Capacitação para líderes de célula kids realizado no Centro de Eventos Batista da Paz no dia 14/09/2024 - Pra.Marta
A rede de crianças segue a mesma estrutura da igreja local. A forma como trabalhamos com os adultos define como trabalhamos com as crianças. Esse modelo se aplica às células, à formação de líderes, à consolidação, ao batismo e encontro, enfim, a todo trabalho realizado na igreja local.
Somos uma igreja em células. Nossa ênfase está no discipulado. Por meio do discipulado toda igreja está conectada. Toda a igreja está dividida em redes. E o discipulado funciona através dessas redes da seguinte maneira:
Cada rede tem uma obreira, cada obreira acompanha um grupo de discipuladoras, que acompanham as líderes das células kids. As lideres, cabe a responsabilidade de levantar e treinar líderes auxiliares. Juntos, o líder de célula e seu auxiliar (líder em treinamento), lideram uma célula. Nossas células são mistas, isto é, com crianças e juvenis juntos (de 4 a 12 anos de idade).
- Célula Paralela – se reúne no mesmo lugar e hora da célula de adultos e jovens. (recomendada)
- Célula Não paralela – se reúnem separadamente.
A estrutura da rede
- Pastora
- Obreira
- Discipuladora
- Líder
Como abrir células de crianças e juvenis? É melhor abrir células paralelas às de adultos, e não apenas células independentes.
A qualidade dos líderes – Ao abrir células independentes de uma célula de adulto paralela, elas tendem a crescer mais rápido que as paralelas. As células ficam muito cheias e nós não conseguimos formar líderes com a mesma rapidez. Para não comprometer a qualidade dos líderes, precisamos trabalhar com equilíbrio, entre o crescimento das células e a formação de líderes.
A quantidade de líderes - O fato de as células de crianças crescerem muito rápido e exigirem a formação mais rápida de novos líderes,não podemos colocar um número grande de líderes em uma rede e esquecer-se das outras. Por isso abrir células paralelas é a melhor estratégia. Assim, crescemos juntos e podemos planejar melhor a multiplicação das células, uma vez que precisamos crescer de maneira equilibrada.
Quais são os critérios para abrir células de crianças e juvenis?
- Deve ser célula paralela – Primeiro devemos identificar as células de adultos ou jovens que tenham crianças ou juvenis e lançar o desafio para começar uma célula de crianças no mesmo local e hora.
- Ter no mínimo três crianças – Entendemos que o melhor é ter no mínimo três crianças para começar uma célula. Só deve acontecer quando houver pelo menos uma criança da igreja local. Nosso alvo é pastorear todos os que Deus nos deu. Ao estabelecer a célula, aparecerão outras crianças.
- Deve ter um líder – O líder é um recurso básico para abrirmos a célula. Se não há um líder definido deve haver pelo menos alguém que esteja trabalhando na posição de líder, até que seja estabelecido um. As vezes, esposa do líder ou do discipulador da célula devem tomar a iniciativa.
- Discipulado – Só pode liderar célula quem está sendo discipulado por um discipulador. Trabalhamos como corpo, visando o crescimento e a edificação de todos. Nosso encargo é edificar uma igreja de discípulos!
Como é feito do acompanhamento das células?
- Através do discipulado – Todas as células são supervisionadas pela obreira da rede por meio do discipulado. A estrutura de discipulado existe para atender ao pastoreamento dos irmãos, bem como a formação de líderes.
- O pastoreamento das crianças e juvenis – Na rede de crianças, elas não são discipuladas. Cremos que elas devem ser discipuladas pelos pais. Nós as pastoreamos, o que consiste em no mínimo três aspectos básicos: evangelizar, ensinar e treinar. Cabe a cada líder guardar a criança em oração e instruí-la dentro dos princípios da Palavra de Deus.
Como é roteiro de uma célula kids?
- - INÍCIO: todos juntos, célula adulta e célula kids
- - SEPARAM: no momento da palavra e do compartilhamento, a líder se retira com as crianças para o lugar reservado aos kids. (ficam junto com a célula adulta ou jovem na abertura, no quebra-gelo e no louvor)
- - A CÉLULA KIDS: acontece durante a ministração da palavra, do compartilhamento, oferta e avisos da célula mãe paralela.
- - RETORNO: no momento da oração (cadeira vazia, da benção, ...), as crianças retornam e participam deste momento junto com a célula mãe.
- - COMUNHÃO: e encerramento com todos juntos. (kids e adultos/jovens)
Observação: isso facilita a esposa do líder acompanhar as mulheres visitantes na célula, tanto no inicio quanto no final da mesma.
A LIDERANÇA DA CÉLULA
Como levantar líderes Kids?
A curto prazo:
- Mulheres – Esposas de discipuladores e esposas de líderes.
- Juvenis – de 11 anos pra cima que estão cursando ou concluíram o Conexão ou o CTL-c.
- Jovens
A médio prazo:
- Juvenis – De 11 a 13 anos que ainda não fizeram o Conexão e o CTL-c
- Esposas de líderes em treinamento
- das células de adultos / jovens
A longo prazo:
- Treinando as Crianças
Como e onde lançar o desafio para liderar?
- Nas células de adultos;
- Às esposas de líderes de células de adultos, de jovens;
- Nos cursos da igreja: Conexão, CTL-c, seminário;
- Em eventos com mulheres;
- Testemunhando às pessoas;
- Estabelecendo os juvenis como líderes em treinamento.
Como treinar os novos líderes?
- Encaminhar para o Conexão e o CTL-c;
- Colocar os juvenis como líderes em treinamento das células de crianças;
- Treinar o novo líder pelo menos um mês na célula;
- Fazer a capacitação / treinamento para os novos líderes.
Tempo semanal investido dentro da rede
- Célula
- Domingo Kids
- Discipulado
A diferença entre DISCIPULADO e APASCENTAMENTO
O DISCIPULADO tem a ver com o fazer dentro da rede, os procedimentos, as tarefas e serem cumpridas dentro das equipes, como prestação de contas, relatórios, aplicação dos treinamentos recebidos, é onde o passamos o DNA da nossa visão, de como nos organizamos e funcionamos como igreja. Pois o nosso desafio como igreja não é apenas a salvação de almas, mas a formação de discípulos. Por isso aqui o líder tem a oportunidade de passar o seu DNA de discípulo para cada membro debaixo de sua liderança. O maior exemplo de discipulado que temos é o de Jesus, o Mestre maior, precisamos aprender com Ele, vejamos Seu método:
- Primeiro VOCE FAZ (enquanto teu discípulo te observa)
- Depois ELE FAZ (e você o observa)
- E por fim, LIBERE-O para o ministério
Já o APASCENTAMENTO tem a ver com o cuidado do nosso liderado, a vida, a saúde do nosso liderado (como ele está, sua vida, sua família, suas finanças, sua motivação, seu estado de espírito, vida com Deus e Sua Palavra, etc). É o pastoreamento - o se importar pela vida do nosso liderado, aqui nada é cobrado, nada é exigido, mas ofertado cuidado e atenção as suas necessidades.
AS FUNÇÕES
Quem paga o preço para que o culto aconteça? É o pastor local, ele é o responsável, é a mesma coisa conosco, a PASTORA LOCAL é a responsável. Ela é a grande responsável pelo Domingo Kids e deve acompanhar de perto o desenrolar do mesmo.
A Pastora local - É ela que faz a escala para as devidas funções do culto kids. Observação: nas micro-igrejas, é ela que designa a responsabilidade pela escala, onde geralmente será da esposa do discipulador (supervisor) local. É IMPORTANTE que as crianças vejam a pastora local e que elas saibam seu nome, para um contato mais próximo. A ordem de prioridades da pastora local:
- Discipulado
- Domingo kids
- Células
- Outros
- Encontro
A Obreira - ela tem o seu foco nas células, no discipulado das discipuladoras de sua equipe e no acompanhamento das líderes. Precisa reproduzir a sua liderança. Se ela não trabalhar através das células, não edificaremos igreja. A Obreira quando esta discipulando, ela está educando a mente do discípulo. E quando não trata, quando tem que tratar, está escolhendo que tipo de discipuladora está gerando. Ela Também tem que orar pelas crianças, assim como Ana orava por Samuel, o ministério com crianças é oração, mas para você orar precisa conhecer a realidade das células. A obreira deve instruir a discipuladora, como:
- Fazer relatório
- Usar apostila
- Fazer projetos
- Visitar as células
- Como mobilizar pessoas para o encontro, batismo e conexão
A ordem de prioridades das obreiras:
- Discipulado
- Células
- Domingo kids
- Encontros
- Outros
Na célula
- A líder tem que entender que o ponto culminante é a palavra, é a palavra que trará impacto na vida das crianças.
- Toda líder tem que desenvolver sua liderança para ser multiplicada.
- Não podemos fazer a obra de Deus por atacado.
- O excelente é o mais caro.
- Estamos formando uma equipe para trabalhar em qualquer igreja local.
- Não é para fazer material extra, precisamos priorizar as nossas visitas nas células
- Sempre vamos usar os materiais que já temos, isto é, nossos livros e apostilas.
- Ponha o foco no desempenho do líder, com ou sem visual, seu líder tem que funcionar.
Servir sempre com alegria
- Não podemos perder a alegria, o ministério não pode virar um fardo para você.
- É preciso ter prazer de estar com a família, de estar nos discipulados, estar bem no casamento.
Enfase no
NO DISCIPULADO
- Treinamento
- Delegar trabalhos
- Trabalho em equipe
NAS CÉLULAS
- Visitas
- Treinamento de líderes
- Apascentamento do rebanho
No Domingo kids:
- Programação
- Separar material
- Escala de professores (considerar que a pessoa fique 1 ano em cada idade)
- Treinamento da equipe
Considerações finais
- Você terá mais resultados, naquilo que investir mais tempo.
- Aprenda a separar o que é função sua e de outros.
- A que é função sua, você mesma deve fazer.
- O que é função de outros você deve treinar e delegar.
- Nunca delegue, antes de treinar.
- A pastora da igreja deve fazer com que toda liderança da igreja funcione na sua função.
- Deve garantir que todo rebanho deve ser cuidado.
- Deve ter relatório de todos: células, cultos e encontros.