A Importância da Cultura

Escrito em 23/10/2025
Edimilson B.da Conceição


Entende-se por cultura, o conjunto de hábitos ou práticas, forma de conduta e linguagem de um povo. Na vida da igreja é essencial porque ela molda como a visão e a missão são vividas no dia a dia. Ela é o ambiente invisível que afeta tudo o que é feito, desde o jeito de receber as pessoas até como se lidera, discipula, prega e serve. Aqui estão os principais pontos sobre a importância da cultura na vida da igreja:

  1. A cultura torna a visão prática - A visão da igreja aponta onde queremos chegar, mas a cultura define o jeito de caminhar até lá. Por exemplo: Se a visão é "restaurar gerações", a cultura mostra como isso acontece na recepção, na célula, no culto infantil, etc.
  2. A cultura mantém todos alinhados - Ela une os membros em torno de valores comuns. Ajuda a prevenir divisões e alinha o comportamento dos líderes e ministérios com os mesmos princípios.  Exemplo: Todos sabem que acolher, discipular e enviar faz parte da identidade da igreja.
  3. A cultura fortalece a identidade - É o que faz a igreja ser quem ela é, com um estilo próprio, mas fiel ao Evangelho. As pessoas sentem: “Aqui é minha casa espiritual.”
  4. A cultura atrai e retém pessoas - Pessoas não são apenas atraídas por boas pregações, mas por ambientes saudáveis, de amor, cuidado e propósito. Uma cultura forte cria raízes e vínculos profundos.
  5. A cultura define o que é tolerado e o que é cultivado - Onde há cultura saudável, há santidade, humildade, serviço e unidade. Onde a cultura é fraca, comportamentos errados passam a ser aceitos.
  6. A cultura produz frutos duradouros - Estratégias mudam com o tempo, mas uma cultura sólida permanece e frutifica por gerações. Por exemplo: Uma cultura de discipulado gera líderes e filhos espirituais continuamente.

Resumindo: Cultura é o “como” da igreja. É ela que transforma palavras bonitas em vida real, e torna a igreja frutífera, unida e relevante. De maneira que para nós Família Batista da Paz, é o jeito como fazemos tudo. É o clima que sentimos e os comportamentos que cultivamos todos os dias na vida da nossa Igreja. Baseados nisso, vivemos e somos guiados por estes valores:

  • Amor: Servimos com compaixão e acolhimento.
  • Unidade: Trabalhamos juntos com propósito.
  • Excelência: Damos o nosso melhor em tudo que fazemos.
  • Multiplicação: Vivemos para formar novos discípulos.

E nossas principais ações estratégicas são:

  • Conectar: Evangelismo intencional, recepção calorosa nas células e nas celebrações, células abertas para novos.
  • Consolidar: Encontros, discipulado pessoal, integração nas células.
  • Treinar: CTL, formações ministeriais (cursos), ensino bíblico contínuo.
  • Enviar: Liberação de líderes, plantação de novas células, envolvimento em missões locais e regionais.

.