outros”: ame uns aos outros, cuide uns dos outros, defenda uns aos outros, etc.

NA CÉLULA/IGREJA - Sente falta do irmão que não veio à reunião. Preocupa-se com ele. Sabe quantas reuniões o irmão não veio. Não mede esforços pra entrar em contato ou visitar o faltoso. Pra ele nenhum membro da equipe pode ficar pra trás. 

NA SOCIEDADE - Aquele que se preocupa com cuidado e qualidade de vida. São médicos, enfermeiros, cuidadores, etc. Se preocupam com a demanda interna. Eles fazem perguntas do tipo: O que está acontecendo na nossa comunidade? Como estão os jovens e as crianças? Como estão vivendo os casais? Do que as pessoas mais estão precisando?

QUALIDADES - Atencioso, prestativo, servo, amável, paciente, cortês, bom ouvinte, solicito e leal.

SINAIS DO OFÍCIO PASTORAL - Se importa, de verdade. Ele não finge que está prestando atenção no que você fala. O pastor consegue simplesmente te ouvir porque ele quer estar ali para você. Você é a coisa mais importante para o pastor, porque você é uma ovelha, e para pastores, não há nada mais importante que ovelhas. Ele ama falar com ovelhas, ele adora dar atenção a elas. Ele nasceu pra isso. Ele pede para marcar um tempo com elas pois o seu maior desejo é conquistar o coração, a confiança e o amor de suas ovelhas.

RESUMO - Sua função é cuidar, conduzirproteger e alimentar as ovelhas de Cristo.