O que é dizimo ? O conceito é simples : décima parte ou 10%.
- Consiste em devolvermos ao Senhor a décima parte, ou seja 10%, de tudo que ele nos dá.
Por que Deus quer 10 por cento ?
1) Porque Ele é misericordioso e bom .
- De quem é todo ouro, toda prata e todo dinheiro ? Do Senhor.
- De quem é o mundo e tudo que nele há ? Do Senhor.
- Nós plantamos, colhemos, trabalhamos, recebemos, vivemos e respiramos no mundo que é do Senhor. E ele só pede em troca 10% do que recebemos.
2) Quer produzir em nós fé e obediência
Deus não precisa de dinheiro. Ele não precisa do nosso dinheiro. Mas quer que sejamos fiéis e obedientes, desprendidos do dinheiro e atentos as necessidades uns dos outros. Para isso precisamos ter fé que Ele cuida de nós, depender dEle para nosso sustento. Precisamos saber que nosso sustento vem do Senhor e não do salário.
- Nós não damos o dízimo, nos devolvemos o dízimo ao Senhor. É propriedade dele. Por isso não devemos retirar do que sobra e sim das primícias da nossa renda. Provérbios 3:9
Muitas pessoas que não devolvem o dízimo e retém para si, ou usam o dinheiro do dízimo para outras coisas, estão usando dinheiro do Senhor e não seu. Estão sendo infiéis e desobedientes.
Exemplo: Este conceito estava presente desde a criação do mundo, no jardim do Éden: Adão, Eva e a Árvore do conhecimento do bem e do mal. Desobedecendo este princípio, eles trouxeram problemas para si e para toda humanidade.
- Dar o dízimo é uma questão de fidelidade e obediência ao Senhor. Quando não somos fiéis no dízimo e usamos o dinheiro que é do Senhor para outras coisas, estamos roubando a Deus. Malaquias 3:8-11
- Este texto também nos mostra para quem devemos entregar os dízimos. O texto diz "minha casa". Qual é a casa de Deus ? à A Igreja. à Casa do tesouro. Cristo é o tesouro!
O membro da igreja não deve dividir seu dízimo ou reduzir suas ofertas para ajudar em outra igreja. Se fizer isto, estará administrando os recursos de Deus por conta própria, contrariando a Bíblia. A administração é feita por pessoas eleitas e aprovadas pela assembléia da igreja, investidas dessa autoridade e a orientação de Deus para esse ministério. Porém, se algum membro sentir de ajudar alguma igreja ou alguma pessoa em particular, deve fazê-lo, mas com recursos extras, sem diminuir o que normalmente costuma entregar em sua igreja.
- Aqui em nossa IBP, nós devolvemos o dízimo à Igreja, ou mais especificamente, aos homens que Deus colocou para governar a Igreja, como reconhecimento de que o Senhor é o verdadeiro dono de tudo, e o que recebi, recebi de Deus, e para o sustento da igreja, como Deus determinou (Malaquias 3:10). Reconhecemos que dar 10 por cento daquilo que Deus nos dá, incluindo nosso salário é o padrão bíblico do dar.
Não vamos entrar aqui na questão de como os dízimos são aplicados. Pois é uma questão de confiança, de que estes homens que o próprio Deus colocou para governarem a Igreja, a este mesmo Deus, mais hoje ou mais amanhã, terão que prestar contas de como aplicaram e conduziram as finanças da Igreja, que é do Senhor. Esteja consciente de que quando você coloca seus dízimos e ofertas no gazofilácio ou arca da igreja, está entregando nas mãos de Deus. Os recursos passam a ser de Deus que os entrega à igreja para administrá-lo na sua obra – (Números 18:26). Devemos pois, entregar com alegria, amor prazer e ações de graças. Como parte do culto a Deus, consagrando a Deus o que lhe entregamos e agradecendo por tudo que nos tem dado – (2 Coríntios 9:7).
O significado mais profundo do dízimo é : à "Deus não é Senhor apenas de 10% de minhas finanças, Ele é Senhor de tudo (100%)."