Os dízimos e as ofertas

Escrito em 19/05/2022
Edimilson B.da Conceição


Muitas pessoas tem problemas sérios na área financeira por não contribuir ou contribuir de maneira equivocada. Pessoas inconstantes em seus dízimos tendem a ser instáveis na sua vida financeira. Pessoas que tem dificuldade para dar tem dificuldade para receber. Ex.:  "Se a pessoa está com a mão fechada para dar, não receberá. Para que Deus coloque algo na sua mão ela tem que estar aberta."

90 textos no Novo Testamento falam sobre dinheiro, enquanto que batismo aparece 17 vezes, igreja 21, inferno 11, arrependimento 21, vida eterna 47, pecado e pecadores 72 e o Espírito Santo 27 vezes. Quando o cristão ignora a importância deste assunto, pode facilmente, cair no materialismo, no secularismo e no egoísmo, usando o dinheiro do ponto de vista mundano e não divino. A Palavra de Deus diz : "Coisa mais bem aventurada é dar do que receber Atos 20:35

  • Nós precisamos entender que nosso compromisso com o corpo, irmãos em Cristo, também é um compromisso financeiro .

Existem ainda muitos enfoques errados sobre esse assunto e muito que ainda precisa ser restaurado. Uns pecam pelo excesso, outros pelo descaso, outros pela ganância, etc. Antes porém de entrarmos no assunto de dízimos e ofertas vamos falar um pouco sobre dinheiro.

O DINHEIRO

O que é o dinheiro ?

  • É um meio de transação, um instrumento que permite a troca de bens e mercadorias.
  • O dinheiro é uma potestade, ou seja, ele tem poder em si mesmo. Exerce poder sobre as pessoas.
  • Um dos problemas mais sérios do dinheiro – mamom, é que ele reivindica a lealdade e amor que pertencem somente a Deus.

O Senhor e o dinheiro

Ageu 2:8 - I Crônicas 29:12 - Até o dinheiro que temos não é nosso, é de Deus.

  • Deus nos dá para administrarmos para Ele;
  • Espera que sejamos então bons administradores;
  • Usemos de acordo com a vontade dEle;
  • Segundo as prioridades dEle;
  • Usemos para abençoar os outros.

Deus nos dá o dinheiro não para que sejamos escravos dele, amemos ou sirvamos a ele, mas para que façamos bom uso dele. O nosso coração não deve estar no dinheiro, e sim no Senhor.

Somos mordomos do Senhor .  Mordomo é o administrador de bens alheios . Tudo o que temos, na verdade, não é nosso – é do Senhor!  (I Coríntios 10:26; Ageu 2:8; Salmos 50; Colossenses 1:16; Gênesis 2:15; Mateus 25:14-30).

Mordomia é o estilo de vida da pessoa que tem um relacionamento vivo com Jesus Cristo e aceita Seu senhorio, andando em parceria com Deus e agindo como Seu agente para administrar Seus assuntos na terra.

  • O objetivo de Deus não é nos tornar ricos, mas sim nos tornar semelhantes a Jesus.