As Ofertas

Escrito em 19/05/2022
Edimilson B.da Conceição


  • Ofertar é dar.  Na bíblia o seu conceito está ligado a idéia de sacrifício.
  • É dar algo que nos custe, que é valioso para nós. II Samuel 24:22-24 Não devemos ofertar ao Senhor algo que não custe nada para nós. (Ex.: os reis magos)

Na bíblia encontramos vários tipos de ofertas. Ofertas entre o povo de Deus estavam associadas ao princípio de dar, de contribuir.Por isso são referenciadas no Novo Testamento, praticadas pelos discípulos da Igreja primitiva e usadas até hoje.

Ofertas voluntárias - é a que oferecemos ao Senhor ou ao necessitado, como ao Senhor, espontaneamente, por livre vontade. Deuteronômio 16:10 - Exodo 35:21-22 - I Cronicas 29:6-8; 13-17

Ofertas alçadas - Oferta alçada é a levantada com uma finalidade específica.  I Cronicas 29 - I Coríntios 16:1-2 - Filipenses 4:16 -

O que distingue a oferta voluntária da oferta alçada é que a alçada tem uma finalidade específica, a voluntária não. Mas segundo a palavra de Deus, toda oferta deve ser voluntária, ou seja, espontânea, até mesmo as ofertas alçadas. Elas devem ser dadas de coração.

  • Ninguém pode ser forçado a contribuir. A oferta é obra de Deus no coração do homem.

A oferta de sacrifício - Trata-se do culto, louvor e adoração a Deus, que deseja que nossa vida seja uma oferta constante de sacrifício em louvor e adoração. Antes de aceitar a oferta de Abel, o Senhor aceitou o próprio Abel. (Romanos 12:2; Hebreus 13:15; 1 Pedro 2:5; Salmos 50:14; 2 Coríntios 8:1-5 e 9)

A semente e  pão - O pão é para alimento, a semente é para semear. Nosso dinheiro também tem estas duas finalidades: Sustento e Semear (dar)

No verso 6 diz : Quem semeia pouco, colhe pouco - Quem semeia muito, colhe muito. É o contrário da poupança:

  • Poupança           : "Quanto mais guarda mais tem"
  • Semeadura        : "Quanto mais semeia, dá - mais colhe, recebe”

Ajuntar muito dinheiro não é uma boa idéia, pois não sabemos o dia de amanhã. Podemos morrer, deixar a conta cheia e perder a oportunidade de ofertar e repartir. Ex.: Lucas 12:15-25

  • Não devemos ofertar a Deus o que não significa nada ou não valha nada para nós.

CONCLUSÃO: O dízimo e as ofertas foram instituídos por Deus para todos os tempos. Dízimos é 10% do que se ganha. As ofertas serão conforme a nossa decisão. A principal oferta é a nossa própria vida, doada a Ele, é a oferta de sacrifício de louvor e adoração. Cristo quer ser Senhor de nossa vida para nos usar na sua obra. Todos os que são infiéis a Deus nos dízimos e ofertas vivem debaixo da maldição deste pecado. A manutenção da obra de Deus é realizada com dízimos e as ofertas.

Além de todas as recompensas materiais prometidas. O cristão fiél, dizimista, sabe que com o seu dízimo e as ofertas alçadas, a sua Igreja está levando a mensagem redentora para que milhares de pessoas possam ter a oportunidade de se salvar. Ele se sente recompensado toda a vez que alguém vem à igreja para ser abençoado. Ele sabe que foi o seu dízimo e as suas ofertas que fizeram com que esta pessoa fosse alcançada. Assim, ele se alegra ao ver um demônio ser expulso, uma pessoa ser curada, um pecador se converter. Quando o cristão é fiél a Deus ele se alegra ao ver a sua igreja crescer.

  • A recompensa maior é saber que estamos obedecendo ao Senhor.
  • É saber que podemos usar a autoridade do nome de Jesus contra o devorador.
  • É saber que temos direito a prosperidade.
  • É usar este direito e prosperar.

Então, separe o dízimo e as ofertas antes de suas despesas. Entregue-os a Deus na sua Igreja com alegria e gratidão e seja abençoado. Isto é o que esperamos de você, em nome de Jesus.