Como funcionamos

Escrito em 19/05/2022
Edimilson B.da Conceição


A Igreja Batista da Paz consiste em uma denominação que tem como alvo cumprir o propósito de Deus, em ter um grupo de pessoas que seja imagem e semelhança dEle, que cresça e se multiplique. Por isso, temos uma visão clara a respeito deste crescer e multiplicar.

As células são uma maneira de nos organizarmos e de sermos expressivos e eficientes dentro da visão que Deus nos deu. Elas possuem um grande potencial para expandir o reino de Deus: agilidade (crescem de forma rápida), sutileza (são igrejas sem placas na porta) e eficácia (alcançam famílias inteiras para Jesus). Além disso, sua estrutura é muito simples e nos permite também plantar igrejas com maior rapidez.

A igreja é composta e edificada através de discípulos que são agentes de transformação e de conquista nessa geração para Deus. Onde eles estiverem, ali estará uma igreja atuando e cumprindo o propósito de expansão do reino de Deus. Ela é uma comunidade que serve a Deus com os seus dons na família, na escola, no trabalho e na igreja, ou seja, cada crente é chamado para o serviço. Onde todo crente é chamado para ser um vencedor, e isto implica em tornar cada membro um ministro, a fim de que todos se disponham a liderar uma célula multiplicando-a uma vez no ano.

 

01 - Nossa Visão - como nos vemos no futuro, amanhã!

“Nosso encargo é conectar e restaurar gerações, construindo um futuro”. Este é o nosso “slogan”, a nossa declaração de propósito. A primeira parte dele diz que nosso encargo é conectar e restaurar gerações.

  • O que é conectar gerações? É ligar, alcançar, unir, juntar, prender, atar, amarrar, agregar, vincular, ajuntar, relacionar, associar, atrair, ganhar pessoas de todas as idades, queremos abraçar os pais, as mães, os tios, os mais velhos, os mais jovens, os avós, as crianças, em outras palavras, pessoas de todas as gerações. Desde a grande Geração (os nascidos antes de 1928), a geração Silenciosa (de 1928 a 1945), a Baby Boom (de 1946 a 1964), a geração X (de 1965 a 1980), a Y (1981 a 1996), a Z (de 1997 a 2010) e a Alfa (apartir de 2010).

Isso mesmo, queremos ser uma igreja de CONEXÕES, não queremos deixar ninguém de fora, pois são preciosos pra Deus, custaram o sangue inocente de Jesus.

  • E o restaurar gerações? É restabelecer os princípios e valores de Deus, trazer curar, recuperar, restabelecer, restituir, reedificar, reconstruir, reparar, recompor, revigorar, renovar, reanimar, reforçar a base estrutural das nossas famílias. Tocando a vida de cada uma destas pessoas de tal maneira, que as mesmas se tornem referências no ambiente onde estão inseridas no dia a dia, se tornando numa influência positiva hoje.
  • Construindo um futuro? Sim, isso mesmo, apartir de pessoas saudáveis, famílias restauradas vamos gerar um futuro baseado em valores eternos, onde as crianças e jovens de hoje, serão os pais, mães, os avós, empreendedores, médicos, professores, líderes do amanhã. Pois o futuro não se constrói no amanhã, mas inicia-se hoje, na base, no DNA, na excência do ser.

02 - Nossa Missão - aquilo que fazemos diariamente até que o futuro desejado chegue!

  • Mobilizar (semeador/recrutador): tudo que é feito pra alcançar, atrair pessoas, ganhar/influenciar o máximo de pessoas para Jesus - movimentos, eventos pontes, células, convites, visitas, encontros, etc.
  • Edificar (cuidador/conector/profundo/revelador): o cuidado, a restauração, o apascentar - consolidar na Palavra da verdade cada um dos alcançados, edifica-los levando-os a maturidade
  • Desenvolver (professor/mestre/instrutor): o apontar um caminho, desenvolver a pessoa - treiná-las para a obra do ministério
  • Projetar (enviado/construtor): o dar as instruções e lançá-la no campo - enviar como sal e luz do mundo (prás casas, empresas, negócios, pros bairros, cidades, pro mundo,...)

03 - Nossos Valores - como cremos

Em síntese em nossa Igreja valorizamos:

  1. COMPROMISSO - buscamos sempre cumprir o que prometemos. Nm 30:2
  2. SUBMISSÃO - respeitamos e nos submetemos às autoridades delegadas. Hb 13:17
  3. CORDIALIDADE - tratamos todos com amor e respeito na maneira de falar e agir. Rm 12:10
  4. ORGANIZAÇÃO - servimos com organização e limpeza. Jr 48:10
  5. DECÊNCIA - nos apresentamos (vestimos) de maneira decente visando o bom testemunho para com os de fora e de dentro. 1 Co 14:40, Ec 9:8, 1 Ts 5:22, 1 Tm 2:9
  6. UNIDADE - trabalhamos em equipe ajudando uns aos outros. Jo 17:21
  7. RESULTADOS - buscamos sempre os melhores reultados para Glória de Deus. 1 Co 15:58
  8. PONTUALIDADE - obedecemos os horários estabelecidos com tolerância mínima de atraso. Ef 5:15-16
  9. TEMOR - fazemos tudo com temor a Deus. Sl 111:10, Cl 3:23-24
  10. HONRA  - caminhamos no princípio da honra e repelimos qualquer sinal de deslealdade. Rm 13:7.
  11. GRAÇA - dependemos exclusivamente do Senhor, nada é fruto do nosso mérito. 1 Co 15:10
  12. FIDELIDADE - somos fiéis a Palavra de Deus em tudo, inclusive nos dízimos e ofertas. Pv 3:9

04 - Nossa Estrutura de liderança – como nos organizamos

Todo organismo tem uma estrutura que sustenta e oferece suporte para suas articulações e realizações de suas tarefas. Como igreja local, temos uma estrutura administrativa (diretoria), pastoral (presbitério) e nos movemos em duas asas, a celular e a ministerial.

A asa celular (núcleos/células) é uma maneira de sermos expressivos e eficientes dentro da visão que Deus nos deu. Possuem um grande potencial para expandir o reino de Deus: agilidade (crescem de forma rápida), sutileza (são igrejas sem placas na porta) e eficácia (alcançam famílias inteiras para Jesus). Além disso, sua estrutura é muito simples e nos permite também plantar igrejas com maior rapidez. Através das células os crentes funcionam como um grande exército que, usando os seus dons, conquistarão a nossa geração para o Senhor.

Já a asa ministerial é a plataforma para treinar as pessoas através do serviço prático. Aqui a ênfase é o serviço, o servir tanto na vida da igreja quanto na sociedade, praticando a vivencia nos dons, e consequentemente ficando mais maduras. Pois enquanto cada pessoa serve com os seus dons e aptidões, ela também esta se desenvolvendo. Boa parte dos ministérios atuam fora da igreja, trazendo pessoas para dentro, conectando a igreja com a sociedade e a sociedade com a igreja.

1. No que tange à liderança, nos organizamos assim:

  • O Pastor, é o homem ungido pôr Deus para apascentar e dirigir o rebanho. A igreja tem um pastor de governo e tantos pastores auxiliares quantos se fizerem necessários.
  • Obreiro, é o pastor em teste (2 anos).
  • Discipulador, é o líder de célula que já multiplicou mais de 3 vezes e agora lidera um grupo de líderes – supervisiona um grupo de células.
  • Líder de célula, é alguém que se converteu, foi ao encontro, foi batizado, foi treinado na Escola Batista, tornou-se um líder em treinamento, e agora, depois da multiplicação da célula, tornou-se líder e tem a sua própria célula.
  • Líder em treinamento é o discípulo do líder de célula, auxiliar, e futuro líder por ocasião da multiplicação da célula.
  • Anfitrião é a pessoa que recebe os irmãos em sua casa com amor, disposição e paciência, para o bom funcionamento da célula.

Temos ainda os lideres ministerias, de departamentos e de setores.

2. Quanto a reunião: Quem compõe a reunião da igreja?

  • O VISITANTE - Tais pessoas não fazem realmente parte da Igreja. O visitante é aquele que vai a uma ou duas reuniões, porque é convidado por um dos membros da igreja. Mas ainda não tem o compromisso da assiduidade, vem quando lhe da na cabeça, exporádicamente.
  • O FREQUENTADOR ASSÍDUO - São pessoas que ainda não se batizaram, mas que freqüentam nossas reuniões regularmente. Estes, possivelmente, ainda não nasceram de novo. Mas eles gostam do nosso ambiente, gostam da Palavra ministrada, mas ainda não se decidiram de fato por entregar suas vidas a Jesus.
  • O MEMBRO - Consideramos membros a pessoa que foi batizada nas águas por imersão. Foi recebida em uma reunião de ceia, por batismo ou testemunho, assinou o termo de compromisso diante da congregação, aliançando-se assim com o Ministério Batista da Paz.

05 – Nosso compromisso – aliança, pacto de membresia

Estar em uma igreja local é entrar em aliança com os irmãos. É ter a sua alma unida a deles. Quem não possui aliança com ninguém, não ama ninguém. A maioria entende a igreja local apenas como um lugar onde se participa de cultos. Não existe um senso de pertencimento ao grupo, não percebem que a igreja local é uma aliança firmada com outros irmãos.

Quando você vive em aliança com outro irmão do seu nível de ministério e maturidade, não é preciso carregar os pesos sozinho. Vocês compartilham os pesos e problemas, pois melhor é serem dois do que um. Se um cair, o outro o levantará. Se um passar frio, o outro o esquentará (Eclesiastes 4.9-12).

Mas o que é uma aliança? Uma aliança é uma promessa por meio da qual nos comprometemos uns com os outros, de forma que a obrigação de uma parte não depende da fidelidade da outra (Salmos 76.11, Ezequiel 20.44, 36.22, Oséias 2.19, 3.1-2 Timóteo 2.13).

Esse compromisso é mostrado no "Pacto de Membresia" (abaixo) que todo membro assina, por ocasião da Celebração da Santa Ceia, quando então ele é recebido na comunhão da Família Batista da Paz.

06 - Os Benefícios - de ser membro da Família Batista da Paz!

O cumprimento do propósito da igreja é uma responsabilidade de cada crente; e esta responsabilidade nos concede benefícios espirituais, emocionais e de relacionamentos. Sendo assim, a igreja oferece benefícios que não podem ser achados em nenhum outro lugar do mundo.

  1. Adoração: ajuda a se concentrar em Deus. Ela prepara a pessoa espiritual e emocionalmente para a semana que está se iniciando.
  2. Comunhão: ajuda você a enfrentar os problemas, por meio do apoio e encorajamento de outros crentes.
  3. Discipulado: ajuda você a fortalecer sua fé, com o aprendizado da Palavra de Deus e a possibilidade de aplicar os princípios bíblicos ao seu estilo de vida.
  4. Serviço: ajuda você a descobrir e desenvolver talentos e usá-los para servir a outros.
  5. Evangelismo: ajuda você a cumprir sua missão de alcançar os seus amigos e a sua família para Cristo.