Veja o relato de um pastor: aos 15 anos de idade eu recebi o chamado para ser um pregador da Palavra de Deus, mas essa promessa começou a se cumprir aos 34 anos de vida. Então o que eu fiz dos 15 aos 34 anos se ainda não estava vivendo o meu propósito? Tudo que me veio a mão. (Ec 9:10) Desde os 12 anos de idade eu sempre trabalhei depositando todo meu esforço e dedicação para executar o que vier a minha mão da melhor maneira possível. Pintor, garçom, limpador de piscina, motorista de caminhão, professor de inglês por quase 10 anos, mesmo sabendo que este não era meu propósito.
No caminho entre o chamado de Deus e o destino para onde Ele está te levando, cada passo que você der contribuirá para a construção de sua história.
Então anota aí, primeira lição: Não seja preguiçoso. Tudo o que vier em sua mão, faça-o. Se tiver que evangelizar, amém! Se tiver que limpar a igreja, limpe. Esteja disposto para tudo o que vier em suas mãos. Lembre-se, a sua trajetória te constrói.
Veja o relato de outro pastor sobre este assunto: Quando eu fiz meu seminário pastoral, o trabalho de conclusão era fazer uma viagem missionária. Mas tinha um casal de estudantes que estava querendo recusar fazer a viagem porque alegavam que este não era o chamado deles Diziam: "Nós não nascemos para ser missionários." No fim das contas, eles eles tiveram que ir mesmo assim. Sabe o que aconteceu no retorno da viagem deles? Eles iniciaram um ministério missionário. Eles disseram ao retornar da viagem: "Gente, nós não imaginávamos que fosse assim fazer missões, Deus nos chamou para isso!”
Uauuuuuu, no fim das contas, sabe qual a melhor maneira de você descobrir o seu chamado? SERVINDO!!! Entenda, que ninguém com um grande trabalho ou projeto, no começo de sua trajetória tem um caminho muito claro. O que não pode acontecer é que você fique parado. Esteja em movimento entregando seu melhor sempre em tudo que vier as suas mãos para ser feito. E como dica extra: ESTUDE MUITO!!!
Estudar e estar preparado para o dia-a-dia é essencial para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem em nosso caminho. A importância do estudo vai além de adquirir conhecimento acadêmico; trata-se de cultivar uma mentalidade de crescimento constante e estar preparado para os diferentes aspectos da vida. Em um mundo em constante evolução, o conhecimento se tornou uma poderosa ferramenta.
Quanto mais conhecimento adquirimos, mais preparados estamos para tomar boas decisões e resolver problemas de maneira eficaz. Ou seja, pare de ficar buscando a oportunidade de ouro. Mantenha seu olhar fixo nas baleias mas não deixe de garantir seu dia-a-dia com os pequenos peixes que estão nas beiradas.
Sirva, acorde cedo e esteja disponível e sempre entregue o seu melhor fazendo tudo o que vier as tuas mãos e no meio do caminho o seu propósito será facilmente definido. Se você está desempregado, faça uma lista com 5 atividades que você consegue fazer hoje por conta própria. Escolha uma dessas opções que encaixe na sua realidade, e comece hoje mesmo.
Exemplo: Vamos supor que você sabe fazer pães caseiros. Comece agora. Como aquele casal que estava desesperado porque estavam desempregados, foi aplicado esse mesmo exercício com eles, o esposo disse que eles sabiam fazer coxinhas, então lhes foi recomendado: - comecem agora mesmo. No primeiro dia eles venderam mais de 70 coxinhas.
Por último, mas não menos importante... esteja preparado para o seu chamado. Se você acredita que vai fazer missões, estude inglês e tenha o passaporte em mãos, quando chegar a sua oportunidade você estará pronto.
Noé ouviu a voz do Senhor e se preparou para o seu chamado, quando chegou o dilúvio a arca estava pronta. Será que você está preparado para o seu chamado? Muitas vezes não realizamos nossos sonhos porque não estamos preparados.
PRATICA
(Assinale de acordo com a sequência que for executando)
- Faça uma oração agradecendo a Deus porque você tem a oportunidade de trabalhar e conquistar seus objetivos
- Afirme em voz alta: Eu estou disposto a servir com excelência em tudo o que me vier as mãos
- Escolho um assunto para estudar pelo menos 15 minutos por dia, sempre.